Construção e validação de cartilha educativa com enfoque na saúde e qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/aids

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Giselle Juliana de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-28022018-192904/
Resumo: A elaboração de material educativo validado pode favorecer o processo educativo, mudanças comportamentais e, consequentemente, a melhora da alfabetização em saúde e outros indicadores de saúde. O objetivo do estudo foi elaborar e validar uma cartilha educativa destinada à promoção do autocuidado e a adoção de hábitos de vida que promovam a saúde e a qualidade de vida das pessoas vivendo com o HIV/aids. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido sob a luz da Teoria Social Cognitiva de Bandura (1998) e da Alfabetização em Saúde, seguindo os pressupostos metodológicos de Doak, Doak e Root (1996). A elaboração do material educativo seguiu duas etapas: a primeira refere-se ao planejamento e a segunda à redação e à produção. A primeira etapa compreendeu a definição do público-alvo e dos objetivos do material, bem como a escolha do tipo de material e seleção dos temas. A segunda etapa envolveu a escolha do conteúdo e ilustrações, a elaboração e montagem do layout e a validação da cartilha por especialistas. O material educativo foi elaborado para adultos vivendo com HIV/aids com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida. Optou-se por um material impresso construído a partir das necessidades e demandas sugeridas por essa população. Nesta etapa, participaram do estudo 26 indivíduos de ambos os sexos, independente da fase da infecção pelo HIV. Os temas selecionados na composição dos cinco volumes do material educativo foram: alimentação, exercício físico, saúde mental, tratamento, enfrentamento, sexualidade, desejo de ter filhos e direitos de quem vive com HIV/aids. A elaboração do conteúdo de cada tema foi pautado na literatura e abordado por meio de linguagem acessível, com a utilização de fotografias construídas de acordo com cada um desses temas. Na elaboração e montagem do layout, o profissional de web design atendeu as recomendações para elaboração de materiais educativos eficazes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validdity Index maior que 0,8. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Na avaliação da concordância entre os juízes, a cartilha foi aprovada com a estatística first-order agreement coefficient (AC1) de 0,50, o que representa concordância moderada. Todas as modificações sugeridas pelos juízes foram consideradas na versão final dessa cartilha educativa que, validada, pode constituir-se em um importante recurso para educação em saúde de adultos que vivem com HIV/aids. Acredita-se que esse material pode fornecer informações de saúde significativas e, dessa forma, amenizar os efeitos do tratamento, fomentar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas, permitindo que os pacientes compreendam sua saúde e possam tomar decisões visando à melhor qualidade de vida, além de possibilitar a melhora da prática educativa do enfermeiro e da equipe multidisciplinar.
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Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido sob a luz da Teoria Social Cognitiva de Bandura (1998) e da Alfabetização em Saúde, seguindo os pressupostos metodológicos de Doak, Doak e Root (1996). A elaboração do material educativo seguiu duas etapas: a primeira refere-se ao planejamento e a segunda à redação e à produção. A primeira etapa compreendeu a definição do público-alvo e dos objetivos do material, bem como a escolha do tipo de material e seleção dos temas. A segunda etapa envolveu a escolha do conteúdo e ilustrações, a elaboração e montagem do layout e a validação da cartilha por especialistas. O material educativo foi elaborado para adultos vivendo com HIV/aids com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida. Optou-se por um material impresso construído a partir das necessidades e demandas sugeridas por essa população. Nesta etapa, participaram do estudo 26 indivíduos de ambos os sexos, independente da fase da infecção pelo HIV. Os temas selecionados na composição dos cinco volumes do material educativo foram: alimentação, exercício físico, saúde mental, tratamento, enfrentamento, sexualidade, desejo de ter filhos e direitos de quem vive com HIV/aids. A elaboração do conteúdo de cada tema foi pautado na literatura e abordado por meio de linguagem acessível, com a utilização de fotografias construídas de acordo com cada um desses temas. Na elaboração e montagem do layout, o profissional de web design atendeu as recomendações para elaboração de materiais educativos eficazes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validdity Index maior que 0,8. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Na avaliação da concordância entre os juízes, a cartilha foi aprovada com a estatística first-order agreement coefficient (AC1) de 0,50, o que representa concordância moderada. Todas as modificações sugeridas pelos juízes foram consideradas na versão final dessa cartilha educativa que, validada, pode constituir-se em um importante recurso para educação em saúde de adultos que vivem com HIV/aids. Acredita-se que esse material pode fornecer informações de saúde significativas e, dessa forma, amenizar os efeitos do tratamento, fomentar o diálogo e o esclarecimento de dúvidas, permitindo que os pacientes compreendam sua saúde e possam tomar decisões visando à melhor qualidade de vida, além de possibilitar a melhora da prática educativa do enfermeiro e da equipe multidisciplinar.The elaboration of validated educational material can favor the educational process, behavioral changes and, consequently, the improvement of health literacy and other health indicators. The objective of the study was to elaborate and validate an educational booklet aimed at promoting self-care and adopting lifestyles that promote the health and quality of life of people living with HIV/AIDS. This is a methodological study developed in the light of the Cognitive Social Theory of Bandura (1998) and of Literacy in Health, following the methodological assumptions of Doak, Doak and Root (1996). The preparation of the educational material followed two stages: the first refers to planning and the second to writing and production. The first stage included the definition of the target audience and the objectives of the material, as well as the choice of the type of material and selection of the themes. The second stage involved the choice of content and illustrations, the preparation and assembly of the layout and the validation of the booklet by specialists. The educational material was designed for adults living with HIV/AIDS with the goal of promoting health and quality of life. We opted for a printed material constructed from the needs and demands suggested by this population. At this stage, 26 individuals of both sexes, regardless of the stage of HIV infection, participated in the study. The themes selected in the composition of the five volumes of educational material were: food, physical exercise, mental health, treatment, coping, sexuality, desire to have children and rights of those living with HIV/AIDS. The elaboration of the content of each theme was based on the literature and approached through accessible language, with the use of photographs constructed according to each of these themes. In the preparation and assembly of the layout, the web design professional complied with the recommendations for the elaboration of effective educational materials. Validation was performed by 22 multiprofessional judges selected according to the criteria established in the study. Content validation was established from the Level Content Validdity Index greater than 0.8. All items were assessed as relevant by the judges and the average obtained with the aforementioned index was 0.97. In the evaluation of agreement between the judges, the booklet was approved with the first-order agreement coefficient (AC1) of 0.50, which represents moderate agreement. All the modifications suggested by the judges were considered in the final version of this educational booklet, which, validated, can constitute an important resource for health education for adults living with HIV/AIDS. It is believed that this material can provide meaningful health information and thus ease the effects of treatment, foster dialogue and clarification of doubts, allowing patients to understand their health and to make decisions aimed at a better quality of life, besides making possible the improvement of the educative practice of the nurse and the multidisciplinary team.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReis, Renata KarinaJesus, Giselle Juliana de2017-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-28022018-192904/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-21T15:40:07Zoai:teses.usp.br:tde-28022018-192904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-21T15:40:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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