Mobilidades e viagens imaginativas: o papel da Associação de Estradas de Rodagem para o turismo em São Paulo (1919-1930)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-19112019-171501/ |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva entender o papel da Associação de Estrada de Rodagens (AER) na difusão do uso do automóvel para o turismo na década de 1920 no estado de São Paulo. Para tanto, estudou-se a revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas, publicada a partir de 1921, veículo de comunicação mantido pela AER com vistas a realizar uma \"catequese\" em favor do automóvel e das estradas de rodagem que começavam a ser implantadas durante o governo de Washington Luís (1920-1924). A metodologia empregada na pesquisa foi a da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2011), na qual se combinaram a análise do contexto sócio-histórico da política, da imprensa e do turismo em São Paulo no início do século XX, a análise do conteúdo de turismo publicado pela revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas e a Interpretação/reinterpretação desse conjunto de informações sob o referencial teórico das Mobilidades do passado e do turismo. A partir dos conceitos sugeridos pelo Paradigma das Novas Mobilidades (PNM), chegou-se à conclusão que a publicação da Associação permitiu muitas mobilidades de ideias e de conceitos, além de viagens imaginativas feitas e reproduzidas pelos leitores da revista. Todo o processo da automobilidade da década de 1920 em São Paulo formou uma constelação de mobilidades que a Associação soube conduzir muito bem, inclusive reconhecendo o Turismo como uma de suas principais atividades |
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Mobilidades e viagens imaginativas: o papel da Associação de Estradas de Rodagem para o turismo em São Paulo (1919-1930)Mobilities and imaginative travels: the role of Roads Association for tourism in São Paulo (1919-1930)AutomobilidadesAutomobilitiesHistória do turismo em São PauloHistory of tourism in São PauloImaginative travelsRoad tourismTourism in the pressTurismo em estradas de rodagemTurismo na imprensaViagens imaginativasEsta pesquisa objetiva entender o papel da Associação de Estrada de Rodagens (AER) na difusão do uso do automóvel para o turismo na década de 1920 no estado de São Paulo. Para tanto, estudou-se a revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas, publicada a partir de 1921, veículo de comunicação mantido pela AER com vistas a realizar uma \"catequese\" em favor do automóvel e das estradas de rodagem que começavam a ser implantadas durante o governo de Washington Luís (1920-1924). A metodologia empregada na pesquisa foi a da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2011), na qual se combinaram a análise do contexto sócio-histórico da política, da imprensa e do turismo em São Paulo no início do século XX, a análise do conteúdo de turismo publicado pela revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas e a Interpretação/reinterpretação desse conjunto de informações sob o referencial teórico das Mobilidades do passado e do turismo. A partir dos conceitos sugeridos pelo Paradigma das Novas Mobilidades (PNM), chegou-se à conclusão que a publicação da Associação permitiu muitas mobilidades de ideias e de conceitos, além de viagens imaginativas feitas e reproduzidas pelos leitores da revista. Todo o processo da automobilidade da década de 1920 em São Paulo formou uma constelação de mobilidades que a Associação soube conduzir muito bem, inclusive reconhecendo o Turismo como uma de suas principais atividadesThis research aims to understand the role of the Associação de Estradas de Rodagem (AER) in the diffusion of car use for tourism during the 1920´s in the state of Sao Paulo. It was searched A Estrada de Rodagem/Boas Estradas (Good Roads) magazine, published since 1921, a communication vehicle maintained by AER aiming to conduct a \"catechesis\" in favor of the automobile and the roads that were just beginning to be implemented during the government of Washington Luís (1920-1924). The methodology used in the research was Depth Hermeneutics (THOMPSON, 2011), which combined the analysis of the socio-historical context of politics, the press and tourism in São Paulo in the early twentieth century, the analysis of the content of tourism published by the magazine A Estrada de Rodagem/Boas Estradas and the Interpretation/reinterpretation of this set of information under the theoretical framework of past Mobilities and tourism. From the concepts suggested by the New Mobility Paradigm (NMP), it was concluded that the publication of the Association allowed many mobilities of ideas and concepts, as well as imaginative travels made and reproduced by the readers of the magazine. The whole process of motor mobility of the 1920s in São Paulo formed a constellation of mobilities that the Association knew how to conduct very well, including recognizing Tourism as one of its main activitiesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAllis, ThiagoSilva, Vania da2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-19112019-171501/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T23:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-19112019-171501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T23:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta pesquisa objetiva entender o papel da Associação de Estrada de Rodagens (AER) na difusão do uso do automóvel para o turismo na década de 1920 no estado de São Paulo. Para tanto, estudou-se a revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas, publicada a partir de 1921, veículo de comunicação mantido pela AER com vistas a realizar uma \"catequese\" em favor do automóvel e das estradas de rodagem que começavam a ser implantadas durante o governo de Washington Luís (1920-1924). A metodologia empregada na pesquisa foi a da Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 2011), na qual se combinaram a análise do contexto sócio-histórico da política, da imprensa e do turismo em São Paulo no início do século XX, a análise do conteúdo de turismo publicado pela revista A Estrada de Rodagem/Boas Estradas e a Interpretação/reinterpretação desse conjunto de informações sob o referencial teórico das Mobilidades do passado e do turismo. A partir dos conceitos sugeridos pelo Paradigma das Novas Mobilidades (PNM), chegou-se à conclusão que a publicação da Associação permitiu muitas mobilidades de ideias e de conceitos, além de viagens imaginativas feitas e reproduzidas pelos leitores da revista. Todo o processo da automobilidade da década de 1920 em São Paulo formou uma constelação de mobilidades que a Associação soube conduzir muito bem, inclusive reconhecendo o Turismo como uma de suas principais atividades |
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