APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão Industrial |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99 |
Resumo: | A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta. |
id |
UTFPR-5_f11476b3d7836edf1f6f6bfd4ed9db28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/99 |
network_acronym_str |
UTFPR-5 |
network_name_str |
Revista Gestão Industrial |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTAA utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Depexe, Marcelo D.Dorneles, Juliana BonacorsoCosta, Adolfo C. FigueiredoSantos, Débora de GoisHeineck, Luiz Fernando M.2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/9910.3895/S1808-04482006000400012Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 4 (2006)1808-044810.3895/S1808-044820060004reponame:Revista Gestão Industrialinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99/96Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2008-11-10T17:05:54Zoai:periodicos.utfpr:article/99Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagiPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/oai||revistagi@utfpr.edu.br1808-04481808-0448opendoar:2008-11-10T17:05:54Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
title |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA Depexe, Marcelo D. |
title_short |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
title_full |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
title_sort |
APRESENTAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DA PRODUÇÃO ENXUTA |
author |
Depexe, Marcelo D. |
author_facet |
Depexe, Marcelo D. Dorneles, Juliana Bonacorso Costa, Adolfo C. Figueiredo Santos, Débora de Gois Heineck, Luiz Fernando M. |
author_role |
author |
author2 |
Dorneles, Juliana Bonacorso Costa, Adolfo C. Figueiredo Santos, Débora de Gois Heineck, Luiz Fernando M. |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Depexe, Marcelo D. Dorneles, Juliana Bonacorso Costa, Adolfo C. Figueiredo Santos, Débora de Gois Heineck, Luiz Fernando M. |
description |
A utilização de jogos e simulações tem se difundido como ferramenta de apoio ao ensino na última década. O presente trabalho apresenta um jogo didático no qual se realizam simulações para a montagem de carrinhos Lego System®. São abordadas diferentes formas de organização do processo produtivo, o que permite a visualização, por parte dos alunos, de diversos conceitos relativos à produção enxuta em uma situação prática. Como resultado, se obtém a redução do tempo de produção através da avaliação de elementos tais como a distribuição das atividades entre os postos de trabalho, a aplicabilidade de elementos pré-fabricados, a redução de estoques e a redução da área de trabalho. Observa-se que este método de ensino, por meio da realização de simulações, facilita a compreensão de novos conceitos, a exemplo da produção enxuta. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99 10.3895/S1808-04482006000400012 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1808-04482006000400012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/revistagi/article/view/99/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial; v. 2, n. 4 (2006) 1808-0448 10.3895/S1808-044820060004 reponame:Revista Gestão Industrial instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Gestão Industrial |
collection |
Revista Gestão Industrial |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistagi@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237644545785856 |