UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380 |
Resumo: | A preocupação com o meio ambiente vem aumentando nas últimas décadas, esse fato acontece devido a diversos fatores, tais como a necessidade de sobrevivência do homem e a sua percepção da limitação dos recursos naturais. Diante desse cenário, uma das ferramentas que pode ser utilizadas pelas empresas para permitir conciliar lucratividade e responsabilidade social vem ser o chamado marketing verde ou ecológico, onde o mesmo leva informações sobre produto e produtor, além de contribuir para adequação das empresas junto aos órgãos responsáveis pela legislação ambiental, e em relação aos concorrentes servindo como uma variável competitiva. Deste modo o estudo buscou identificar as ações de marketing verde encontradas nos produtos que compõem a cesta básica, em duas grandes redes supermercadistas localizadas em Caruaru-PE. Através da pesquisa de campo foi possível identificar oito produtos que continham ações de marketing verde esses foram: Feijão, Arroz, Farinha, Pão Francês ou de Forma, Café em Pó, Açúcar, Óleo ou banha e Manteiga. Diante do explicitado, é possível inferir que as empresas estão preocupadas com as ações de marketing verde e começam a usar em produtos básicos como os que compõem a cesta básica brasileira. |
id |
UTFPR-5_01aeab99b2d9bd0544f423a1312f5df4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1380 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRAMarketing; Marketing verdeA preocupação com o meio ambiente vem aumentando nas últimas décadas, esse fato acontece devido a diversos fatores, tais como a necessidade de sobrevivência do homem e a sua percepção da limitação dos recursos naturais. Diante desse cenário, uma das ferramentas que pode ser utilizadas pelas empresas para permitir conciliar lucratividade e responsabilidade social vem ser o chamado marketing verde ou ecológico, onde o mesmo leva informações sobre produto e produtor, além de contribuir para adequação das empresas junto aos órgãos responsáveis pela legislação ambiental, e em relação aos concorrentes servindo como uma variável competitiva. Deste modo o estudo buscou identificar as ações de marketing verde encontradas nos produtos que compõem a cesta básica, em duas grandes redes supermercadistas localizadas em Caruaru-PE. Através da pesquisa de campo foi possível identificar oito produtos que continham ações de marketing verde esses foram: Feijão, Arroz, Farinha, Pão Francês ou de Forma, Café em Pó, Açúcar, Óleo ou banha e Manteiga. Diante do explicitado, é possível inferir que as empresas estão preocupadas com as ações de marketing verde e começam a usar em produtos básicos como os que compõem a cesta básica brasileira. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braga, Jessiany Fernandesda silva, José AparecidoHolanda, Lucyanno Moreira Cardoso de2013-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/138010.3895/S1808-04482013000100007Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013)1808-044810.3895/S1808-044820130001reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380/996https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1380/162Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-23T16:48:59Zoai:periodicos.utfpr:article/1380Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2013-05-23T16:48:59Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
title |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA Braga, Jessiany Fernandes Marketing; Marketing verde |
title_short |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
title_full |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DE AÇÕES DE MARKETING VERDE NOS PRODUTOS QUE COMPÕEM A CESTA BÁSICA BRASILEIRA |
author |
Braga, Jessiany Fernandes |
author_facet |
Braga, Jessiany Fernandes da silva, José Aparecido Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
da silva, José Aparecido Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Jessiany Fernandes da silva, José Aparecido Holanda, Lucyanno Moreira Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing; Marketing verde |
topic |
Marketing; Marketing verde |
description |
A preocupação com o meio ambiente vem aumentando nas últimas décadas, esse fato acontece devido a diversos fatores, tais como a necessidade de sobrevivência do homem e a sua percepção da limitação dos recursos naturais. Diante desse cenário, uma das ferramentas que pode ser utilizadas pelas empresas para permitir conciliar lucratividade e responsabilidade social vem ser o chamado marketing verde ou ecológico, onde o mesmo leva informações sobre produto e produtor, além de contribuir para adequação das empresas junto aos órgãos responsáveis pela legislação ambiental, e em relação aos concorrentes servindo como uma variável competitiva. Deste modo o estudo buscou identificar as ações de marketing verde encontradas nos produtos que compõem a cesta básica, em duas grandes redes supermercadistas localizadas em Caruaru-PE. Através da pesquisa de campo foi possível identificar oito produtos que continham ações de marketing verde esses foram: Feijão, Arroz, Farinha, Pão Francês ou de Forma, Café em Pó, Açúcar, Óleo ou banha e Manteiga. Diante do explicitado, é possível inferir que as empresas estão preocupadas com as ações de marketing verde e começam a usar em produtos básicos como os que compõem a cesta básica brasileira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380 10.3895/S1808-04482013000100007 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482013000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/1380/996 https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/downloadSuppFile/1380/162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 9, n. 1 (2013) 1808-0448 10.3895/S1808-044820130001 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237642270375936 |