Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16254 |
Resumo: | O número de veículos automotores que circulam no Brasil teve um crescimento acelerado entre os anos de 2001 e 2012. Segundo um estudo do Observatório das Metrópoles, o acréscimo nesse período corresponde a 138,6% ou um total de 28,5 milhões de veículos. Quando comparado ao crescimento populacional, que entre os anos de 2000 e 2010, foi de 11,8%, nota-se que o aumento ocorreu de forma excessiva, impulsionado pelo bom momento da economia e as boas condições da indústria automobilística. No entanto, esse aumento não foi acompanhado por um desenvolvimento de infraestrutura física e tecnológica, impactando diretamente em um aumento de situações de congestionamentos e acidentes no país. Neste sentido, este trabalho propõe a utilização de tecnologias de controle e comunicação de dados, já existentes em grandes indústrias, com o intuito de conhecer e atuar remotamente no processo, isto é, pretende-se aplicar os sistemas de supervisão e controle com a finalidade de tornar as vias rodoviárias mais seguras e sinalizadas. Para isso, o presente trabalho usará como referência os sistemas com a capacidade de monitoramento remoto e controle em tempo real, aplicados na indústria e vai verificar a sua eficácia, bem como buscar soluções e avaliar a aplicabilidade do sistema para o uso em ambientes rodoviários. Além disto, propõe-se um tachão refletivo, ou como é popularmente conhecido, “olho de gato” com funcionamento interativo, composto por um dispositivo microcontrolador e módulos de transmissão de sinal de longo alcance, acionado a partir do sistema de supervisão e controle para que o motorista possa conhecer a situação de momento no trecho da rodovia em que está transitando. Não obstante, todo o processo já existente de gestão de uma rodovia é apresentado para contribuir tecnicamente e agregar ao sistema proposto, visto que se busca um complemento de características. Assim, espera-se que os avanços tecnológicos não restrinjam-se apenas aos carros, os quais vivem em constante inovação, mas que cheguem também as rodovias de modo a aliar a tecnologia com a qualidade de tráfego, resultando em maior segurança para os usuários da mesma. |
id |
UTFPR-12_2426f355fd9c0f0b52a333ed130d41fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16254 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T19:44:51Z2020-11-19T19:44:51Z2018-11-30HALLA NETO, Maurício; SILVA, Natália Santana de Siqueira. Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16254O número de veículos automotores que circulam no Brasil teve um crescimento acelerado entre os anos de 2001 e 2012. Segundo um estudo do Observatório das Metrópoles, o acréscimo nesse período corresponde a 138,6% ou um total de 28,5 milhões de veículos. Quando comparado ao crescimento populacional, que entre os anos de 2000 e 2010, foi de 11,8%, nota-se que o aumento ocorreu de forma excessiva, impulsionado pelo bom momento da economia e as boas condições da indústria automobilística. No entanto, esse aumento não foi acompanhado por um desenvolvimento de infraestrutura física e tecnológica, impactando diretamente em um aumento de situações de congestionamentos e acidentes no país. Neste sentido, este trabalho propõe a utilização de tecnologias de controle e comunicação de dados, já existentes em grandes indústrias, com o intuito de conhecer e atuar remotamente no processo, isto é, pretende-se aplicar os sistemas de supervisão e controle com a finalidade de tornar as vias rodoviárias mais seguras e sinalizadas. Para isso, o presente trabalho usará como referência os sistemas com a capacidade de monitoramento remoto e controle em tempo real, aplicados na indústria e vai verificar a sua eficácia, bem como buscar soluções e avaliar a aplicabilidade do sistema para o uso em ambientes rodoviários. Além disto, propõe-se um tachão refletivo, ou como é popularmente conhecido, “olho de gato” com funcionamento interativo, composto por um dispositivo microcontrolador e módulos de transmissão de sinal de longo alcance, acionado a partir do sistema de supervisão e controle para que o motorista possa conhecer a situação de momento no trecho da rodovia em que está transitando. Não obstante, todo o processo já existente de gestão de uma rodovia é apresentado para contribuir tecnicamente e agregar ao sistema proposto, visto que se busca um complemento de características. Assim, espera-se que os avanços tecnológicos não restrinjam-se apenas aos carros, os quais vivem em constante inovação, mas que cheguem também as rodovias de modo a aliar a tecnologia com a qualidade de tráfego, resultando em maior segurança para os usuários da mesma.The number of motor vehicles circulating in Brazil increased quickly between 2001 and 2012. According to a Metropolis Observatory study, this increasing corresponds to 138.6% or a total of 28.5 million vehicles. When compared with the population growth, which was 11.8% between 2000 and 2010, it is noticeable that the increasing occurred in an excessive way, driven by the good moment of the economy and the good conditions of the automobile industry. However, this increase was not followed by a development of physical and technological infrastructure, directly impacting in the traffic jam and accidents in the country. In this sense, this work proposes the use of data control and communication technologies, already existing in large industries, with the purpose of knowing and acting remotely in the process, it means to apply the supervision and control systems for the purpose to make roadways safer and more flagged. For this, the present work use as reference the systems with the capacity of remote monitoring and control in real time, applied in the industry and verifies its effectiveness, as well as to find solutions and evaluate the applicability of the system for the use in the road environments. In addition, a reflective road stud is proposed, or as it is popularly known, cat’s eye with interactive operation, consisting of a microcontroller device and long-range signal transmission modules, activated from the supervision and control system for that the driver can know the current situation on the stretch of highway where he is traveling. Nevertheless, the whole process of already existing management of a highway is presented to contribute technically and to add to the proposed system, since a complement of characteristics is sought. Thus, technological advances are expected not only to be restricted to cars, which are constantly innovating, but also reach highways to combine technology with traffic quality, resulting in greater safety for users of it.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia ElétricaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia ElétricaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICATrânsito - Controle eletrônicoTrânsito - Sinais e sinalizaçãoSegurança no trânsitoElectronic traffic controlsTraffic signs and signalsTraffic safetySistema de controle de sinalização para malha rodoviáriaSignaling control system for highway networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaTrojan, FlavioTrojan, FlavioSiqueira, Hugo ValadaresMartins, Marcella Scoczynski RibeiroHalla Neto, MaurícioSilva, Natália Santana de Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_COELE_2018_2_06.pdfapplication/pdf4292832http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/1/PG_COELE_2018_2_06.pdf67558a61c93b309ec3f7bdf1b0e46ec0MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_COELE_2018_2_06.pdf.txtExtracted texttext/plain85801http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/3/PG_COELE_2018_2_06.pdf.txt665ce7b8f5754b46eec877eaf9ecc68aMD53THUMBNAILPG_COELE_2018_2_06.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/4/PG_COELE_2018_2_06.pdf.jpgdb094ebacb62c6e37e2442665cca4fd3MD541/162542020-11-19 17:44:51.401oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T19:44:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Signaling control system for highway network |
title |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
spellingShingle |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária Halla Neto, Maurício CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Trânsito - Controle eletrônico Trânsito - Sinais e sinalização Segurança no trânsito Electronic traffic controls Traffic signs and signals Traffic safety |
title_short |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
title_full |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
title_fullStr |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
title_full_unstemmed |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
title_sort |
Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária |
author |
Halla Neto, Maurício |
author_facet |
Halla Neto, Maurício Silva, Natália Santana de Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Natália Santana de Siqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Trojan, Flavio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Trojan, Flavio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Siqueira, Hugo Valadares |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Halla Neto, Maurício Silva, Natália Santana de Siqueira |
contributor_str_mv |
Trojan, Flavio Trojan, Flavio Siqueira, Hugo Valadares Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Trânsito - Controle eletrônico Trânsito - Sinais e sinalização Segurança no trânsito Electronic traffic controls Traffic signs and signals Traffic safety |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trânsito - Controle eletrônico Trânsito - Sinais e sinalização Segurança no trânsito Electronic traffic controls Traffic signs and signals Traffic safety |
description |
O número de veículos automotores que circulam no Brasil teve um crescimento acelerado entre os anos de 2001 e 2012. Segundo um estudo do Observatório das Metrópoles, o acréscimo nesse período corresponde a 138,6% ou um total de 28,5 milhões de veículos. Quando comparado ao crescimento populacional, que entre os anos de 2000 e 2010, foi de 11,8%, nota-se que o aumento ocorreu de forma excessiva, impulsionado pelo bom momento da economia e as boas condições da indústria automobilística. No entanto, esse aumento não foi acompanhado por um desenvolvimento de infraestrutura física e tecnológica, impactando diretamente em um aumento de situações de congestionamentos e acidentes no país. Neste sentido, este trabalho propõe a utilização de tecnologias de controle e comunicação de dados, já existentes em grandes indústrias, com o intuito de conhecer e atuar remotamente no processo, isto é, pretende-se aplicar os sistemas de supervisão e controle com a finalidade de tornar as vias rodoviárias mais seguras e sinalizadas. Para isso, o presente trabalho usará como referência os sistemas com a capacidade de monitoramento remoto e controle em tempo real, aplicados na indústria e vai verificar a sua eficácia, bem como buscar soluções e avaliar a aplicabilidade do sistema para o uso em ambientes rodoviários. Além disto, propõe-se um tachão refletivo, ou como é popularmente conhecido, “olho de gato” com funcionamento interativo, composto por um dispositivo microcontrolador e módulos de transmissão de sinal de longo alcance, acionado a partir do sistema de supervisão e controle para que o motorista possa conhecer a situação de momento no trecho da rodovia em que está transitando. Não obstante, todo o processo já existente de gestão de uma rodovia é apresentado para contribuir tecnicamente e agregar ao sistema proposto, visto que se busca um complemento de características. Assim, espera-se que os avanços tecnológicos não restrinjam-se apenas aos carros, os quais vivem em constante inovação, mas que cheguem também as rodovias de modo a aliar a tecnologia com a qualidade de tráfego, resultando em maior segurança para os usuários da mesma. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T19:44:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T19:44:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HALLA NETO, Maurício; SILVA, Natália Santana de Siqueira. Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16254 |
identifier_str_mv |
HALLA NETO, Maurício; SILVA, Natália Santana de Siqueira. Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/1/PG_COELE_2018_2_06.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/3/PG_COELE_2018_2_06.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16254/4/PG_COELE_2018_2_06.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67558a61c93b309ec3f7bdf1b0e46ec0 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 665ce7b8f5754b46eec877eaf9ecc68a db094ebacb62c6e37e2442665cca4fd3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923101271130112 |