A importância do desenvolvimento da educação ambiental emancipatória com perspectiva nas tecnologias sociais: estudo de casos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8550 |
Resumo: | RESUMOO presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de pesquisa referente à Educação Ambiental Emancipatória (EAE) com perspectiva nas Tecnologias Sociais (TS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfica que permitiu a priori, elucidar conceitos considerados fundamentais para a compreensão dos fenômenos e a posteriori, observar suas relações no campo empírico. No campo teórico foram utilizadas fontes como Oliveira (2000), Loureiro (2012), Lima (2005) e Freire (1987) que expõem a ideia de uma EAE direcionada para a transformação social e pautada também no diálogo, assim como o Instituto de Tecnologia Social (ITS) (2004), a Rede de Tecnologia Social (RTS) (2011), os quais ilustram conceitos referentes às TS. No campo empírico foram selecionados três projetos de TS relacionados à EAE, com a finalidade de analisar, categorizar e sinalizar como referências para discussão teórica. Ao efetuar o estudo, identificamos a necessidade da abordagem da temática no âmbito da prática social, de modo que haja maior aproximação entre os componentes teóricos da EA e das TS, já que é possível compreender estes fenômenos como prática de transformação social e também de formação humana. |
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A importância do desenvolvimento da educação ambiental emancipatória com perspectiva nas tecnologias sociais: estudo de casos7.08.00.00-6 Educação- 7.08.04.00-1 Ensino-AprendizagemEducação Ambiental;Tecnologia Social; Prática Social. RESUMOO presente artigo tem por finalidade apresentar um recorte de pesquisa referente à Educação Ambiental Emancipatória (EAE) com perspectiva nas Tecnologias Sociais (TS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfica que permitiu a priori, elucidar conceitos considerados fundamentais para a compreensão dos fenômenos e a posteriori, observar suas relações no campo empírico. No campo teórico foram utilizadas fontes como Oliveira (2000), Loureiro (2012), Lima (2005) e Freire (1987) que expõem a ideia de uma EAE direcionada para a transformação social e pautada também no diálogo, assim como o Instituto de Tecnologia Social (ITS) (2004), a Rede de Tecnologia Social (RTS) (2011), os quais ilustram conceitos referentes às TS. No campo empírico foram selecionados três projetos de TS relacionados à EAE, com a finalidade de analisar, categorizar e sinalizar como referências para discussão teórica. Ao efetuar o estudo, identificamos a necessidade da abordagem da temática no âmbito da prática social, de modo que haja maior aproximação entre os componentes teóricos da EA e das TS, já que é possível compreender estes fenômenos como prática de transformação social e também de formação humana. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Norte do Paraná - Campus Cornélio ProcópioQueiroz, Édina de Fátima da CruzFreitas, Carlos Cesar GarciaCosta, Priscila Caroza Frasson2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/855010.3895/rts.v15n38.8550Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019)Revista Tecnologia e Sociedade; v. 15, n. 38 (2019)1984-35261809-004410.3895/rts.v15n38reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/8550/6591Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-16T21:34:18Zoai:periodicos.utfpr:article/8550Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2019-10-16T21:34:18Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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