A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Fernanda Welter
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Simara Maria Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186
Resumo: A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se  relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico.
id UTFPR-6_5131be2dd830a47f6998530defce0729
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13186
network_acronym_str UTFPR-6
network_name_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de químicaEnsino de Química e Formação de ProfessoresFormação Inicial docente; CTS; Sequência didáticaA abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se  relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Adams, Fernanda WelterNunes, Simara Maria Tavares2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1318610.3895/rts.v19n55.13186Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-571984-35261809-004410.3895/rts.v19n55reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186/9227Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-01T15:48:21Zoai:periodicos.utfpr:article/13186Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2024-05-01T15:48:21Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
title A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
spellingShingle A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
Adams, Fernanda Welter
Ensino de Química e Formação de Professores
Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática
title_short A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
title_full A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
title_fullStr A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
title_full_unstemmed A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
title_sort A vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial de professores de química
author Adams, Fernanda Welter
author_facet Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
author_role author
author2 Nunes, Simara Maria Tavares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Fernanda Welter
Nunes, Simara Maria Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química e Formação de Professores
Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática
topic Ensino de Química e Formação de Professores
Formação Inicial docente; CTS; Sequência didática
description A abordagem de ensino CTS cria possibilidades para que o professor de Ciências desenvolva aulas críticas e contextualizadas. Mas, para que o professor reconheça estas potencialidades, precisa vivenciar essa abordagem de ensino em sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, objetiva-se relatar a vivência de uma formação inicial a partir da abordagem de ensino CTS por meio de discussões teóricas e elaboração de sequências didáticas que relacionavam o conteúdo químico com problemas sociais/ambientais e refletir sobre os impactos desta experiência na formação inicial e futuras práticas pedagógicas de uma licencianda em Química. Para as análises das experiências vivenciadas, fez-se uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo o caderno de campo e o Projeto Pedagógico do Curso como instrumentos de coleta de dados. Neste processo, foram superadas dificuldades como a de se  relacionar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais numa contextualização dos conteúdos químicos e sociais, a dificuldade de se problematizar o conteúdo sem se induzir a lados e opiniões, mas de forma a se dar subsídios para que os alunos façam escolhas embasadas e críticas, além da dificuldade de se motivar os alunos para participarem de uma abordagem diferenciada de uma aula tradicional.. Destaca-se que essa vivência foi fundamental para a construção de uma identidade docente preocupada com o ensino dos conteúdos científicos, mas também com a necessidade dos alunos usarem estes para a leitura dos problemas cotidianos e transformação da sociedade. Por fim, destacamos a necessidade da efetivação da vivência da abordagem de ensino CTS na formação inicial, de forma que estes sejam sensibilizados e fiquem seguros para atuarem numa abordagem problematizadora e contextualizada do conhecimento científico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186
10.3895/rts.v19n55.13186
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186
identifier_str_mv 10.3895/rts.v19n55.13186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13186/9227
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 19, n. 55 (2023); 41-57
1984-3526
1809-0044
10.3895/rts.v19n55
reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
collection Revista Tecnologia e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rts-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1800237663327879168