Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huf, Samuel Francisco
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Burak, Dionísio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766
Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor?  Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado.
id UTFPR-7_98f68a14dc603fe76730c3204e8e0e59
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3766
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vividaModelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagemEste artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor?  Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Huf, Samuel FranciscoBurak, Dionísio2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/376610.3895/rbect.v10n2.3766Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/3766Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
title Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
spellingShingle Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
Huf, Samuel Francisco
Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem
title_short Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
title_full Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
title_fullStr Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
title_full_unstemmed Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
title_sort Modelagem matemática: reflexões sobre a primeira experiência vivida
author Huf, Samuel Francisco
author_facet Huf, Samuel Francisco
Burak, Dionísio
author_role author
author2 Burak, Dionísio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Huf, Samuel Francisco
Burak, Dionísio
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem
topic Modelagem matemática; Educação básica; Ensino e aprendizagem
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência realizada com uma atividade de Modelagem Matemática na Educação Matemática, desenvolvida baseando-se nas novas tendências para o ensino e aprendizagem de matemática. A questão principal é: O que se mostra em uma atividade de Modelagem em relação à participação dos estudantes e do professor?  Este artigo tem como objetivo descrever e analisar a atividade de Modelagem Matemática, no contexto do tema “água”, sob o ponto de vista do professor e dos estudantes em uma primeira experiência. Por meio dessa primeira experiência, ainda com lacunas, foi possível constatar diferença considerável entre a prática educativa utilizando a Modelagem e a prática usual de ensino. A saída da zona de conforto do professor mostra que é possível a formação de um estudante mais crítico e mais preparado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766
10.3895/rbect.v10n2.3766
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.3766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3766/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871377596416