Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814 |
Resumo: | Entre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados. |
id |
UTFPR-7_371953ab19863978e07e14442d6afec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5814 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professoresBetween discourse and practice: the place of research in teacher education7.08.00.00-6 EducaçãoEducação; Formação de professores; PesquisaEducation; Teacher training; ResearchEntre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados.Among the various aspects that permeate the discussion about teacher training, we highlighted the role of research as a relevant component in the educational field and necessary in the training process of these professionals. The purpose of this study, using a documentary and field nature, was to investigate the comprehension of trainers in college education about the importance of research in initial teacher education. In order to collect data, we used oral testimony from 14 teachers of the Pedagogy course mentioned, as well as documental analysis, which included the pedagogical political project of this course and 22 teaching plans that are available in public domain format. It was possible to show inconsistencies in the research policies of this Institution, particularly regarding the reductionist understanding about research and the practices proposed for the teaching performance with this subject in disciplines taught, restricted to the use of some techniques of data collection.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Penitente, Luciana Aparecida de AraujoGiroto, Claudia Regina MoscaSouza, Altair Borges de2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/581410.3895/rbect.v11n1.5814Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:05:48Zoai:periodicos.utfpr:article/5814Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T20:05:48Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores Between discourse and practice: the place of research in teacher education |
title |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
spellingShingle |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores Penitente, Luciana Aparecida de Araujo 7.08.00.00-6 Educação Educação; Formação de professores; Pesquisa Education; Teacher training; Research |
title_short |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
title_full |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
title_fullStr |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
title_sort |
Entre o discurso e a prática: o lugar da pesquisa na formação de professores |
author |
Penitente, Luciana Aparecida de Araujo |
author_facet |
Penitente, Luciana Aparecida de Araujo Giroto, Claudia Regina Mosca Souza, Altair Borges de |
author_role |
author |
author2 |
Giroto, Claudia Regina Mosca Souza, Altair Borges de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penitente, Luciana Aparecida de Araujo Giroto, Claudia Regina Mosca Souza, Altair Borges de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Educação Educação; Formação de professores; Pesquisa Education; Teacher training; Research |
topic |
7.08.00.00-6 Educação Educação; Formação de professores; Pesquisa Education; Teacher training; Research |
description |
Entre os diversos aspectos que perpassam a discussão em torno da formação de professores destacamos o papel da pesquisa como componente relevante no âmbito educacional e necessário no processo formativo desses profissionais. O estudo em questão, de natureza documental e de campo, teve por objetivo investigar a compreensão de formadores que atuam no ensino superior sobre a importância da pesquisa na formação inicial de professores. Para a coleta dos dados utilizamos depoimentos orais de 14 professores de um curso de pedagogia, bem como análise documental, que incluiu o projeto político pedagógico desse curso e 22 planos de ensino disponibilizados no formato de domínio público. Foi possível evidenciar incongruências nas políticas de pesquisa da instituição que oferece o curso em questão, no que diz respeito, particularmente, à compreensão reducionista sobre pesquisa e às práticas propostas para a atuação docente com esse tema nas disciplinas ministradas, restritas à utilização de algumas técnicas de coleta de dados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814 10.3895/rbect.v11n1.5814 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n1.5814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5814/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871388082176 |