Criatividade, percepção e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Luiz Henrique Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/
Resumo: A aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentada
id USP_f6fa7a678aae0e0aa834a7433c562a4f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20072022-135223
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Criatividade, percepção e aprendizagemInsight and acquired stimulus equivalenceCreativityCriatividadeEquivalência de estímulosGeneralização mediadaInsightInsightMediated generalizationProblem solvingResolução de problemasStimulus equivalenceA aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentadaLearning is a phenomenon predicted by Pavlovian associative principles. Problem solving is a product of this learning process both through trial and error and sudden and/or emergent learning. However, there is still uncertainty and lack of clarity in the associative bases of sudden solution (insight). In this thesis, we describe a thesis previously seen from the sidelines in the specialized literature regarding the role of the mediated generalization process as a mediator of the emergence of the phenomenon of insight in an animal model with rodents. To this end, in addition to the theoretical description, three experiments were carried out that aimed to test distinctive properties of insight and subsequent problem solving itself (experiment 01), as well as the modulating contextual conditions of the emergence of insight (experiments 02 and 03). The results showed that the stimulus control predicted by the hypothesis did not fully withstand the empirical test. Even so, it is suggested to continue this research in the form of a program of direct tests of the stimulus control relationships that are a consequence of the formulation supported hereBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMijares, Miriam GarciaConceição, Luiz Henrique Santana2022-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-20T17:45:45Zoai:teses.usp.br:tde-20072022-135223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-20T17:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade, percepção e aprendizagem
Insight and acquired stimulus equivalence
title Criatividade, percepção e aprendizagem
spellingShingle Criatividade, percepção e aprendizagem
Conceição, Luiz Henrique Santana
Creativity
Criatividade
Equivalência de estímulos
Generalização mediada
Insight
Insight
Mediated generalization
Problem solving
Resolução de problemas
Stimulus equivalence
title_short Criatividade, percepção e aprendizagem
title_full Criatividade, percepção e aprendizagem
title_fullStr Criatividade, percepção e aprendizagem
title_full_unstemmed Criatividade, percepção e aprendizagem
title_sort Criatividade, percepção e aprendizagem
author Conceição, Luiz Henrique Santana
author_facet Conceição, Luiz Henrique Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mijares, Miriam Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Luiz Henrique Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Creativity
Criatividade
Equivalência de estímulos
Generalização mediada
Insight
Insight
Mediated generalization
Problem solving
Resolução de problemas
Stimulus equivalence
topic Creativity
Criatividade
Equivalência de estímulos
Generalização mediada
Insight
Insight
Mediated generalization
Problem solving
Resolução de problemas
Stimulus equivalence
description A aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentada
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090896064413696