Desenvolvimento rural no território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Cristina Maria Macêdo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8324
Resumo: Neste artigo ensaístico coloca-se em diálogo das noções “território”, “regional” e “rural” enquanto categorias teoricamente concorrentes embora sejam tratadas como sinônimos sintagmáticos sob a égide do desenvolvimento. Questiona-se a concepção de território que perpassa as intervenções governamentais para o desenvolvimento rural, o que leva necessariamente ao questionamento sobre o rural de que se está falando e como essas categorias ganham perspectiva regional. Embora sejam reflexões teóricas e epistemológicas, a base da reflexão é a constatação de fenômenos empíricos decorrentes do planejamento governamental para o desenvolvimento quer do rural quer do município. Os dados da realidade empírica fazem acessar uma relação pouco visibilizada nos termos desse desenvolvimento que é a relação entre o rural e o urbano como processo de subalternização da vida rural pelo ideário civilizatório urbano. Os fenômenos empíricos de que se fala dizem respeito a ações voltadas à política energética que incidem sobre agricultores familiares e pescadores artesanais, respectivamente do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte e, do arquipélago Tinharé/Boipeba, ambos no estado da Bahia. A perspectiva epistemológica adotada é a do pensamento complexo operacionalizado a partir da noção de ruralidade metropolitana que coloca a expansão da metrópole no cerne da hegemonia do desenvolvimento.
id UTFPR-4_446b7276ddee768fd4a6d3e51833997d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8324
network_acronym_str UTFPR-4
network_name_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling Desenvolvimento rural no territórioFundamentos do Planejamento Urbano e Regionalfundamentos de planejamento; metropolitano; mundo rural; territorial; perspectivasNeste artigo ensaístico coloca-se em diálogo das noções “território”, “regional” e “rural” enquanto categorias teoricamente concorrentes embora sejam tratadas como sinônimos sintagmáticos sob a égide do desenvolvimento. Questiona-se a concepção de território que perpassa as intervenções governamentais para o desenvolvimento rural, o que leva necessariamente ao questionamento sobre o rural de que se está falando e como essas categorias ganham perspectiva regional. Embora sejam reflexões teóricas e epistemológicas, a base da reflexão é a constatação de fenômenos empíricos decorrentes do planejamento governamental para o desenvolvimento quer do rural quer do município. Os dados da realidade empírica fazem acessar uma relação pouco visibilizada nos termos desse desenvolvimento que é a relação entre o rural e o urbano como processo de subalternização da vida rural pelo ideário civilizatório urbano. Os fenômenos empíricos de que se fala dizem respeito a ações voltadas à política energética que incidem sobre agricultores familiares e pescadores artesanais, respectivamente do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte e, do arquipélago Tinharé/Boipeba, ambos no estado da Bahia. A perspectiva epistemológica adotada é a do pensamento complexo operacionalizado a partir da noção de ruralidade metropolitana que coloca a expansão da metrópole no cerne da hegemonia do desenvolvimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPQAlencar, Cristina Maria Macêdo de2019-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/832410.3895/rbpd.v8n2.8324Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 8, n. 2 (2019); 311-3312317-236310.3895/rbpd.v8n2reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8324/6266Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimentohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-19T20:46:11Zoai:periodicos.utfpr:article/8324Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbpdPUBhttp://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/oai||rbpd-ct@utfpr.edu.br2317-23632317-2363opendoar:2019-06-19T20:46:11Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento rural no território
title Desenvolvimento rural no território
spellingShingle Desenvolvimento rural no território
Alencar, Cristina Maria Macêdo de
Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
fundamentos de planejamento; metropolitano; mundo rural; territorial; perspectivas
title_short Desenvolvimento rural no território
title_full Desenvolvimento rural no território
title_fullStr Desenvolvimento rural no território
title_full_unstemmed Desenvolvimento rural no território
title_sort Desenvolvimento rural no território
author Alencar, Cristina Maria Macêdo de
author_facet Alencar, Cristina Maria Macêdo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPQ
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Cristina Maria Macêdo de
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
fundamentos de planejamento; metropolitano; mundo rural; territorial; perspectivas
topic Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
fundamentos de planejamento; metropolitano; mundo rural; territorial; perspectivas
description Neste artigo ensaístico coloca-se em diálogo das noções “território”, “regional” e “rural” enquanto categorias teoricamente concorrentes embora sejam tratadas como sinônimos sintagmáticos sob a égide do desenvolvimento. Questiona-se a concepção de território que perpassa as intervenções governamentais para o desenvolvimento rural, o que leva necessariamente ao questionamento sobre o rural de que se está falando e como essas categorias ganham perspectiva regional. Embora sejam reflexões teóricas e epistemológicas, a base da reflexão é a constatação de fenômenos empíricos decorrentes do planejamento governamental para o desenvolvimento quer do rural quer do município. Os dados da realidade empírica fazem acessar uma relação pouco visibilizada nos termos desse desenvolvimento que é a relação entre o rural e o urbano como processo de subalternização da vida rural pelo ideário civilizatório urbano. Os fenômenos empíricos de que se fala dizem respeito a ações voltadas à política energética que incidem sobre agricultores familiares e pescadores artesanais, respectivamente do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas / Litoral Norte e, do arquipélago Tinharé/Boipeba, ambos no estado da Bahia. A perspectiva epistemológica adotada é a do pensamento complexo operacionalizado a partir da noção de ruralidade metropolitana que coloca a expansão da metrópole no cerne da hegemonia do desenvolvimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8324
10.3895/rbpd.v8n2.8324
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8324
identifier_str_mv 10.3895/rbpd.v8n2.8324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/8324/6266
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento; v. 8, n. 2 (2019); 311-331
2317-2363
10.3895/rbpd.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
collection Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbpd-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809283852050366464