MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/651 |
Resumo: | Este ensaio teórico-empírico apresenta como o conhecimento e a utilização das ferramentas do composto de marketing podem auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais através do gerenciamento adequado do fluxo de informações na empresa. O lócus de investigação foi constituído por uma instituição de educação profissional reconhecida nacionalmente, que apesar de ter todos os seus processos padronizados e orientações específicas para cada ação, as unidades localizadas nas cidades do interior não conseguiam alcançar suas metas de produtividade devido à baixa demanda por seus serviços. Diante deste contexto, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi verificar até que ponto o desenvolvimento de estratégias de marketing promocional poderia auxiliar na consolidação da imagem desta escola na região, facilitando o alcance dos objetivos institucionais. Para tanto, utilizou-se o método quantitativo para o levantamento de informações, cujos resultados foram apresentados através da estatística descritiva e tratados juntamente com os dados coletados através do método qualitativo, por meio da análise de conteúdo dos documentos institucionais e análise dos discursos obtidos nas entrevistas. Quanto aos fins, a pesquisa classificou-se como descritiva e intervencionista; e quanto aos meios, constituiu um estudo de caso, uma pesquisa documental e bibliográfica. Constatou-se que, quando instituições de ensino utilizam as estratégias de marketing presentes no composto promocional, os benefícios ultrapassam a otimização dos resultados organizacionais, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento que lhe é proporcionado através do marketing educacional. |
id |
UTFPR-5_c5467940a24a60e57838a05ada590cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/651 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAISEste ensaio teórico-empírico apresenta como o conhecimento e a utilização das ferramentas do composto de marketing podem auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais através do gerenciamento adequado do fluxo de informações na empresa. O lócus de investigação foi constituído por uma instituição de educação profissional reconhecida nacionalmente, que apesar de ter todos os seus processos padronizados e orientações específicas para cada ação, as unidades localizadas nas cidades do interior não conseguiam alcançar suas metas de produtividade devido à baixa demanda por seus serviços. Diante deste contexto, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi verificar até que ponto o desenvolvimento de estratégias de marketing promocional poderia auxiliar na consolidação da imagem desta escola na região, facilitando o alcance dos objetivos institucionais. Para tanto, utilizou-se o método quantitativo para o levantamento de informações, cujos resultados foram apresentados através da estatística descritiva e tratados juntamente com os dados coletados através do método qualitativo, por meio da análise de conteúdo dos documentos institucionais e análise dos discursos obtidos nas entrevistas. Quanto aos fins, a pesquisa classificou-se como descritiva e intervencionista; e quanto aos meios, constituiu um estudo de caso, uma pesquisa documental e bibliográfica. Constatou-se que, quando instituições de ensino utilizam as estratégias de marketing presentes no composto promocional, os benefícios ultrapassam a otimização dos resultados organizacionais, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento que lhe é proporcionado através do marketing educacional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Silva, Fabiana FerreiraSilva, Aline Kelly Moura2010-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/65110.3895/S1808-04482010000300005Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 3 (2010)1808-044810.3895/S1808-044820100003reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/651/535Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-10-20T17:57:22Zoai:periodicos.utfpr:article/651Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2010-10-20T17:57:22Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
title |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
spellingShingle |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS Silva, Fabiana Ferreira |
title_short |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
title_full |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
title_fullStr |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
title_full_unstemmed |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
title_sort |
MARKETING PROMOCIONAL COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E A QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS |
author |
Silva, Fabiana Ferreira |
author_facet |
Silva, Fabiana Ferreira Silva, Aline Kelly Moura |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Kelly Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Ferreira Silva, Aline Kelly Moura |
description |
Este ensaio teórico-empírico apresenta como o conhecimento e a utilização das ferramentas do composto de marketing podem auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais através do gerenciamento adequado do fluxo de informações na empresa. O lócus de investigação foi constituído por uma instituição de educação profissional reconhecida nacionalmente, que apesar de ter todos os seus processos padronizados e orientações específicas para cada ação, as unidades localizadas nas cidades do interior não conseguiam alcançar suas metas de produtividade devido à baixa demanda por seus serviços. Diante deste contexto, a questão que norteou o desenvolvimento da pesquisa foi verificar até que ponto o desenvolvimento de estratégias de marketing promocional poderia auxiliar na consolidação da imagem desta escola na região, facilitando o alcance dos objetivos institucionais. Para tanto, utilizou-se o método quantitativo para o levantamento de informações, cujos resultados foram apresentados através da estatística descritiva e tratados juntamente com os dados coletados através do método qualitativo, por meio da análise de conteúdo dos documentos institucionais e análise dos discursos obtidos nas entrevistas. Quanto aos fins, a pesquisa classificou-se como descritiva e intervencionista; e quanto aos meios, constituiu um estudo de caso, uma pesquisa documental e bibliográfica. Constatou-se que, quando instituições de ensino utilizam as estratégias de marketing presentes no composto promocional, os benefícios ultrapassam a otimização dos resultados organizacionais, ou seja, toda a sociedade cresce com o conhecimento que lhe é proporcionado através do marketing educacional. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/651 10.3895/S1808-04482010000300005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/651 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482010000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/651/535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 6, n. 3 (2010) 1808-0448 10.3895/S1808-044820100003 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237642665689088 |