Estágio de maturidade da responsabilidade social corporativa e o desempenho econômico-financeiro: estudo em empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26052014-145456/ |
Resumo: | Organizações e comitês internacionais discutem fortemente formas de manter as empresas com informações necessárias para enfrentar desafios de um mundo com recursos limitados, com uma população que cresce rapidamente. Estas entidades se deparam com um cenário que impacta suas decisões e, o que se tem presente, ainda é um campo de incertezas empresariais sobre a decisão da adoção ou não de estratégias de sustentabilidade e de uma gestão mais responsável socialmente. Este estudo investiga a relação entre os estágios de auto-avaliação nas práticas de Responsabilidade Social Empresarial, tendo por base um grupo de 33 empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Mais precisamente, esta pesquisa analisa em que medida a adoção de práticas de RSE influencia o desempenho econômico-financeiro das empresas. O estágio de RSE das empresas foi obtido junto ao cadastro do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e cruzado com os índices de desempenho calculado pelo software Economática e, submetido à técnicas estatísticas univariadas e bi-variadas. O método utilizado foi os da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagens em duas fases distintas: qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que existe uma tendência positiva e diretamente proporcional do ROE, com moderada correlação, ao nível de significância de 5%, com cinco indicadores de RSE: I10-Compromisso com o Desenvolvimento Infantil, I18-Comportamento das Demissões, I28-Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores, I36-Contribuições para Campanhas Políticas e I40-Participação em Projetos Sociais Governamentais; e com dois dos principais temas de RSE desenvolvidos pelo Instituto Ethos: Fornecedores e Governo e Sociedade. Devido ao fator limitador nesta investigação, os dados coletados não permitem maior aproximação, com respaldo estatístico, do verdadeiro impacto que a adoção de ações de responsabilidade social pode gerar na performance empresarial. |
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Estágio de maturidade da responsabilidade social corporativa e o desempenho econômico-financeiro: estudo em empresas brasileirasStage of maturity of corporate social responsibility and financial performance: a study in Brazilian companies.Brazilian companiesCorporate social responsibilityDesempenho econômico-financeiroEconomic and financial performanceEmpresas brasileirasResponsabilidade social corporativaSustainabilitySustentabilidadeOrganizações e comitês internacionais discutem fortemente formas de manter as empresas com informações necessárias para enfrentar desafios de um mundo com recursos limitados, com uma população que cresce rapidamente. Estas entidades se deparam com um cenário que impacta suas decisões e, o que se tem presente, ainda é um campo de incertezas empresariais sobre a decisão da adoção ou não de estratégias de sustentabilidade e de uma gestão mais responsável socialmente. Este estudo investiga a relação entre os estágios de auto-avaliação nas práticas de Responsabilidade Social Empresarial, tendo por base um grupo de 33 empresas de diferentes portes e segmentos de mercado. Mais precisamente, esta pesquisa analisa em que medida a adoção de práticas de RSE influencia o desempenho econômico-financeiro das empresas. O estágio de RSE das empresas foi obtido junto ao cadastro do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e cruzado com os índices de desempenho calculado pelo software Economática e, submetido à técnicas estatísticas univariadas e bi-variadas. O método utilizado foi os da pesquisa exploratória e descritiva, com abordagens em duas fases distintas: qualitativa e quantitativa. Os resultados sugerem que existe uma tendência positiva e diretamente proporcional do ROE, com moderada correlação, ao nível de significância de 5%, com cinco indicadores de RSE: I10-Compromisso com o Desenvolvimento Infantil, I18-Comportamento das Demissões, I28-Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores, I36-Contribuições para Campanhas Políticas e I40-Participação em Projetos Sociais Governamentais; e com dois dos principais temas de RSE desenvolvidos pelo Instituto Ethos: Fornecedores e Governo e Sociedade. Devido ao fator limitador nesta investigação, os dados coletados não permitem maior aproximação, com respaldo estatístico, do verdadeiro impacto que a adoção de ações de responsabilidade social pode gerar na performance empresarial.Organizations and Committees heavily discuss ways to keep companies with information necessary to face the challenges of a world with limited resources, with a rapidly growing population. These entities are faced with a scenario that impacts their decisions and what has this, it is still a field of business uncertainty on the decision to adopt or not sustainability strategies and a more socially responsible management. This study investigates the relationship between the stages of self-assessment in practices of the Corporate Social Responsibility, based on a group of 33 companies of different sizes and market segments. This research analyze more specifically to what extent the adoption of CSR influences economic and financial performance of the companies. The CSR stage from companies was obtained next to the registry of the Ethos Institute for Social Responsibility and crossed with the performance indices calculated by Economática software and submitted to univariate and bi-varied statistical techniques. The method used was of exploratory and descriptive research with approaches into two distinct phases: qualitative and quantitative. The results suggest that there is a positive and proportional trend of ROE, with moderate correlation at a significance level of 5%, with five indicators of CSR: I10-Commitment to Child Development, I18-Behavior Layoffs, I28-Development Support Providers, I36-Contributions to Political Campaigns and I40-Governmental Participation in Social Projects; and two of the main themes of CSR developed by Instituto Ethos: Suppliers and Government and Society.Due to the limiting factor in this research, the data collected do not allow further approximation, with statistical support, the true impact that the adoption of social responsibility can generate business performance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKruglianskas, IsakMadruga, Sergio Rossi2014-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26052014-145456/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-26052014-145456Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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