Um estudo de caso explanatório sobre o desenvolvimento de atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica para o ensino de física
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5672 |
Resumo: | Atividades experimentais realizadas nos cursos superiores de Física frequentemente incentivam os estudantes a agir de forma mecânica, sem refletir sobre os fundamentos teóricos que amparam suas investigações. Desse modo, contribuem para o desenvolvimento de um ensino dicotomizado, em que aspectos teóricos e experimentais são tratados de forma dissociada. Motivada por esse cenário, esta investigação, dando continuidade a um estudo exploratório previamente realizado, tem por objetivo avaliar atividades experimentais delineadas com o intuito de associar teoria e prática no ensino de Física por meio do enfoque no processo de modelagem científica. Para amparar tanto o delineamento das atividades, que tratavam de oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, como a análise de seus resultados, foi utilizado como referencial teórico-metodológico a Modelagem Didático-Científica de Brandão, Araujo e Veit. Foi avaliada a influência das atividades realizadas: nas atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; nas suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica; e nos seus avanços e dificuldades para enfrentar situações relacionadas com a construção, o uso e a validação de modelos didáticos-científicos. Os resultados sugerem que: i) a liberdade que os estudantes dispunham para delinear e conduzir seus experimentos foi um fator determinante para que eles construíssem atitudes favoráveis ou desfavoráveis às atividades experimentais realizadas, ii) os estudantes permaneceram com concepções confusas sobre os conceitos de modelo, teoria e modelagem e iii) foi bastante tímido o avanço dos participantes em suas capacidades para enfrentar as situações propostas. |
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Um estudo de caso explanatório sobre o desenvolvimento de atividades experimentais com enfoque no processo de modelagem científica para o ensino de físicaEnsino e Aprendizagem na Sala de Aulaatividades experimentais; modelagem científica; modelagem didático-científica.Atividades experimentais realizadas nos cursos superiores de Física frequentemente incentivam os estudantes a agir de forma mecânica, sem refletir sobre os fundamentos teóricos que amparam suas investigações. Desse modo, contribuem para o desenvolvimento de um ensino dicotomizado, em que aspectos teóricos e experimentais são tratados de forma dissociada. Motivada por esse cenário, esta investigação, dando continuidade a um estudo exploratório previamente realizado, tem por objetivo avaliar atividades experimentais delineadas com o intuito de associar teoria e prática no ensino de Física por meio do enfoque no processo de modelagem científica. Para amparar tanto o delineamento das atividades, que tratavam de oscilações mecânicas, fluidos e termodinâmica, como a análise de seus resultados, foi utilizado como referencial teórico-metodológico a Modelagem Didático-Científica de Brandão, Araujo e Veit. Foi avaliada a influência das atividades realizadas: nas atitudes dos estudantes frente às atividades experimentais; nas suas concepções sobre conceitos relacionados com o processo de modelagem científica; e nos seus avanços e dificuldades para enfrentar situações relacionadas com a construção, o uso e a validação de modelos didáticos-científicos. Os resultados sugerem que: i) a liberdade que os estudantes dispunham para delinear e conduzir seus experimentos foi um fator determinante para que eles construíssem atitudes favoráveis ou desfavoráveis às atividades experimentais realizadas, ii) os estudantes permaneceram com concepções confusas sobre os conceitos de modelo, teoria e modelagem e iii) foi bastante tímido o avanço dos participantes em suas capacidades para enfrentar as situações propostas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Heidemann, Leonardo AlbuquerqueAraujo, Ives SolanoVeit, Eliane Angela2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/567210.3895/rbect.v10n3.5672Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5672/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5672Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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