Análise da influência de parâmetros geométricos nas tensões de flexão de engrenagens cilíndricas de dentes retos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10376 |
Resumo: | O uso de engrenagens cilíndricas de dentes retos é de suma importância em sistemas mecânicos onde se deseja a transmissão de torque ou potência entre eixos. É importante realizar um bom projeto das engrenagens, pois a aplicação da carga entre elas pode gerar desgaste elevado nos dentes, como a crateração ou até mesmo a quebra dos dentes, fazendo com que seja necessária a troca do par engrenado. Os dois modos de falha mais comuns em engrenagens são a fratura na região da raiz por fadiga de flexão e a fadiga superficial da face dos dentes. Para minimizar essas falhas, é possível realizar uma mudança no material das engrenagens ou realizar mudanças geométricas no par engrenado, que é o objetivo desse trabalho. As engrenagens são modeladas no software SolidWorks, fazendo o uso da parametrização para a rápida geração de modelos com geometrias diferentes. Para que os modelos reflitam com a realidade de engrenagens fabricadas na prática, usam-se conceitos teóricos para a construção do perfil do dente. Um modelo analítico foi construído tendo como base a equação apresentada pela norma AGMA e a tensão de flexão proposta de Lewis. A equação resultante utilizada para realizar os cálculos de tensão na raiz do dente tratase de uma modificação da equação de Lewis, visando melhorar o resultado final. É feito uso do ABAQUS para construção do modelo numérico e posterior validação com o modelo analítico. As principais etapas e melhorias realizadas no software são apresentadas e discutidas. Com os resultados gerados, nota-se a redução da tensão com o aumento do número de dentes, módulo e/ou ângulo de pressão. É visto também o comportamento semelhante da tensão na raiz do dente para todos os modelos estudados. Dessa forma, é possível avaliar qual a configuração geométrica ideal para que as ECDR sofram um esforço menor de tensão de acordo com as modificações que podem ser realizadas na geometria. |
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2020-11-12T18:33:17Z2020-11-12T18:33:17Z2015-12-17QUADROS, Pedro Murilo Souza de. Análise da influência de parâmetros geométricos nas tensões de flexão de engrenagens cilíndricas de dentes retos. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10376O uso de engrenagens cilíndricas de dentes retos é de suma importância em sistemas mecânicos onde se deseja a transmissão de torque ou potência entre eixos. É importante realizar um bom projeto das engrenagens, pois a aplicação da carga entre elas pode gerar desgaste elevado nos dentes, como a crateração ou até mesmo a quebra dos dentes, fazendo com que seja necessária a troca do par engrenado. Os dois modos de falha mais comuns em engrenagens são a fratura na região da raiz por fadiga de flexão e a fadiga superficial da face dos dentes. Para minimizar essas falhas, é possível realizar uma mudança no material das engrenagens ou realizar mudanças geométricas no par engrenado, que é o objetivo desse trabalho. As engrenagens são modeladas no software SolidWorks, fazendo o uso da parametrização para a rápida geração de modelos com geometrias diferentes. Para que os modelos reflitam com a realidade de engrenagens fabricadas na prática, usam-se conceitos teóricos para a construção do perfil do dente. Um modelo analítico foi construído tendo como base a equação apresentada pela norma AGMA e a tensão de flexão proposta de Lewis. A equação resultante utilizada para realizar os cálculos de tensão na raiz do dente tratase de uma modificação da equação de Lewis, visando melhorar o resultado final. É feito uso do ABAQUS para construção do modelo numérico e posterior validação com o modelo analítico. As principais etapas e melhorias realizadas no software são apresentadas e discutidas. Com os resultados gerados, nota-se a redução da tensão com o aumento do número de dentes, módulo e/ou ângulo de pressão. É visto também o comportamento semelhante da tensão na raiz do dente para todos os modelos estudados. Dessa forma, é possível avaliar qual a configuração geométrica ideal para que as ECDR sofram um esforço menor de tensão de acordo com as modificações que podem ser realizadas na geometria.The use of spur gears is important to machine systems where torque transmission or power transmission between shafts it is needed. It is important to realize an effective project, because the application of load between a pair of gears can cause high wear on teeth, like pitting and even the breaking of teeth. This makes that it is necessary to change the pair. The two failures modes most common are frature in the root region by bending stress and surface fatigue by contact stress. To reduce these failures, the change of the material or geometric variations can be done, and the last one is the goal of this paper. The gears are modeled using the software Solidworks, making use of features to accelerate the creation of several models with geometric variations. To make the models similar to the gears really manufactured, it is presented theoretical concepts related to the building of curves, which the gear profile has. An analytical method was constructed based on equations presented by AGMA Standard and the bending stress equation purposed by Lewis. The final equation used to perform the resulting bending stresses on the rooth tooth refers to a modified Lewis equation, which was made to improve the results. The numerical analysis are developed using the ABAQUS commercial pack and subsequent validation with the analytical model. The main improvements made on ABAQUS are showed and discussed. In the end, the generated results shown a decay of the bending stress with the increasing of teeth number, module and pressure angle. It is also shown that the gears has the same bending stress behavior on the rooth teeth. Therewith, it is possible to evaluate what geometry configuration is the best to spur gears, to avoid excessive bending stress according to the geometric variations.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Engenharia MecânicaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOEngrenagensFlexão (Engenharia civil)Estrutura analítica de projetoMétodo dos elementos finitosDeformações e tensõesEngenharia mecânicaGearingsFlexureWork breakdown structureFinite element methodStrains and stressesMechanical engineeringAnálise da influência de parâmetros geométricos nas tensões de flexão de engrenagens cilíndricas de dentes retosAnalysis of the influence of geometric variations on the bending stresses of cylindrical spur gearsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaFerreira, Ana Paula Carvalho da SilvaSilva, Carlos Henrique daFerreira, Ana Paula Carvalho da SilvaSilva, Carlos Henrique daPassos, Adriano GonçalvesSilva, Cláudio TavaresQuadros, Pedro Murilo Souza deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_DAMEC_2016_2_20.pdfapplication/pdf2521274http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10376/1/CT_DAMEC_2016_2_20.pdf0f0a8e4fcff8a7f174aa5bf5960ab5fdMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10376/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_DAMEC_2016_2_20.pdf.txtExtracted texttext/plain108941http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10376/3/CT_DAMEC_2016_2_20.pdf.txt1e63229a738dfffdcf2000e70319da9fMD53THUMBNAILCT_DAMEC_2016_2_20.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/10376/4/CT_DAMEC_2016_2_20.pdf.jpg8c66eb982183d21773c626f2f205fdc6MD541/103762020-11-12 16:33:18.118oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T18:33:18Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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