Residência pedagógica colaborando no processo transformador de ensino da matemática na geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Itonaga, Regina Yuri
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Walesko, Glaci, Banin, Edna Sakon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10878
Resumo: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, teve o intuito de promover uma metodologia diferenciada para ensinar o conceito de figuras geométricas planas, desenvolvido no Programa Residência Pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com a perspectiva de proporcionar aos alunos do 6º ano, participantes do Projeto Mais Educação, ensino no contraturno do Colégio Estadual Santa Cândida – Curitiba - Paraná, com o propósito de estimular o raciocínio lógico por meio de atividade lúdica e utilizando o palito de fósforo como material concreto; foi abordado o assunto construções de figuras geométricas planas, apresentando possibilidades de montagem de polígonos regulares e irregulares, verificando e nomeando a quantidade de lados e considerando os ângulos internos desses polígonos. Esse conteúdo já havia sido contemplado, porém ainda era recorrente a dificuldade de distingui-los e nomeá-los, principalmente sua caracterização quanto aos lados, verificação das nomenclaturas e indicação quanto à classificação dos ângulos. A utilização do palito de fósforo tornou-se um  elemento que oportunizou a discussão sobre o material de que é feito, uso e cuidados, dando um enfoque interdisciplinar com a Ciência e a Geografia, além de um debate sobre as causas das queimadas, foi com esse desenvolvimento que através do diálogo, pode-se trazer elementos a serem conceituados, como reta, semirreta e segmento de reta; a construção de triângulos com diversas medidas de lados foram acompanhadas de suas características e a condição de existência de um triângulo também foi abordada. O maior benefício da metodologia foi a de incentivar o pensamento crítico, desenvolvendo a criatividade nos alunos, para o residente a oportunidade de ser parte de um processo transformador da Matemática, procurando despertar nos alunos a capacidade em resolver problemas e proporcionando um lastro que ultrapassa a forma engessada do ensino que dá enfoque apenas a lousa e o giz.
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