Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinicius José
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22062017-214005/
Resumo: A obesidade tornou-se um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao aumento significativo desta doença que é considerada crônica, complexa e multifatorial e responsável por muitos problemas cardiocirculatórios, locomotores, metabólicos e respiratórios, a exemplo da hipertensão arterial, a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), dentre outras. Estudos apontam para uma relação importante, onde crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade possuem uma maior chance de se tornarem adultos obesos. A presente pesquisa desenvolveu um Programa de Educação em Saúde (PES) com sete encontros a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do interior paulista, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis na prevenção da SAHOS e obesidade. O programa foi dividido em três etapas: desenvolvimento, realização e avaliação do PES. Na 1ª etapa, o pesquisador organizou a estrutura básica do programa e elaborou o material. Na 2ª etapa, aconteceram os encontros presenciais com os alunos com aplicação de questionários, avaliação antropométrica, acesso à Plataforma de Aprendizagem Moodle, atividades lúdicas e ação social. Na 3ª etapa, houve a avaliação do PES. Os resultados apontaram que o programa proporcionou aprendizagem significativa aos estudantes sobre os conteúdos desenvolvidos, uma vez que houve a compreensão dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física implementada no cotidiano, assim como a importância dos hábitos alimentares e comportamentais saudáveis para prevenção da Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e obesidade e, por fim, realizou-se a multiplicação do conhecimento à comunidade escolar por meio da ação social tendo como consequência a promoção da saúde com a disseminação das informações aprendidas.
id USP_f88dd8aab1bd51cb1f0545e12a8e39cc
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062017-214005
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sonoYouth Doctor project on awareness of the practice of physical activities and healthy habits for the sleep apnea syndrome preventionAtividades físicasHábitos de alimentação saudávelHealth education programHealthy eating habitsObesidadeObesityObstructive sleep apnea and hypopnea syndromePhysical activityPrograma de educação em saúdeSíndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sonoA obesidade tornou-se um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao aumento significativo desta doença que é considerada crônica, complexa e multifatorial e responsável por muitos problemas cardiocirculatórios, locomotores, metabólicos e respiratórios, a exemplo da hipertensão arterial, a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), dentre outras. Estudos apontam para uma relação importante, onde crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade possuem uma maior chance de se tornarem adultos obesos. A presente pesquisa desenvolveu um Programa de Educação em Saúde (PES) com sete encontros a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do interior paulista, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis na prevenção da SAHOS e obesidade. O programa foi dividido em três etapas: desenvolvimento, realização e avaliação do PES. Na 1ª etapa, o pesquisador organizou a estrutura básica do programa e elaborou o material. Na 2ª etapa, aconteceram os encontros presenciais com os alunos com aplicação de questionários, avaliação antropométrica, acesso à Plataforma de Aprendizagem Moodle, atividades lúdicas e ação social. Na 3ª etapa, houve a avaliação do PES. Os resultados apontaram que o programa proporcionou aprendizagem significativa aos estudantes sobre os conteúdos desenvolvidos, uma vez que houve a compreensão dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física implementada no cotidiano, assim como a importância dos hábitos alimentares e comportamentais saudáveis para prevenção da Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e obesidade e, por fim, realizou-se a multiplicação do conhecimento à comunidade escolar por meio da ação social tendo como consequência a promoção da saúde com a disseminação das informações aprendidas.Obesity has become a public health issue throughout the world, due to the significant increasing of this disease, which is considered chronic, complex, multifactorial, and liable for many cardiocirculatory, locomotors, metabolic and breathing problems, such as high blood pressure, Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome (OSAHS), among others. Studies indicate to an important relation, where children and adolescents overweight or obesity, have a greater chance to become obese adults. The present research has developed a Health Education Program (HEP) with seven meetings to the Ninth grade students of the regular Elementary School II and first year of the High School at a public school in the State of São Paulo, in order to sensitizing them about the Importance to practicing physical activities and healthy habits to the prevention of OSAHS and obesity. The program has been divided into 3 stages: development, implementation and evaluation of HEP. In the first stage, the researcher arranged the basic structure of the program and prepared the material. In the second stage, there were face-to-face meetings with students with questionnaires, anthropometric evaluation, access to the Moodle Learning Platform, playful activities and social action. In the third step, there was the HEP evaluation. The results showed that the program provided meaningful learning for the students about the content developed, since there was the students\' understanding about the benefits of physical activity practice implemented in daily life, as well as the importance of eating habits and healthy behavior for prevention of Obstructive Sleep Apnea and Hypopnea Syndrome (OSAHS) and obesity, and lastly, the multiplication of knowledge to the school community through social action resulting in health promotion with the information learned dissemination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBlasca, Wanderléia QuinhoneiroSilva, Vinicius José2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22062017-214005/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-22062017-214005Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
Youth Doctor project on awareness of the practice of physical activities and healthy habits for the sleep apnea syndrome prevention
title Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
spellingShingle Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
Silva, Vinicius José
Atividades físicas
Hábitos de alimentação saudável
Health education program
Healthy eating habits
Obesidade
Obesity
Obstructive sleep apnea and hypopnea syndrome
Physical activity
Programa de educação em saúde
Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono
title_short Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
title_full Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
title_fullStr Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
title_full_unstemmed Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
title_sort Projeto Jovem Doutor na conscientização da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a prevenção da síndrome da apneia obstrutiva do sono
author Silva, Vinicius José
author_facet Silva, Vinicius José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blasca, Wanderléia Quinhoneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vinicius José
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades físicas
Hábitos de alimentação saudável
Health education program
Healthy eating habits
Obesidade
Obesity
Obstructive sleep apnea and hypopnea syndrome
Physical activity
Programa de educação em saúde
Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono
topic Atividades físicas
Hábitos de alimentação saudável
Health education program
Healthy eating habits
Obesidade
Obesity
Obstructive sleep apnea and hypopnea syndrome
Physical activity
Programa de educação em saúde
Síndrome da apneia e hipopneia obstrutiva do sono
description A obesidade tornou-se um problema de saúde pública em todo o mundo, devido ao aumento significativo desta doença que é considerada crônica, complexa e multifatorial e responsável por muitos problemas cardiocirculatórios, locomotores, metabólicos e respiratórios, a exemplo da hipertensão arterial, a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), dentre outras. Estudos apontam para uma relação importante, onde crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade possuem uma maior chance de se tornarem adultos obesos. A presente pesquisa desenvolveu um Programa de Educação em Saúde (PES) com sete encontros a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública do interior paulista, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis na prevenção da SAHOS e obesidade. O programa foi dividido em três etapas: desenvolvimento, realização e avaliação do PES. Na 1ª etapa, o pesquisador organizou a estrutura básica do programa e elaborou o material. Na 2ª etapa, aconteceram os encontros presenciais com os alunos com aplicação de questionários, avaliação antropométrica, acesso à Plataforma de Aprendizagem Moodle, atividades lúdicas e ação social. Na 3ª etapa, houve a avaliação do PES. Os resultados apontaram que o programa proporcionou aprendizagem significativa aos estudantes sobre os conteúdos desenvolvidos, uma vez que houve a compreensão dos alunos sobre os benefícios da prática de atividade física implementada no cotidiano, assim como a importância dos hábitos alimentares e comportamentais saudáveis para prevenção da Síndrome de Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) e obesidade e, por fim, realizou-se a multiplicação do conhecimento à comunidade escolar por meio da ação social tendo como consequência a promoção da saúde com a disseminação das informações aprendidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22062017-214005/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22062017-214005/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090987645992960