As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911 |
Resumo: | Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970) |
id |
UTFPR-12_b57a20dd50404fb546dca4297be50255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8911 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-11T18:34:32Z2015-02-11PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970)This work is part of Discourse Analysis area and focuses on discussing the women's image that was made through the analysis of six advertisements, arranged in three groups; the first is related to ads produced in the 30s, the second is related to ads produced in the 40s and the third is related to ads produced during the 50s and 60s. With this analysis, we aim to point out how the advertising productions portraying female images were reestructured due to the historic advent occurred between 1940 and 1945 (World War II), that mobilized the workforce for industries during the absence of the male social portion. Based on Bakhtin's (2006), Pêcheux's (1995; 1998) and Foucault's (2008) ideas on discourse and ideology, the analysis of these six advertisements discusses the differences that permeate the representations of women in a forty-year period (1930-1970)5000porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras ModernasLicenciatura em LetrasIdeologia - MulheresCampanhas publicitáriasMulheres nos anúnciosIdeology - WomenAdvertising campaignsWomen in advertisingAs mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRemenche, Maria de Lourdes RossiPuppi, Barbara Brancoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COLET_2014_2_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/1/CT_COLET_2014_2_03.pdf.jpg26e0bf44d367053e7de409af726c9a96MD51ORIGINALCT_COLET_2014_2_03.pdfapplication/pdf1321982http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/2/CT_COLET_2014_2_03.pdf906569e1f2561c6416ea147b51fa3dafMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_COLET_2014_2_03.pdf.txtExtracted texttext/plain151365http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/4/CT_COLET_2014_2_03.pdf.txt60ecd2449b8d5d79217f3f5c4e13bd4bMD541/89112020-11-11 16:34:33.425oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T18:34:33Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
title |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
spellingShingle |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 Puppi, Barbara Branco Licenciatura em Letras Ideologia - Mulheres Campanhas publicitárias Mulheres nos anúncios Ideology - Women Advertising campaigns Women in advertising |
title_short |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
title_full |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
title_fullStr |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
title_full_unstemmed |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
title_sort |
As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970 |
author |
Puppi, Barbara Branco |
author_facet |
Puppi, Barbara Branco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puppi, Barbara Branco |
contributor_str_mv |
Remenche, Maria de Lourdes Rossi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Licenciatura em Letras |
topic |
Licenciatura em Letras Ideologia - Mulheres Campanhas publicitárias Mulheres nos anúncios Ideology - Women Advertising campaigns Women in advertising |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ideologia - Mulheres Campanhas publicitárias Mulheres nos anúncios Ideology - Women Advertising campaigns Women in advertising |
description |
Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970) |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-11T18:34:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911 |
identifier_str_mv |
PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/1/CT_COLET_2014_2_03.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/2/CT_COLET_2014_2_03.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/4/CT_COLET_2014_2_03.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
26e0bf44d367053e7de409af726c9a96 906569e1f2561c6416ea147b51fa3daf dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 60ecd2449b8d5d79217f3f5c4e13bd4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923181385482240 |