O professor e a formação de novos professores: representações das identidades docentes na UTFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Rosa Morais, Vanessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10890
Resumo:  O professor que forma novos professores na universidade tem um papel importante de transferir por meio da sua didática como é “ser professor”. Pensar nessa questão significa refletir sobre a identidade do professor e as diferentes formações discursivas desse profissional do ensino superior. Assim, o principal objetivo é apresentar nesse texto um projeto de pesquisa do mestrado, atualmente em desenvolvimento para a construção da dissertação. Esse artigo revela os interesses que a pesquisa propõe a explorar posteriormente na dissertação, sobre o trabalho do professor e a busca pela compreensão dos aspectos de representação docente, bem como, comparar e analisar se há semelhanças ou diferenças de identidade na constituição dos discursos de professores universitários. Nesse contexto, investiga-se por meio da pesquisa qualitativa e da técnica entrevista semiestruturada em conformidade com Ludke e André (1986), Triviños (1992) Minayo (2001) e Gil (2019). O delineamento dos métodos para efetuar a pesquisa a princípio encontra-se estruturado em três partes sendo I) a construção de um roteiro com oito temáticas para guiar as entrevistas com cada professor; II) escolha da ferramenta Skype como meio de comunicação para realizar as entrevistas pela internet; III) análise e interpretação de dados gravados sob sigilo. Nas conclusões, são destacadas as hipóteses discutidas até o momento, com relação a existência de mais do que uma identidade do professor universitário, pois cada sujeito se constitui no meio social, cultural e discursivo. A partir dessas interações e percepções coletivas, criam-se novas identidades individuais. Além disso, dentro de uma instituição de ensino superior é possível que o professor também molde a sua identidade pela sua experiência profissional na área do conhecimento em que atua e por meio das suas atividades de docência nas salas de aula. Portanto, espera-se compreender no aprofundamento da pesquisa a formação da identidade coletiva e individual do professor no cenário institucional, para interpretar as variadas representações discursivas que caracterizam esse profissional desde a preparação do planejamento de aulas a aplicação de teorias e reflexão sobre a sua própria prática. 
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