Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173 |
Resumo: | Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas. |
id |
UTFPR-6_db0da1b15ea28bec0f3520ada5a56850 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13173 |
network_acronym_str |
UTFPR-6 |
network_name_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-197.08.04.03-6AVA; Ensino a Distância; QuarentenaCom a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Martins Alves, RafaelSoek, Ana MariaChaves Haracemiv, Sonia MariaMartins Alves, Leonardo2021-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/1317310.3895/rts.v17n48.13173Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-300Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-3001984-35261809-004410.3895/rts.v17n48reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173/8406Direitos autorais 2021 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-01T11:00:13Zoai:periodicos.utfpr:article/13173Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rts/oai||rts-ct@utfpr.edu.br1984-35261809-0044opendoar:2021-07-01T11:00:13Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
title |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
spellingShingle |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 Martins Alves, Rafael 7.08.04.03-6 AVA; Ensino a Distância; Quarentena |
title_short |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
title_full |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
title_fullStr |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
title_sort |
Pesquisa comparativa de ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino médio técnico durante a quarentena da COVID-19 |
author |
Martins Alves, Rafael |
author_facet |
Martins Alves, Rafael Soek, Ana Maria Chaves Haracemiv, Sonia Maria Martins Alves, Leonardo |
author_role |
author |
author2 |
Soek, Ana Maria Chaves Haracemiv, Sonia Maria Martins Alves, Leonardo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins Alves, Rafael Soek, Ana Maria Chaves Haracemiv, Sonia Maria Martins Alves, Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.03-6 AVA; Ensino a Distância; Quarentena |
topic |
7.08.04.03-6 AVA; Ensino a Distância; Quarentena |
description |
Com a necessidade de utilização de ferramentas tecnológicas para continuar o processo de ensino e aprendizagem durante a quarentena do COVID-19, acarretou em uma grande demanda para a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Neste trabalho apresentamos uma pesquisa comparativa de quatro AVAs utilizadas no ensino médio técnico: Google Sala de Aula, Microsoft Teams, Moodle e o Edmodo. Estudos mostram que durante a quarentena as crianças sofrem muito no "aprisionamento" em casa, trazendo impactos negativos para elas como consequências físicas e na saúde mental (WANG et al., 2020). Dessa maneira ferramentas como vídeo conferências podem ser um escape para os alunos se envolverem mais nas atividades propostas pelos professores. Essa maneira de aprender e ensinar também tem seu lado positivo, como uma aceleração na integração da tecnologia com a educação, como também alcançar mais estudantes com eficiência e efetividade (LI; LALANI, 2020). As AVAs apresentadas têm um mesmo propósito de fornecer um ambiente que favoreça o processo de ensino e aprendizagem, entretanto algumas ferramentas podem diferenciar nessas AVAs. Assim, uma solução para contornar é a utilização de duas ou mais plataformas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173 10.3895/rts.v17n48.13173 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173 |
identifier_str_mv |
10.3895/rts.v17n48.13173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/13173/8406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-300 Revista Tecnologia e Sociedade; v. 17, n. 48 (2021); 287-300 1984-3526 1809-0044 10.3895/rts.v17n48 reponame:Revista Tecnologia e Sociedade (Online) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tecnologia e Sociedade (Online) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rts-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223877983371264 |