A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Tobaldini de Lima, Barbara Grace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724
Resumo: A alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.
id UTFPR-13_bc6e0059c21a19ab20b965c6aa2ffb88
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6724
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciênciasPesquisaAlfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação PermanenteA alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Weimer Baierle Oldoni, Josiani FátimaTobaldini de Lima, Barbara Grace2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/672410.3895/actio.v2n1.6724ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 41-59ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 41-592525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724/4328Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:20Zoai:periodicos.utfpr:article/6724Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:20Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
title A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
spellingShingle A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima
Pesquisa
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente
title_short A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
title_full A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
title_fullStr A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
title_full_unstemmed A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
title_sort A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
author Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima
author_facet Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima
Tobaldini de Lima, Barbara Grace
author_role author
author2 Tobaldini de Lima, Barbara Grace
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima
Tobaldini de Lima, Barbara Grace
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente
topic Pesquisa
Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente
description A alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724
10.3895/actio.v2n1.6724
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724/4328
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 41-59
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 41-59
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983760736256