Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penitente, Luciana Aparecida de Araujo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Giroto, Claudia Regina Mosca, Souza, Altair Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814
Resumo: Entre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados.
id UTFPR-7_371953ab19863978e07e14442d6afec4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5814
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professoresBetween discourse and practice: the place of research in teacher education7.08.00.00-6 EducaçãoEducação; Formação de professores; PesquisaEducation; Teacher training; ResearchEntre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados.Among the various aspects that permeate the discussion about teacher training, we highlighted the role of research as a relevant component in the educational field and necessary in the training process of these professionals. The purpose of this study, using a documentary and field nature, was to investigate the comprehension of trainers in college education about the importance of research in initial teacher education. In order to collect data, we used oral testimony from 14 teachers of the Pedagogy course mentioned, as well as documental analysis, which included the pedagogical political project of this course and 22 teaching plans that are available in public domain format. It was possible to show inconsistencies in the research policies of this Institution, particularly regarding the reductionist understanding about research and the practices proposed for the teaching performance with this subject in disciplines taught, restricted to the use of some techniques of data collection.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Penitente, Luciana Aparecida de AraujoGiroto, Claudia Regina MoscaSouza, Altair Borges de2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/581410.3895/rbect.v11n1.5814Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:05:48Zoai:periodicos.utfpr:article/5814Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T20:05:48Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
Between discourse and practice: the place of research in teacher education
title Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
spellingShingle Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
Penitente, Luciana Aparecida de Araujo
7.08.00.00-6 Educação
Educação; Formação de professores; Pesquisa
Education; Teacher training; Research
title_short Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
title_full Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
title_fullStr Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
title_full_unstemmed Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
title_sort Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
author Penitente, Luciana Aparecida de Araujo
author_facet Penitente, Luciana Aparecida de Araujo
Giroto, Claudia Regina Mosca
Souza, Altair Borges de
author_role author
author2 Giroto, Claudia Regina Mosca
Souza, Altair Borges de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Penitente, Luciana Aparecida de Araujo
Giroto, Claudia Regina Mosca
Souza, Altair Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 Educação
Educação; Formação de professores; Pesquisa
Education; Teacher training; Research
topic 7.08.00.00-6 Educação
Educação; Formação de professores; Pesquisa
Education; Teacher training; Research
description Entre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814
10.3895/rbect.v11n1.5814
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.5814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871388082176