#RespeiteAsDiferenças: a comunicação pública para o combate à LGBTfobia
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10573 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo debater sobre comunicação pública a partir da concepção de informação para cidadania de Zémor (2003), Brandão (2006) e Duarte (2011). Trata-se de um estudo de caso da campanha Respeite as Diferenças do Ministério dos Direitos Humanos - MDH, veiculada no Facebook em junho de 2017, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Como corpus da pesquisa foram selecionadas três postagens da campanha identificadas como comunicação pública e que buscam a naturalização da diversidade sexual e de gênero. Evidencia-se, a partir dos comentários dos internautas, o desvio do assunto da campanha e a falta de interação da página com seus seguidores, demonstrando que, apesar disso, a campanha e o espaço de diálogo criado são ferramentas para o combate à LGBTfobia. |
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#RespeiteAsDiferenças: a comunicação pública para o combate à LGBTfobiacomunicação e informaçãocomunicação; comunicação pública; direitos humanos; LGBTO artigo tem como objetivo debater sobre comunicação pública a partir da concepção de informação para cidadania de Zémor (2003), Brandão (2006) e Duarte (2011). Trata-se de um estudo de caso da campanha Respeite as Diferenças do Ministério dos Direitos Humanos - MDH, veiculada no Facebook em junho de 2017, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Como corpus da pesquisa foram selecionadas três postagens da campanha identificadas como comunicação pública e que buscam a naturalização da diversidade sexual e de gênero. Evidencia-se, a partir dos comentários dos internautas, o desvio do assunto da campanha e a falta de interação da página com seus seguidores, demonstrando que, apesar disso, a campanha e o espaço de diálogo criado são ferramentas para o combate à LGBTfobia.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Almeida, Cristóvão DomingosCorrêa, Leonardo Rodrigues2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1057310.3895/rde.v10n16.10573Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 10, n. 16 (2019): Revista Dito Efeito; 21-361984-237610.3895/rde.v10n16reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10573/6570Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T18:37:13Zoai:periodicos.utfpr:article/10573Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2022-10-20T18:37:13Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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