Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Jaqueline Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gobara, Shirley Takeco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983
Resumo: O presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados.
id UTFPR-7_686de7fad4e659ac700b195b91e49581
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2983
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e ForçaO presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vargas, Jaqueline SantosGobara, Shirley Takeco2015-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/298310.3895/rbect.v8n2.2983Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983/2064Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2983Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
title Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
spellingShingle Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
Vargas, Jaqueline Santos
title_short Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
title_full Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
title_fullStr Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
title_full_unstemmed Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
title_sort Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
author Vargas, Jaqueline Santos
author_facet Vargas, Jaqueline Santos
Gobara, Shirley Takeco
author_role author
author2 Gobara, Shirley Takeco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Jaqueline Santos
Gobara, Shirley Takeco
description O presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983
10.3895/rbect.v8n2.2983
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n2.2983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983/2064
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872114745344