Um estudo de caso explanatório sobre o desenvolvimento de atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Leonardo Albuquerque
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araujo, Ives Solano, Veit, Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5672
Resumo: Atividades experimentais realizadas nos cursos superiores de Física frequentemente incentivam os estudantes a agir de forma mecânica, sem refletir sobre os fundamentos teóricos que amparam suas investigações. Desse modo, contribuem para o desenvolvimento de um ensino dicotomizado, em que aspectos teóricos e experimentais são tratados de forma dissociada. Motivada por esse cenário, esta investigação, dando continuidade a um estudo exploratório previamente realizado, tem por objetivo avaliar atividades experimentais delineadas com o intuito de associar teoria e prática no ensino de Física por meio do enfoque no processo de modelagem científica. Para amparar tanto o delineamento das atividades, que tratavam de oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, como a análise de seus resultados, foi utilizado como referencial teórico-metodológico a Modelagem Didático-Científica de Brandão, Araujo e Veit. Foi avaliada a influência das atividades realizadas: nas atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; nas suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica; e nos seus avanços e dificuldades para enfrentar situações relacionadas com a construção, o uso e a validação de modelos didáticos-científicos. Os resultados sugerem que: i) a liberdade que os estudantes dispunham para delinear e conduzir seus experimentos foi um fator determinante para que eles construíssem atitudes favoráveis ou desfavoráveis às atividades experimentais realizadas, ii) os estudantes permaneceram com concepções confusas sobre os conceitos de modelo, teoria e modelagem e iii) foi bastante tímido o avanço dos participantes em suas capacidades para enfrentar as situações propostas.
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