Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891 |
Resumo: | O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_eec65ad26aad1c7c374cac0e3510bd5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8891 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PRWeaving the knowledge about the order Aranae with students of 7th grade of a public school the city Ponta Grossa - state of Paraná2.01.00.00-0Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.Arachnids; Science Teaching; ZoologyO ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.The teaching of science is related to the formation of critical citizens, aligned the construction and expansion of scientific knowledge from the early school years. The difficulties of elementary school students emerge as they can not associate how content can be applied in their daily life, or even when they create preconceptions about the subject. The current work was based on the assumption that copies of the Order Araneae are commonly viewed negatively by students. The objective was to verify this pre-conception, and to demystify misconceptions about these animals. Performing theoretical and practical interventions allowed a greater understanding of the students about morphology, behavioral aspects and emphasized the ecological importance of this group. It was found that many students has presented stereotypes about spider, although during the project it was possible to observe a new construction of scientific knowledge and the development of the teaching and learning process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galvani Rodrigues de Almeida, MilenaSant'Ana Costa Ayub, Cristina LúciaMicali Nuvoloni, Felipe2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/889110.3895/rbect.v13n1.8891Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8891/1119Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8891Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR Weaving the knowledge about the order Aranae with students of 7th grade of a public school the city Ponta Grossa - state of Paraná |
title |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
spellingShingle |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR Galvani Rodrigues de Almeida, Milena 2.01.00.00-0 Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia. Arachnids; Science Teaching; Zoology |
title_short |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
title_full |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
title_fullStr |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
title_full_unstemmed |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
title_sort |
Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR |
author |
Galvani Rodrigues de Almeida, Milena |
author_facet |
Galvani Rodrigues de Almeida, Milena Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia Micali Nuvoloni, Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia Micali Nuvoloni, Felipe |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvani Rodrigues de Almeida, Milena Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia Micali Nuvoloni, Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
2.01.00.00-0 Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia. Arachnids; Science Teaching; Zoology |
topic |
2.01.00.00-0 Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia. Arachnids; Science Teaching; Zoology |
description |
O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891 10.3895/rbect.v13n1.8891 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.8891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8891/1119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870926708736 |