Estratégias de marketing do personal trainer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7854 |
Resumo: | As áreas de atuação do profissional de Educação Física são inúmeras, contudo, o Personal Trainer destaca-se em uma sociedade cada vez mais preocupada com questões estéticas e de qualidade de vida. Ao associar o termo marketing a esse profissional, percebemos a necessidade de verificar de que maneira esse profissional utiliza-se das estratégias de marketing para inserir e manter-se no mercado de trabalho. Logo, o objetivo principal desse trabalho foi verificar as estratégias de marketing utilizadas pelos personais trainers. A metodologia adotada foi a qualitativa utilizando como instrumento questionários aplicados a uma amostra de participantes de um site especializado somente na divulgação de Personais Trainers e outro grupo formou uma amostra por conveniência afim de, ao final, conseguirmos relaizar uma comparação entre as amostras. Dentre as questões analisadas e comparadas estão: gênero, tempo de atuação profissional como Personal Trainer, número de alunos e qual o tempo junto ao aluno mais antigo, principais motivos da procura dos alunos, mecanismos de divulgação, estratégias para fidelização e a promoção do marketing de relacionamento. Os dados revelaram a maior experiência dos participantes da amostra referente ao site tendo em vista a média de 34 anos de idade e 09 anos de atuação como Personal Trainer quando comparada com a média de 28 anos de idade e 04 anos de atuação dos participantes da amostra por conveniência. Quanto ao quesito noções de marketing, mais da metade do grupo pertencente ao site disse possuir boas noções e o grupo por conveniência não atingiu essa metade; contudo, quando indagados sobre referências acerca do marketing, poucos foram os profissionais que responderam de maneira coerente e correta o que permitiu a conclusão que esses profissionais ainda não possuem claro o significado do marketing em suas carreiras nem o utilizam da maneira mais apropriada e eficiente. |
id |
UTFPR-12_096faf65707ac5fd44b94188c283f165 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/7854 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T12:54:57Z2020-11-11T12:54:57Z2015-06-26RIBEIRO, William Roberto Juchok. Estratégias de marketing do personal trainer. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7854As áreas de atuação do profissional de Educação Física são inúmeras, contudo, o Personal Trainer destaca-se em uma sociedade cada vez mais preocupada com questões estéticas e de qualidade de vida. Ao associar o termo marketing a esse profissional, percebemos a necessidade de verificar de que maneira esse profissional utiliza-se das estratégias de marketing para inserir e manter-se no mercado de trabalho. Logo, o objetivo principal desse trabalho foi verificar as estratégias de marketing utilizadas pelos personais trainers. A metodologia adotada foi a qualitativa utilizando como instrumento questionários aplicados a uma amostra de participantes de um site especializado somente na divulgação de Personais Trainers e outro grupo formou uma amostra por conveniência afim de, ao final, conseguirmos relaizar uma comparação entre as amostras. Dentre as questões analisadas e comparadas estão: gênero, tempo de atuação profissional como Personal Trainer, número de alunos e qual o tempo junto ao aluno mais antigo, principais motivos da procura dos alunos, mecanismos de divulgação, estratégias para fidelização e a promoção do marketing de relacionamento. Os dados revelaram a maior experiência dos participantes da amostra referente ao site tendo em vista a média de 34 anos de idade e 09 anos de atuação como Personal Trainer quando comparada com a média de 28 anos de idade e 04 anos de atuação dos participantes da amostra por conveniência. Quanto ao quesito noções de marketing, mais da metade do grupo pertencente ao site disse possuir boas noções e o grupo por conveniência não atingiu essa metade; contudo, quando indagados sobre referências acerca do marketing, poucos foram os profissionais que responderam de maneira coerente e correta o que permitiu a conclusão que esses profissionais ainda não possuem claro o significado do marketing em suas carreiras nem o utilizam da maneira mais apropriada e eficiente.The physical education professional activities are numerous; however, the Personal Trainer stands in a society increasingly concerned with aesthetics and quality of life issues. The associating between marketing and Personal Trainer we realized the need to check how this professional is used marketing strategies to enter and remain in this market. Therefore, the main objective of this study was to investigate the marketing strategies used by professionals. The methodology adopted was the quality using questionnaires applied to a sample of participants from a specialized website only in disseminating Personal Trainers and another group formed for convenience sample in order to in the end, we can make a comparison between samples. Among the issues discussed and compared are: gender, professional activity time as Personal Trainer, number of students and what time next to the oldest student, the main reasons for the demand of students, disclosure mechanisms, strategies for customer loyalty and promoting marketing relationship. Data showed the greatest experience of sample participants for the site in view of the average of 34 years of age and 09 years of work as a Personal Trainer compared with the average of 28 years of age and 04 years of operation of the sample participants for convenience. As to the question of marketing notions, more than half of the group belonging to the said site have good ideas and the group for convenience did not reach half that; However, when asked about references about marketing, few professionals who responded consistently and correctly which allowed the conclusion that these professionals have not yet clear the significance of marketing in their careers or the use of the most appropriate and efficient manner.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEducação FísicaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação físicaMarketingMarketing de relacionamentoMarketing de serviços profissionaisPhysical education and trainingRelationship marketingProfessions - MarketingEstratégias de marketing do personal trainerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaMaoski, Ana Paula Cabral BoninMaoski, Ana Paula Cabral BoninStinghen, Fabio MucioDonha, Eliza LinsRibeiro, William Roberto Juchokinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCT_COEFI_2015_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain112889http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/1/CT_COEFI_2015_1_05.pdf.txt9ea2a39e5ad50f2b6a3bc7010dae133fMD51THUMBNAILCT_COEFI_2015_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/2/CT_COEFI_2015_1_05.pdf.jpg6631246588f30af3e0b26018f38ba15cMD52ORIGINALCT_COEFI_2015_1_05.pdfapplication/pdf1680444http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/3/CT_COEFI_2015_1_05.pdff764259520b472e1c16ad959cf21cee7MD53LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/4/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD541/78542020-11-11 10:54:57.352oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T12:54:57Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing do personal trainer |
title |
Estratégias de marketing do personal trainer |
spellingShingle |
Estratégias de marketing do personal trainer Ribeiro, William Roberto Juchok CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Marketing Marketing de relacionamento Marketing de serviços profissionais Physical education and training Relationship marketing Professions - Marketing |
title_short |
Estratégias de marketing do personal trainer |
title_full |
Estratégias de marketing do personal trainer |
title_fullStr |
Estratégias de marketing do personal trainer |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing do personal trainer |
title_sort |
Estratégias de marketing do personal trainer |
author |
Ribeiro, William Roberto Juchok |
author_facet |
Ribeiro, William Roberto Juchok |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maoski, Ana Paula Cabral Bonin |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maoski, Ana Paula Cabral Bonin |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Stinghen, Fabio Mucio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Donha, Eliza Lins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, William Roberto Juchok |
contributor_str_mv |
Maoski, Ana Paula Cabral Bonin Maoski, Ana Paula Cabral Bonin Stinghen, Fabio Mucio Donha, Eliza Lins |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Educação física Marketing Marketing de relacionamento Marketing de serviços profissionais Physical education and training Relationship marketing Professions - Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Marketing Marketing de relacionamento Marketing de serviços profissionais Physical education and training Relationship marketing Professions - Marketing |
description |
As áreas de atuação do profissional de Educação Física são inúmeras, contudo, o Personal Trainer destaca-se em uma sociedade cada vez mais preocupada com questões estéticas e de qualidade de vida. Ao associar o termo marketing a esse profissional, percebemos a necessidade de verificar de que maneira esse profissional utiliza-se das estratégias de marketing para inserir e manter-se no mercado de trabalho. Logo, o objetivo principal desse trabalho foi verificar as estratégias de marketing utilizadas pelos personais trainers. A metodologia adotada foi a qualitativa utilizando como instrumento questionários aplicados a uma amostra de participantes de um site especializado somente na divulgação de Personais Trainers e outro grupo formou uma amostra por conveniência afim de, ao final, conseguirmos relaizar uma comparação entre as amostras. Dentre as questões analisadas e comparadas estão: gênero, tempo de atuação profissional como Personal Trainer, número de alunos e qual o tempo junto ao aluno mais antigo, principais motivos da procura dos alunos, mecanismos de divulgação, estratégias para fidelização e a promoção do marketing de relacionamento. Os dados revelaram a maior experiência dos participantes da amostra referente ao site tendo em vista a média de 34 anos de idade e 09 anos de atuação como Personal Trainer quando comparada com a média de 28 anos de idade e 04 anos de atuação dos participantes da amostra por conveniência. Quanto ao quesito noções de marketing, mais da metade do grupo pertencente ao site disse possuir boas noções e o grupo por conveniência não atingiu essa metade; contudo, quando indagados sobre referências acerca do marketing, poucos foram os profissionais que responderam de maneira coerente e correta o que permitiu a conclusão que esses profissionais ainda não possuem claro o significado do marketing em suas carreiras nem o utilizam da maneira mais apropriada e eficiente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-06-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T12:54:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-11T12:54:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIBEIRO, William Roberto Juchok. Estratégias de marketing do personal trainer. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7854 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, William Roberto Juchok. Estratégias de marketing do personal trainer. 2015. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação Física |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Educação Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/1/CT_COEFI_2015_1_05.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/2/CT_COEFI_2015_1_05.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/3/CT_COEFI_2015_1_05.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7854/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ea2a39e5ad50f2b6a3bc7010dae133f 6631246588f30af3e0b26018f38ba15c f764259520b472e1c16ad959cf21cee7 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923093767520256 |