O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landgraf, Ariane da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Justulin, Andresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1.  Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.
id UTFPR-13_fac5720644cfb68148c1f5a985925181
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14459
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemáticaThe development of algebraic thinking in incoming students of a degree course in mathematicsEducaçãoResolução de Problemas; Álgebra; Pensamento AlgébricoProblem solving; Algebra; Algebraic thinkingEste artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1.  Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.This paper aims to analyze the indicators of development of algebraic thinking manifested by incoming students of the Bachelor's course of Federal Technological University of Paraná, Cornélio Procópio campus, through the resolution of problems. The research followed a qualitative approach, seeking the understanding of aspects related to the development of the participants' algebraic thinking. For data collection, was elaborated an instrument with seven problems involving algebraic contents, applied to a group of 37 incoming students of the Mathematics Undergraduate course in the subject Fundamentals of Mathematics 1. This paper presents three of the applied problems to contemplate the objective. The data analysis covered the participants' resolutions, developing a triangulation with the theoretical framework that deals with indicators of the development of algebraic thinking. The results showed a rate of less than 50% in each indicator analyzed, revealing that the participants' algebraic thinking is unsatisfactory.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Landgraf, Ariane da SilvaJustulin, Andresa Maria2021-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1445910.3895/actio.v6n3.14459ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-182525-892310.3895/actio.v6n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459/8665https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14459/2356Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T14:10:29Zoai:periodicos.utfpr:article/14459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-26T14:10:29Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
The development of algebraic thinking in incoming students of a degree course in mathematics
title O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
spellingShingle O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
Landgraf, Ariane da Silva
Educação
Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico
Problem solving; Algebra; Algebraic thinking
title_short O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
title_full O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
title_fullStr O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
title_full_unstemmed O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
title_sort O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes de um curso de licenciatura em matemática
author Landgraf, Ariane da Silva
author_facet Landgraf, Ariane da Silva
Justulin, Andresa Maria
author_role author
author2 Justulin, Andresa Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Landgraf, Ariane da Silva
Justulin, Andresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico
Problem solving; Algebra; Algebraic thinking
topic Educação
Resolução de Problemas; Álgebra; Pensamento Algébrico
Problem solving; Algebra; Algebraic thinking
description Este artigo tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos participantes. Para a coleta de dados, elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma 37 alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Fundamentos da Matemática 1.  Para contemplar o objetivo enunciado, são apresentados três dos problemas aplicados. A análise dos dados abarcou as resoluções dos participantes, fazendo uma triangulação com o referencial teórico que trata dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados apontaram um índice menor do que 50% em cada indicador analisado, o que revela que o pensamento algébrico dos participantes não é satisfatório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-19
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459
10.3895/actio.v6n3.14459
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n3.14459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14459/8665
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/14459/2356
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 3 (2021); 1-18
2525-8923
10.3895/actio.v6n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239985675436032