Análise do discurso musical: uma abordagem semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ricardo Nogueira de Castro
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-21012008-131652/
Resumo: A dissertação \'Análise do discurso musical: uma abordagem semiótica\' discute e propõe soluções para a questão da aplicação do modelo de percurso gerativo de sentido à análise do discurso musical. A partir de uma exposição inicial onde se procura situar essa proposta analítica dentro da evolução da musicologia e da semiótica francesa, passa-se a uma discussão em profundidade da aplicação do modelo semiótico no que diz respeito à estrutura dos níveis fundamental e narrativo, tanto no que tange à organização sintática quanto semântica de cada patamar da significação. As explanações teóricas são fundamentadas diretamente a partir da análise de textos significativos do repertório ocidental, como a 5.a Sinfonia de Beethoven, a 4.a Sinfonia de Tchaikovski e a Fuga I do Cravo bem temperado de Bach. Em linhas gerais, o trabalho conclui por defender uma abordagem analítica que parte das aspectualizações presentes no nível de superfície para determinar a organização semântica do nível profundo no que diz respeito às modulações tensivofóricas e à ordenação de seu campo valencial. Postulada e justificada a presença de uma instância discretizadora responsável pela conversão das modulações em modalidades e das valências em valores, passa-se ao estudo do nível narrativo, que culmina com; a) a importante descoberta em nível musicológico do papel da dimensão semântica no processo de variação motívica e na geração da macroforma musical; b) uma investigação semiótica da paixão na música.
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