A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724 |
Resumo: | A alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente. |
id |
UTFPR-13_bc6e0059c21a19ab20b965c6aa2ffb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6724 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciênciasPesquisaAlfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação PermanenteA alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Weimer Baierle Oldoni, Josiani FátimaTobaldini de Lima, Barbara Grace2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/672410.3895/actio.v2n1.6724ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 41-59ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 41-592525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724/4328Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:20Zoai:periodicos.utfpr:article/6724Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:20Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
title |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
spellingShingle |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima Pesquisa Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente |
title_short |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
title_full |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
title_fullStr |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
title_sort |
A compreensão dos professores sobre a alfabetização científica: perspectivas e realidade do ensino de ciências |
author |
Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima |
author_facet |
Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima Tobaldini de Lima, Barbara Grace |
author_role |
author |
author2 |
Tobaldini de Lima, Barbara Grace |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weimer Baierle Oldoni, Josiani Fátima Tobaldini de Lima, Barbara Grace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente |
topic |
Pesquisa Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Formação Permanente |
description |
A alfabetização científica é uma alternativa que torna possível a ressignificação da ciência, na qual prioriza a contextualização do conteúdo e o compromisso com a formação de cidadãos críticos e preparados para participar de discussões sobre os avanços e implicações da ciência. Desse modo, esta pesquisa objetivou compreender como a abordagem da alfabetização científica vêm sendo trabalhada em sala de aula pelos professores de Ciências das escolas da educação básica do município de Planalto, PR. A metodologia que retrata a abordagem do problema de pesquisa é classificada como qualitativa. Para o desenvolvimento do estudo, realizou-se entrevistas com quatro professores de ciências do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais do município de Planalto, PR. As entrevistas foram analisadas com base na metodologia da Análise Textual Discursiva, no qual emergiram as seguintes categorias: A compreensão dos professores sobre alfabetização científica e Formação permanente. Verificou-se a necessidade de se discutir e repensar os objetivos do ensino de Ciências, afim de proporcionar o processo da Alfabetização Científica pois existem muitas lacunas na compreensão dessa abordagem. Assim, ressalta-se a importância do contínuo processo de formação na carreira do profissional docente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724 10.3895/actio.v2n1.6724 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v2n1.6724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6724/4328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 41-59 ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 41-59 2525-8923 10.3895/actio.v2n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983760736256 |