A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10112010-154410/ |
Resumo: | Esta pesquisa analisa o caráter fundamental dos recursos plásticos de figurino e cenário para o processo de construção do personagem no cinema. Verifica a importância de uma direção de arte mais livre ao fazer suas composições, ao optar por formas e cores que sejam mais coerentes com ideias e sensações do que com reproduções realistas. O estudo se faz a partir da obra cinematográfica de Federico Fellini, diretor despreocupado com concepções realistas e criador de um processo criativo muito próprio. Serão considerados especificamente os filmes La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965) e Toby Dammit1 (1967), por serem emblemáticos desta construção plástica fortemente elaborada. |
id |
USP_f5017c582cf3ad182d3959656af38920 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10112010-154410 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico FelliniA construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico FelliniArt DirectionCharacters ConstructionConstrução de PersonagemDireção de ArteFederico FelliniFederico FelliniEsta pesquisa analisa o caráter fundamental dos recursos plásticos de figurino e cenário para o processo de construção do personagem no cinema. Verifica a importância de uma direção de arte mais livre ao fazer suas composições, ao optar por formas e cores que sejam mais coerentes com ideias e sensações do que com reproduções realistas. O estudo se faz a partir da obra cinematográfica de Federico Fellini, diretor despreocupado com concepções realistas e criador de um processo criativo muito próprio. Serão considerados especificamente os filmes La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965) e Toby Dammit1 (1967), por serem emblemáticos desta construção plástica fortemente elaborada.This research verifies the fundamental character of visual resources like costumes and scenery for the process of construction of the characters on cinema. Verifies the importance of more freedom for art direction making its compositions, opting for forms and colors more coherent with ideas and sensations than realistic reproductions. The study is made from cinematographic works of Federico Fellini, director which is unworried with realistic conceptions and which is creator of a creative process very particular. In this work will be considered specifically three films, La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965) e Toby Dammit2 (1967), because of their emblematic visual construction strongly worked.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Fausto Roberto PoçoMoura, Carolina Bassi de2010-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10112010-154410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-10112010-154410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
title |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
spellingShingle |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini Moura, Carolina Bassi de Art Direction Characters Construction Construção de Personagem Direção de Arte Federico Fellini Federico Fellini |
title_short |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
title_full |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
title_fullStr |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
title_full_unstemmed |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
title_sort |
A construção plástica dos personagens cinematográficos - uma abordagem feita a partir da obra de Federico Fellini |
author |
Moura, Carolina Bassi de |
author_facet |
Moura, Carolina Bassi de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Fausto Roberto Poço |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Carolina Bassi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art Direction Characters Construction Construção de Personagem Direção de Arte Federico Fellini Federico Fellini |
topic |
Art Direction Characters Construction Construção de Personagem Direção de Arte Federico Fellini Federico Fellini |
description |
Esta pesquisa analisa o caráter fundamental dos recursos plásticos de figurino e cenário para o processo de construção do personagem no cinema. Verifica a importância de uma direção de arte mais livre ao fazer suas composições, ao optar por formas e cores que sejam mais coerentes com ideias e sensações do que com reproduções realistas. O estudo se faz a partir da obra cinematográfica de Federico Fellini, diretor despreocupado com concepções realistas e criador de um processo criativo muito próprio. Serão considerados especificamente os filmes La Strada (1954), Julieta dos Espíritos (1965) e Toby Dammit1 (1967), por serem emblemáticos desta construção plástica fortemente elaborada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10112010-154410/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-10112010-154410/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090595102130176 |