O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2889 |
Resumo: | O ensino do português há muito vem sendo considerado sob o viés da gramática isolada, o que dificulta sobremaneira a aprendizagem em virtude da inoperância semântica que os conceitos parecem obter dentro dos variados contextos em que aparecem, bem como o que suscita a famigerada aversão que muitos ainda possuem em relação à apreensão das normas que regem a língua oficial dos brasileiros. Este trabalho objetiva, portanto, contemplar, dentre as múltiplas possibilidades de abordagem do idioma, o ensino de Língua Portuguesa, especificamente dos aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração), baseado na leitura e análise do gênero textual conto. Esta investigação se deu por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como teóricos: Bordini & Aguiar (1988), Cortázar (1999), Travaglia (2005), Faraco, Moura & Maruxo (2007), Henriques (2009), entre outros, o que possibilitou esclarecer nuances contextuais do ensino de línguas, do português propriamente, e a pertinência e efetividade do texto conto como espaço de verificação destas. |
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O ensino de Língua Portuguesa utilizando o gênero textual conto: aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração)O ensino do português há muito vem sendo considerado sob o viés da gramática isolada, o que dificulta sobremaneira a aprendizagem em virtude da inoperância semântica que os conceitos parecem obter dentro dos variados contextos em que aparecem, bem como o que suscita a famigerada aversão que muitos ainda possuem em relação à apreensão das normas que regem a língua oficial dos brasileiros. Este trabalho objetiva, portanto, contemplar, dentre as múltiplas possibilidades de abordagem do idioma, o ensino de Língua Portuguesa, especificamente dos aspectos básicos de análise sintática (termos essenciais da oração), baseado na leitura e análise do gênero textual conto. Esta investigação se deu por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como teóricos: Bordini & Aguiar (1988), Cortázar (1999), Travaglia (2005), Faraco, Moura & Maruxo (2007), Henriques (2009), entre outros, o que possibilitou esclarecer nuances contextuais do ensino de línguas, do português propriamente, e a pertinência e efetividade do texto conto como espaço de verificação destas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Barbosa, Celina de Oliveira Barbosa2016-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/288910.3895/rl.v18n22.2889Revista de Letras; v. 18, n. 22 (2016)2179-52820104-999210.3895/rl.v18n22reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2889/3158Direitos autorais 2016 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-26T23:37:00Zoai:periodicos.utfpr:article/2889Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2016-10-26T23:37Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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