O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colli, Marilda Delli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28868
Resumo: Acompanha: Pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professores e tarefas exploratórias
id UTFPR-12_30fe4b323541669eb51911d3bfcf5179
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28868
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-06-21T19:32:41Z2022-06-21T19:32:41Z2022-03-24COLLI, Marilda Delli. O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28868Acompanha: Pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professores e tarefas exploratóriasEsta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de um curso de formação continuada, abordando o desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de Van Hiele, para a prática pedagógica de docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi proposto, nesse âmbito, o trabalho de forma colaborativa e o uso de materiais manipuláveis como recurso pedagógico; além disso, desenvolveu-se uma proposta de ensino de geometria plana e espacial e elaborou-se um material didático para aplicação em sala de aula, a fim de incentivar o desenvolvimento do pensamento geométrico segundo os níveis de pensamento da Teoria de Van Hiele. O curso foi organizado em três etapas: fundamentação teórica a respeito do ensino de geometria e da Teoria de Van Hiele; elaboração de tarefas sobre geometria plana e espacial pautadas nos níveis de pensamento e nas fases de aprendizagem sistematizados pela e a partir da Teoria de Van Hiele; e aplicação de tarefas para validação, discussão e reformulação. Participaram da pesquisa duas professoras formadoras, três professoras da Educação Infantil e sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada do Norte do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionários, aplicados antes e após o curso, gravações em vídeo dos encontros realizados via Google Meet e diário de campo. A proposta de elaborar e aplicar tarefas de geometria, nessa pesquisa, oportunizou as professoras participantes, relacionarem a teoria com a prática e assim compreender a Teoria de Van Hiele. A análise dos dados, orientada por uma abordagem qualitativa, revelou como contribuições do curso que: o ensino de geometria passou a ter mais significado, isto é, as professoras entenderam a necessidade de explorar os conhecimentos prévios de cada aluno, puderam conhecer, estudar e aplicar a Teoria de Van Hiele; adquiriram conhecimento para elaborar e aplicar tarefas de acordo com os níveis de pensamentos dos alunos; reconheceram a relevância de utilizar materiais manipuláveis no ensino de geometria, considerando-os desde o planejamento das tarefas; e constituíram um novo olhar quanto à avaliação dos alunos, com tarefas que podem conduzir a questionamentos e reflexões pertinentes para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os resultados desta pesquisa, em confluência com outros presentes na literatura, ressaltam a importância de ações de formação continuada, a exemplo do curso proposto, como forma de lidar co m as carências dos professores em matemática decorrentes de sua formação inicial, particularmente no que diz respeito à geometria e ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Face aos resultados obtidos, como produto educacional resultante desta pesquisa de mestrado profissional, reorganizou-se um curso de formação continuada, com a descrição do desenvolvimento do pensamento geométrico de acordo com a Teoria de Van Hiele, para que os professores tenham subsídios para identificar, mobilizar e/ou promover o pensamento geométrico e aprofundamento dos conceitos básicos de geometria plana e espacial. Nesse material, disponibilizamos sugestões de tarefas, que denominamos tarefas exploratórias, elaboradas pela pesquisadora em colaboração com as professoras participantes, sinalizando práticas pedagógicas que podem favorecer a aprendizagem do aluno em geometria.This research aimed to investigate the contributions of a continuing education course, about the development of geometric thought according to Van Hiele’s Theory, to the pedagogical practice of teachers who work in the Early Years of Elementary School. In this ambit, a collaborative work and the use of manipulative material was proposed as pedagogical resource; in addition, a proposal for teaching plane and spatial geometry, and didactic material to be used in the classroom were developed, in order to encourage the development of geometric thought according to the levels of thinking of Van Hiele’s Theory . The course was organized in three stages: theoretical foundation regarding the teaching of geometry and Van Hiele’s Theory; elaboration of tasks on plane and spatial geometry based on levels of thinking and learning phases systematized by and based on Van Hiele’s Theory; and application of tasks for validation, discussion and reformulation. The participants were two trainer teachers, three teachers who act in Early Childhood Education and seven teachers that work in the Early Years of Elementary School from a private school in the North of Paraná. Data were collected through questionnaires, applied before and after the course, video recordings of meetings he ld via Google Meet and a field diary. The proposal to develop and apply geometry tasks, in this research, gave the participating teachers the opportunity to relate theory with practice and thus understand Van Hiele’s Theory. The data analysis, guided by a qualitative approach, revealed as contributions of the course that: the teaching of geometry became more meaningful, that is, the teachers understood the need to explore the previous knowledge of each student; they were able to know, study and apply Van Hiele’s Theory; they also acquired knowledge to design and apply tasks according to students' thinking levels; they recognized the importance of using manipulative materials in geometry teaching, considering them since task planning; and constituted a new look at the assessment of students, with tasks that can lead to questions and reflections relevant to the development of geometric thought. The results of this research, in confluence with others present in the specialized literature, emphasize the importance of continuing education actions, such as the proposed course, as a way of dealing with the teachers’ difficulties in mathematics, resulting from their initial formation, especially regarding geometry and the development of geometric thought. In view of t he results obtained, as an educational product resulting from this professional master's research, a continuing education course was reorganized, with a description of the development of geometric thought according to Van Hiele’s Theory, so that teachers have subsidies to identify, mobilize and/or promote geometric thought and go further on the basic concepts of plane and spatial geometry. In this material, we provide suggestions for tasks, which we call exploratory tasks, prepare d by the researcher in collaboration with the participating teachers, emphasizing pedagogical practices that can favor the student’s learning in geometry.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoGeometria - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoRaciocínioPrática de ensinoGeometry - Study and teachingTeachers, Training ofReasoningStudent teachingO desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professoresThe development of geometric thought in the early years based on Van Hiele’s Theory: contributions of a teacher training courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaRocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Tortola, Emersonhttps://orcid.org/0000-0002-6716-3635http://lattes.cnpq.br/3984024867334867Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correiahttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245http://lattes.cnpq.br/6374015489865372Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo dehttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xhttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831Barroso, Mariana Moranhttps://orcid.org/0000-0001-8887-8560http://lattes.cnpq.br/1703128480989350https://orcid.org/0000-0002-4596-1820http://lattes.cnpq.br/3292522915537001Colli, Marilda Dellireponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALpensamentogeometricovanhiele.pdfapplication/pdf1481068http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/1/pensamentogeometricovanhiele.pdf3f44ca1a61ea755fc4052c5b3c6bba08MD51pensamentogeometricovanhiele_produto.pdfapplication/pdf2392990http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/2/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf3cfb80d96068c9bab9fd39a425479ae8MD52TEXTpensamentogeometricovanhiele.pdf.txtpensamentogeometricovanhiele.pdf.txtExtracted texttext/plain272221http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/3/pensamentogeometricovanhiele.pdf.txtc9ce3e90ff5630df22dee4f6c42061e6MD53pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.txtpensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain123196http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/5/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.txtb7b0491830cc4f0bebe04fb86d4adbb7MD55THUMBNAILpensamentogeometricovanhiele.pdf.jpgpensamentogeometricovanhiele.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/4/pensamentogeometricovanhiele.pdf.jpg29ec37c8ad2e2c4de18fe2d951d8aed2MD54pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.jpgpensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2182http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/6/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.jpgc6afca9c3dd879cef4a5ced42c2e0494MD561/288682022-06-22 03:06:20.7oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28868Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-06-22T06:06:20Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The development of geometric thought in the early years based on Van Hiele’s Theory: contributions of a teacher training course
title O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
spellingShingle O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
Colli, Marilda Delli
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Raciocínio
Prática de ensino
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Reasoning
Student teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
title_full O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
title_fullStr O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
title_full_unstemmed O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
title_sort O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores
author Colli, Marilda Delli
author_facet Colli, Marilda Delli
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tortola, Emerson
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6716-3635
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3984024867334867
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-1489-6245
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6374015489865372
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7826-686X
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7491007150992831
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barroso, Mariana Moran
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8887-8560
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1703128480989350
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4596-1820
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3292522915537001
dc.contributor.author.fl_str_mv Colli, Marilda Delli
contributor_str_mv Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Tortola, Emerson
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de
Barroso, Mariana Moran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Raciocínio
Prática de ensino
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Reasoning
Student teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Raciocínio
Prática de ensino
Geometry - Study and teaching
Teachers, Training of
Reasoning
Student teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental: formação de professores e tarefas exploratórias
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-21T19:32:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-21T19:32:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COLLI, Marilda Delli. O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28868
identifier_str_mv COLLI, Marilda Delli. O desenvolvimento do pensamento geométrico nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da Teoria de Van Hiele: contribuições de um curso de formação de professores. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/1/pensamentogeometricovanhiele.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/2/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/3/pensamentogeometricovanhiele.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/5/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/4/pensamentogeometricovanhiele.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28868/6/pensamentogeometricovanhiele_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f44ca1a61ea755fc4052c5b3c6bba08
3cfb80d96068c9bab9fd39a425479ae8
c9ce3e90ff5630df22dee4f6c42061e6
b7b0491830cc4f0bebe04fb86d4adbb7
29ec37c8ad2e2c4de18fe2d951d8aed2
c6afca9c3dd879cef4a5ced42c2e0494
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923213726711808