Efeitos da mudança da relação diferencial em um caminhão extra pesado considerando a perspectiva do ciclo de vida
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16035 |
Resumo: | Nas últimas décadas a quantidade de veículos em circulação aumentou significativamente, e por consequência a legislação ambiental se torna cada vez mais rigorosa. Diante disso, a indústria automotiva tem buscado reduzir as emissões atmosféricas dos seus veículos, visando o alcance de uma produção e o uso de transportes mais sustentáveis, proteção à saúde pública e proteção ambiental. Frente à preocupação ambiental para às emissões de poluentes esse trabalho tem como objetivo evidenciar os efeitos ambientais e econômicos resultantes da alteração da relação diferencial em um caminhão extra pesado, considerando a perspectiva do ciclo de vida. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico para contextualizar a temática, com um total de 30 artigos estudados. Após estruturou-se um estudo de caso para analisar a perspectiva econômica e ambiental de um caminhão comercial que obteve seu eixo diferencial alterado. Os resultados encontrados mediante a troca da relação diferencial foi uma redução de 5.000 litros de consumo de diesel para o caminhão estudado, com base na perspectiva econômica, o veículo passou a gerar uma economia anual de um pouco mais de R$15.000,00. Na perspectiva ambiental, utilizou-se a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), para quantificar os impactos gerados na produção do diesel mediante o método International Reference Life Cycle Data System (ILCD) que avalia a categoria relacionada ao consumo de recursos minerais e fósseis, e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) que avalia o Potencial de Aquecimento Global. O resultado da ACV revelou uma redução de 6,82% na extração de recursos e uma redução de 6,52% para emissões de gases do efeito estufa. Em termos comparativos com a frota brasileira os valores equivalem a 25 bilhões de litros de petróleo que deixariam de ser utilizados para a produção do diesel. |
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2020-11-19T18:33:21Z2020-11-19T18:33:21Z2018-11-19FERREIRA, Mariane Bigarelli. Efeitos da mudança da relação diferencial em um caminhão extra pesado considerando a perspectiva do ciclo de vida. 2018. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16035Nas últimas décadas a quantidade de veículos em circulação aumentou significativamente, e por consequência a legislação ambiental se torna cada vez mais rigorosa. Diante disso, a indústria automotiva tem buscado reduzir as emissões atmosféricas dos seus veículos, visando o alcance de uma produção e o uso de transportes mais sustentáveis, proteção à saúde pública e proteção ambiental. Frente à preocupação ambiental para às emissões de poluentes esse trabalho tem como objetivo evidenciar os efeitos ambientais e econômicos resultantes da alteração da relação diferencial em um caminhão extra pesado, considerando a perspectiva do ciclo de vida. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico para contextualizar a temática, com um total de 30 artigos estudados. Após estruturou-se um estudo de caso para analisar a perspectiva econômica e ambiental de um caminhão comercial que obteve seu eixo diferencial alterado. Os resultados encontrados mediante a troca da relação diferencial foi uma redução de 5.000 litros de consumo de diesel para o caminhão estudado, com base na perspectiva econômica, o veículo passou a gerar uma economia anual de um pouco mais de R$15.000,00. Na perspectiva ambiental, utilizou-se a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), para quantificar os impactos gerados na produção do diesel mediante o método International Reference Life Cycle Data System (ILCD) que avalia a categoria relacionada ao consumo de recursos minerais e fósseis, e o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) que avalia o Potencial de Aquecimento Global. O resultado da ACV revelou uma redução de 6,82% na extração de recursos e uma redução de 6,52% para emissões de gases do efeito estufa. Em termos comparativos com a frota brasileira os valores equivalem a 25 bilhões de litros de petróleo que deixariam de ser utilizados para a produção do diesel.The number of vehicles in circulation has grown a lot in recent times. As a result, environmental legislation becomes more stringent. The automotive industry has sought to reduce the atmospheric emissions of its vehicles for more sustainable production and use, as well as protection of public health and environmental protection. In view of the environmental concern for emissions of pollutants, this study goal to highlight the environmental and economic effects resulting from the change in the differential ratio in an extra heavy truck, considering the perspective of the life cycle. For that, a bibliographic survey realized to contextualize the theme, with 30 articles studied. A case study was developed the economic and environmental perspective of a commercial truck with its altered axle differential. The results of the differential axle exchange were a reduction of five thousand liters of diesel consumed for the truck studied. For an economic perspective, the vehicle started to generate an annual savings of more than fifteen thousand real. In the environmental perspective, the Life Cycle Assessment (LCA) was used to quantify the impacts generated in diesel production using the International Reference Life Cycle Data System (ILCD) method that evaluates the category related to the consumption of mineral and fossil resources, and the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) assessing Global Warming Potential. The result of the LCA showed a 6.82% reduction in resource extraction and a reduction of 6.52% in greenhouse gas emissions. Compared with the Brazilian fleet, the values are equivalent to twenty-five billion liters of oil that would no longer be used for the production of diesel.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCiclo de vida do produtoTransporte rodoviário de cargaAutomóveis - Consumo de combustívelProduct life cicleTruckingAutomobiles - Fuel consumptionEfeitos da mudança da relação diferencial em um caminhão extra pesado considerando a perspectiva do ciclo de vidaEffects of changing the differential ratio an extra heavy truck considering the life cycle perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaPiekarski, Cassiano MoroPiekarski, Cassiano MoroPuglieri, Fabio NevesSantos, Max Mauro DiasFerreira, Mariane Bigarelliinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_DAENP_2018_2_05.pdfapplication/pdf2189269http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16035/1/PG_DAENP_2018_2_05.pdf9dadbc876d9cac44b1b3878ae133aac3MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16035/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_DAENP_2018_2_05.pdf.txtExtracted texttext/plain115048http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16035/3/PG_DAENP_2018_2_05.pdf.txt023ccb486ea7f6f22fba458bdc7582cbMD53THUMBNAILPG_DAENP_2018_2_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1392http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16035/4/PG_DAENP_2018_2_05.pdf.jpga6c633bf8e383b3d033f161eb59beeb9MD541/160352020-11-19 16:33:21.385oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:33:21Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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