A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Wilson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Stanzani, Enio Lorena, Passos, Marinez Meneghello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos.
id UTFPR-13_8c9846e12daaa99827947c941b8a6d6b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6820
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPECEnsino de Ciências e Educação MatemáticaMotivação; Análise de Conteúdo; ENPECEste trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carvalho, WilsonStanzani, Enio LorenaPassos, Marinez Meneghello2017-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/682010.3895/actio.v2n3.6820ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 97-114ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 97-1142525-892310.3895/actio.v2n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820/4630https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/846https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/847https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/848Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:12Zoai:periodicos.utfpr:article/6820Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:12Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
title A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
spellingShingle A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
Carvalho, Wilson
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC
title_short A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
title_full A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
title_fullStr A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
title_full_unstemmed A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
title_sort A motivação no ensino de ciências: análise de dez anos de trabalhos apresentados no ENPEC
author Carvalho, Wilson
author_facet Carvalho, Wilson
Stanzani, Enio Lorena
Passos, Marinez Meneghello
author_role author
author2 Stanzani, Enio Lorena
Passos, Marinez Meneghello
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Wilson
Stanzani, Enio Lorena
Passos, Marinez Meneghello
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências e Educação Matemática
Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC
topic Ensino de Ciências e Educação Matemática
Motivação; Análise de Conteúdo; ENPEC
description Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre o conceito motivação a partir de trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para primeira etapa analítica, foram analisados todos os trabalhos publicados nos anais das últimas seis edições do evento (2005 a 2015), totalizando 5693 artigos. Na sequência foram realizadas buscas pelo termo motivação, resultando em 93 trabalhos, os quais constituíram o corpus da presente pesquisa. Como ferramenta metodológica de análise e de coleta de dados, utilizou-se a análise textual, com ênfase nos pressupostos da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados, foi possível constatar que: no ENPEC os trabalhos relacionados ao conceito motivação não representam uma temática significativa dentre os temas pesquisados ao longo das últimas seis edições; o número de pesquisas que trazem o termo motivação com seu entendimento de senso comum é elevado, aproximadamente 56% do total; e os trabalhos que buscam discutir o conceito motivação de forma fundamentada mostram uma limitação dos referenciais utilizados, evidenciando alguns autores, os quais apresentam fortes vínculos acadêmicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820
10.3895/actio.v2n3.6820
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n3.6820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6820/4630
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/846
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/847
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/6820/848
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 3 (2017); 97-114
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 3 (2017); 97-114
2525-8923
10.3895/actio.v2n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984310190080