Criatividade, percepção e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/ |
Resumo: | A aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentada |
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Criatividade, percepção e aprendizagemInsight and acquired stimulus equivalenceCreativityCriatividadeEquivalência de estímulosGeneralização mediadaInsightInsightMediated generalizationProblem solvingResolução de problemasStimulus equivalenceA aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentadaLearning is a phenomenon predicted by Pavlovian associative principles. Problem solving is a product of this learning process both through trial and error and sudden and/or emergent learning. However, there is still uncertainty and lack of clarity in the associative bases of sudden solution (insight). In this thesis, we describe a thesis previously seen from the sidelines in the specialized literature regarding the role of the mediated generalization process as a mediator of the emergence of the phenomenon of insight in an animal model with rodents. To this end, in addition to the theoretical description, three experiments were carried out that aimed to test distinctive properties of insight and subsequent problem solving itself (experiment 01), as well as the modulating contextual conditions of the emergence of insight (experiments 02 and 03). The results showed that the stimulus control predicted by the hypothesis did not fully withstand the empirical test. Even so, it is suggested to continue this research in the form of a program of direct tests of the stimulus control relationships that are a consequence of the formulation supported hereBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMijares, Miriam GarciaConceição, Luiz Henrique Santana2022-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-20072022-135223/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-20T17:45:45Zoai:teses.usp.br:tde-20072022-135223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-20T17:45:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A aprendizagem é um fenômeno predito pelos princípios associativos pavlovianos. A resolução de problemas é produto desta aprendizagem tanto pelos processos de tentativa e erro, quanto de aprendizagem súbita e/ou emergente. Contudo, ainda há indefinição e falta de clareza nas bases associativas da resolução súbita (insight). Nesta tese, descrevemos uma tese previamente vista de soslaio pela literatura especializada a respeito do papel do processo de generalização mediada como mediador da emergência do fenômeno de insight em um modelo animal com roedores. Para tal, além da descrição teórica, foram realizados três experimentos que visaram testar propriedades distintivas do insight e posteriores a resolução de problemas em si (experimento 01), bem como as condições contextuais moduladoras da emergência do insight (experimentos 02 e 03). Os resultados demonstraram que o controle de estímulos previsto pela hipótese não foi totalmente contemplado no teste empírico. Ainda assim, sugere-se continuidade desta pesquisa na forma de um programa de testes das relações de controle de estímulos que são consequência da formulação aqui sustentada |
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