Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loreian, Ingridy
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Darroz, Luiz Marcelo, Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543
Resumo: Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.
id UTFPR-7_b1f4462a820d991fa9158d17151c3e64
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14543
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da áreaEnsino de FísicaAprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Loreian, IngridyDarroz, Luiz MarceloRosa, Cleci Teresinha Werner da2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1454310.3895/rbect.v15n2.14543Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14543/2377Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/14543Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
title Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
spellingShingle Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
Loreian, Ingridy
Ensino de Física
Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.
title_short Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
title_full Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
title_fullStr Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
title_full_unstemmed Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
title_sort Instrumentos utilizados para a identificação dos conceitos subsunçores no ensino de física: o que dizem os periódicos da área
author Loreian, Ingridy
author_facet Loreian, Ingridy
Darroz, Luiz Marcelo
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author_role author
author2 Darroz, Luiz Marcelo
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Loreian, Ingridy
Darroz, Luiz Marcelo
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.
topic Ensino de Física
Aprendizagem Significativa; Ensino de Física; Subsunçores; Teoria da Aprendizagem Significativa.
description Conceitos subsunçores são conhecimentos específicos, existentes na estrutura cognitiva do indivíduo, que permitem dar significado a novos conhecimentos. A partir dessa concepção, apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que teve como objetivo reconhecer, na produção científica brasileira, os instrumentos usados por pesquisadores da área de ensino de Física para a identificação dos conceitos subsunçores em suas propostas didático-metodológicas. Para tal, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo estado da arte em artigos contidos em periódicos nacionais, da Área de Ensino, disponíveis on-line no sistema de avaliação da CAPES. O corpus do estudo se constituiu de doze artigos que contêm o vocábulo “subsunçor” em seu título, resumo e/ou palavras-chave. Esses materiais foram analisados e classificados considerando suas semelhanças, a fim de evidenciar quais instrumentos são utilizados para identificação dos conceitos subsunçores. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de questionários para esse fim.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543
10.3895/rbect.v15n2.14543
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v15n2.14543
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14543/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14543/2377
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022
1982-873X
10.3895/rbect.v15n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789947027456