Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvani Rodrigues de Almeida, Milena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia, Micali Nuvoloni, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891
Resumo: O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
id UTFPR-7_eec65ad26aad1c7c374cac0e3510bd5d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8891
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PRWeaving the knowledge about the order Aranae with students of 7th grade of a public school the city Ponta Grossa - state of Paraná2.01.00.00-0Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.Arachnids; Science Teaching; ZoologyO ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.The teaching of science is related to the formation of critical citizens, aligned the construction and expansion of scientific knowledge from the early school years. The difficulties of elementary school students emerge as they can not associate how content can be applied in their daily life, or even when they create preconceptions about the subject. The current work was based on the assumption that copies of the Order Araneae are commonly viewed negatively by students. The objective was to verify this pre-conception, and to demystify misconceptions about these animals. Performing theoretical and practical interventions allowed a greater understanding of the students about morphology, behavioral aspects and emphasized the ecological importance of this group. It was found that many students has presented stereotypes about spider, although during the project it was possible to observe a new construction of scientific knowledge and the development of the teaching and learning process.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galvani Rodrigues de Almeida, MilenaSant'Ana Costa Ayub, Cristina LúciaMicali Nuvoloni, Felipe2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/889110.3895/rbect.v13n1.8891Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8891/1119Direitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:52Zoai:periodicos.utfpr:article/8891Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
Weaving the knowledge about the order Aranae with students of 7th grade of a public school the city Ponta Grossa - state of Paraná
title Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
spellingShingle Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
Galvani Rodrigues de Almeida, Milena
2.01.00.00-0
Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.
Arachnids; Science Teaching; Zoology
title_short Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
title_full Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
title_fullStr Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
title_full_unstemmed Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
title_sort Tecendo conhecimento sobre a ordem araneae com os alunos do 7º ano de uma escola pública de Ponta Grossa - PR
author Galvani Rodrigues de Almeida, Milena
author_facet Galvani Rodrigues de Almeida, Milena
Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia
Micali Nuvoloni, Felipe
author_role author
author2 Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia
Micali Nuvoloni, Felipe
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Galvani Rodrigues de Almeida, Milena
Sant'Ana Costa Ayub, Cristina Lúcia
Micali Nuvoloni, Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv 2.01.00.00-0
Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.
Arachnids; Science Teaching; Zoology
topic 2.01.00.00-0
Aracnídeos; Ensino de Ciências; Zoologia.
Arachnids; Science Teaching; Zoology
description O ensino de Ciências está relacionado com a formação de cidadãos críticos, alinhando a construção e expansão do conhecimento científico desde os primeiros anos escolares. As dificuldades dos estudantes do ensino fundamental emergem à medida em que os mesmos não conseguem associar como os conteúdos podem ser aplicados em seu dia a dia, ou mesmo, quando estes criam preconcepções a respeito do assunto. O presente trabalho partiu do pressuposto de que exemplares da Ordem Araneae são comumente vistos de maneira negativa pelos estudantes. Visando desmistificar esta ideia preconcebida, buscou-se realizar intervenções teóricas e práticas a fim de possibilitar maior compreensão dos alunos sobre morfologia, aspectos comportamentais e a importância ecológica deste grupo. Constatou-se que muitos estudantes apresentavam estereótipos sobre as aranhas e no decorrer do projeto foi possível observar uma nova construção do conhecimento científico e o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891
10.3895/rbect.v13n1.8891
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8891/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/8891/1119
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870926708736