Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5758 |
Resumo: | As reportagens televisivas, como os produtos jornalísticos, têm como principais compromissos a verdade e o objetivo de informar ao telespectador a respeito de determinado assunto. Porém, muitas vezes, os nomes dos estabelecimentos e instituições presentes no conteúdo, as fontes, são ocultados. Em reportagens que possuem denúncias ou ações beneficentes de determinado espaço, a referência ao local é feita apenas por termos vagos e genéricos. O objetivo deste texto é entender o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens produzidas para a TV. |
id |
UTFPR-11_289c30bca7a86b50fdb016adbf559022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5758 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas6.09.02.01-9 Teoria e Ética do JornalismoFontes jornalísticas; Reportagens; Telejornalismo;As reportagens televisivas, como os produtos jornalísticos, têm como principais compromissos a verdade e o objetivo de informar ao telespectador a respeito de determinado assunto. Porém, muitas vezes, os nomes dos estabelecimentos e instituições presentes no conteúdo, as fontes, são ocultados. Em reportagens que possuem denúncias ou ações beneficentes de determinado espaço, a referência ao local é feita apenas por termos vagos e genéricos. O objetivo deste texto é entender o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens produzidas para a TV.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Kolb, Isabelle SantosNodari, Sandra2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/575810.3895/rde.v8n13.5758Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 8, n. 13 (2017); 61-691984-237610.3895/rde.v8n13reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5758/5292Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:15Zoai:periodicos.utfpr:article/5758Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:15Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
title |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
spellingShingle |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas Kolb, Isabelle Santos 6.09.02.01-9 Teoria e Ética do Jornalismo Fontes jornalísticas; Reportagens; Telejornalismo; |
title_short |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
title_full |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
title_fullStr |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
title_full_unstemmed |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
title_sort |
Fontes indefinidas: o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens televisivas |
author |
Kolb, Isabelle Santos |
author_facet |
Kolb, Isabelle Santos Nodari, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Nodari, Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolb, Isabelle Santos Nodari, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
6.09.02.01-9 Teoria e Ética do Jornalismo Fontes jornalísticas; Reportagens; Telejornalismo; |
topic |
6.09.02.01-9 Teoria e Ética do Jornalismo Fontes jornalísticas; Reportagens; Telejornalismo; |
description |
As reportagens televisivas, como os produtos jornalísticos, têm como principais compromissos a verdade e o objetivo de informar ao telespectador a respeito de determinado assunto. Porém, muitas vezes, os nomes dos estabelecimentos e instituições presentes no conteúdo, as fontes, são ocultados. Em reportagens que possuem denúncias ou ações beneficentes de determinado espaço, a referência ao local é feita apenas por termos vagos e genéricos. O objetivo deste texto é entender o porquê da não menção do nome de empresas ou instituições nas reportagens produzidas para a TV. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5758 10.3895/rde.v8n13.5758 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5758 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v8n13.5758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/5758/5292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 8, n. 13 (2017); 61-69 1984-2376 10.3895/rde.v8n13 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1808858895460859904 |