Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_e6dc27e5ca6ee2c6abfa482288f7d037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/882 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível MédioO presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Broietti, Fabiele Cristiane DiasAlmeida, Flaveli Aparecida de SouzaSilva, Renata Cristina Mello Alves2012-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/88210.3895/S1982-873X2012000300006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882/913Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:40Zoai:periodicos.utfpr:article/882Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:40Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
title |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
spellingShingle |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
title_short |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
title_full |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
title_fullStr |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
title_full_unstemmed |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
title_sort |
Estudo de Casos: Um Recurso Didático para o Ensino de Química no Nível Médio |
author |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias |
author_facet |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Almeida, Flaveli Aparecida de Souza Silva, Renata Cristina Mello Alves |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Flaveli Aparecida de Souza Silva, Renata Cristina Mello Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Broietti, Fabiele Cristiane Dias Almeida, Flaveli Aparecida de Souza Silva, Renata Cristina Mello Alves |
description |
O presente trabalho teve como objetivo abordar os rótulos de produtos alimentícios possibilitando aos alunos do ensino médio a compreensão de termos como diet, light, normal, caloria, %VD e sódio por meio da aplicação da metodologia do estudo de casos. O estudo foi abordado em uma turma de 2º ano de uma escola pública do estado do Paraná. O caso tratava de uma conversa entre a avó e sua neta sobre as dúvidas para se alimentar melhor com a interpretação das informações contidas nos rótulos. O trabalho consistiu na aplicação de um questionário no início e no final das atividades, leitura do caso, análise de alguns rótulos, leitura de artigos, discussão da problemática e apresentação oral da resolução do caso pelos alunos. Os resultados com a aplicação do caso sugerem que trata de uma estratégia eficiente que pode ser empregada pelo professor numa concepção de ensino que prioriza a aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882 10.3895/S1982-873X2012000300006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2012000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/882/913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 3 (2012) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20120003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870559707136 |