#RespeiteAsDiferenças: a comunicação pública para o combate à LGBTfobia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Cristóvão Domingos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Corrêa, Leonardo Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Dito Efeito
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/10573
Resumo: O artigo tem como objetivo debater sobre comunicação pública a partir da concepção de informação para cidadania de Zémor (2003), Brandão (2006) e Duarte (2011). Trata-se de um estudo de caso da campanha Respeite as Diferenças do Ministério dos Direitos Humanos - MDH, veiculada no Facebook em junho de 2017, em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT. Como corpus da pesquisa foram selecionadas três postagens da campanha identificadas como comunicação pública e que buscam a naturalização da diversidade sexual e de gênero. Evidencia-se, a partir dos comentários dos internautas, o desvio do assunto da campanha e a falta de interação da página com seus seguidores, demonstrando que, apesar disso, a campanha e o espaço de diálogo criado são ferramentas para o combate à LGBTfobia.
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