As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puppi, Barbara Branco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911
Resumo: Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970)
id UTFPR-12_b57a20dd50404fb546dca4297be50255
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8911
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-11T18:34:32Z2015-02-11PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970)This work is part of Discourse Analysis area and focuses on discussing the women's image that was made through the analysis of six advertisements, arranged in three groups; the first is related to ads produced in the 30s, the second is related to ads produced in the 40s and the third is related to ads produced during the 50s and 60s. With this analysis, we aim to point out how the advertising productions portraying female images were reestructured due to the historic advent occurred between 1940 and 1945 (World War II), that mobilized the workforce for industries during the absence of the male social portion. Based on Bakhtin's (2006), Pêcheux's (1995; 1998) and Foucault's (2008) ideas on discourse and ideology, the analysis of these six advertisements discusses the differences that permeate the representations of women in a forty-year period (1930-1970)5000porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras ModernasLicenciatura em LetrasIdeologia - MulheresCampanhas publicitáriasMulheres nos anúnciosIdeology - WomenAdvertising campaignsWomen in advertisingAs mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRemenche, Maria de Lourdes RossiPuppi, Barbara Brancoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COLET_2014_2_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/1/CT_COLET_2014_2_03.pdf.jpg26e0bf44d367053e7de409af726c9a96MD51ORIGINALCT_COLET_2014_2_03.pdfapplication/pdf1321982http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/2/CT_COLET_2014_2_03.pdf906569e1f2561c6416ea147b51fa3dafMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_COLET_2014_2_03.pdf.txtExtracted texttext/plain151365http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/4/CT_COLET_2014_2_03.pdf.txt60ecd2449b8d5d79217f3f5c4e13bd4bMD541/89112020-11-11 16:34:33.425oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/8911IE5hIHF1YWxpZGFkZSBkZSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGF1dG9yaXpvIGEgVVRGUFIgYSB2ZWljdWxhciwgCmF0cmF2w6lzIGRvIFBvcnRhbCBkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZW0gQWNlc3NvIEFiZXJ0byAoUElBQSkgZSBkb3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBkYXMgQmlibGlvdGVjYXMgCmRlc3RhIEluc3RpdHVpw6fDo28sIHNlbSByZXNzYXJjaW1lbnRvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBhIExlaSBubyA5LjYxMC85OCwgCm8gdGV4dG8gZGVzdGEgb2JyYSwgb2JzZXJ2YW5kbyBhcyBjb25kacOnw7VlcyBkZSBkaXNwb25pYmlsaXphw6fDo28gcmVnaXN0cmFkYXMgbm8gaXRlbSA0IGRvIArigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIFRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgCkVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyAKU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSwgcGFyYSBmaW5zIGRlIGxlaXR1cmEsIGltcHJlc3PDo28gZS9vdSBkb3dubG9hZCwgdmlzYW5kbyBhIApkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBicmFzaWxlaXJhLgoKICBBcyB2aWFzIG9yaWdpbmFpcyBlIGFzc2luYWRhcyBwZWxvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBkbyDigJxUZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgUHVibGljYcOnw6NvIGRlIApUcmFiYWxob3MgZGUgQ29uY2x1c8OjbyBkZSBDdXJzbyBkZSBHcmFkdWHDp8OjbyBlIEVzcGVjaWFsaXphw6fDo28sIERpc3NlcnRhw6fDtWVzIGUgVGVzZXMgbm8gUG9ydGFsIApkZSBJbmZvcm1hw6fDo28gZSBub3MgQ2F0w6Fsb2dvcyBFbGV0csO0bmljb3MgZG8gU2lzdGVtYSBkZSBCaWJsaW90ZWNhcyBkYSBVVEZQUuKAnSBlIGRhIOKAnERlY2xhcmHDp8OjbyAKZGUgQXV0b3JpYeKAnSBlbmNvbnRyYW0tc2UgYXJxdWl2YWRhcyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIGRvIEPDom1wdXMgbm8gcXVhbCBvIHRyYWJhbGhvIGZvaSBkZWZlbmRpZG8uIApObyBjYXNvIGRlIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgZGUgYXV0b3JpYSBjb2xldGl2YSBlIG11bHRpY8OibXB1cywgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBmaWNhcsOjbyBzb2IgZ3VhcmRhIGRhIApCaWJsaW90ZWNhIGNvbSBhIHF1YWwgbyDigJxwcmltZWlybyBhdXRvcuKAnSBwb3NzdWEgdsOtbmN1bG8uCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T18:34:33Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
title As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
spellingShingle As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
Puppi, Barbara Branco
Licenciatura em Letras
Ideologia - Mulheres
Campanhas publicitárias
Mulheres nos anúncios
Ideology - Women
Advertising campaigns
Women in advertising
title_short As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
title_full As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
title_fullStr As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
title_full_unstemmed As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
title_sort As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970
author Puppi, Barbara Branco
author_facet Puppi, Barbara Branco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.contributor.author.fl_str_mv Puppi, Barbara Branco
contributor_str_mv Remenche, Maria de Lourdes Rossi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Licenciatura em Letras
topic Licenciatura em Letras
Ideologia - Mulheres
Campanhas publicitárias
Mulheres nos anúncios
Ideology - Women
Advertising campaigns
Women in advertising
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia - Mulheres
Campanhas publicitárias
Mulheres nos anúncios
Ideology - Women
Advertising campaigns
Women in advertising
description Este trabalho se insere na área da Análise do Discurso e tem por objetivo discutir a imagem que se construiu acerca da mulher por meio da análise de seis anúncios publicitários, organizados em três agrupamentos; o primeiro referente aos anúncios veiculados na década de 30, o segundo referente aos anúncios publicados durante a década de 40 e o terceiro referente aos anúncios produzidos nas décadas de 50 e 60. A partir dessa análise, busca-se apontar de que maneira as produções publicitárias que retratavam a figura feminina foram reestruturadas dado o advento histórico ocorrido entre 1940 e 1945 (Segunda Guerra Mundial), com o objetivo de mobilizar força de trabalho para as indústrias durante a ausência da parcela masculina. Com base nas ideias de Bakhtin (2006), Pêcheux (1995; 1998), Foucault (2008) sobre discurso e ideologia, a análise das peças publicitárias visa discutir as diferenças que permeiam as representações sobre mulher em um período de quarenta anos (1930-1970)
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-11T18:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911
identifier_str_mv PUPPI, Barbara Branco. As mulheres da guerra: uma análise discursiva de textos publicitários entre 1930 e 1970. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão; Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/1/CT_COLET_2014_2_03.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/2/CT_COLET_2014_2_03.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8911/4/CT_COLET_2014_2_03.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26e0bf44d367053e7de409af726c9a96
906569e1f2561c6416ea147b51fa3daf
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
60ecd2449b8d5d79217f3f5c4e13bd4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923181385482240