Jogos de empresas aplicados à formação profissional para o setor portuário: O Caso do Jogo do TECON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Suellem Deodoro
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teodoro, Pitias, D'Agosto, Márcio de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1611
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo demonstrar que o Jogo do TECON é adequado para apoiar o processo de formação profissional para o setor portuário. Para atendê-lo realizou-se uma pesquisa exploratória e experimental cujos procedimentos foram à aplicação do jogo do TECON seguida da aplicação de questionários. O grupo selecionado para o experimento foi à turma do 4º período do curso Técnico em Porto do CEFET/Itaguaí - RJ. Por meio do confronto entre o resultado obtido pelos alunos no Jogo do TECON (prática simulada) e suas respostas aos questionários (teoria) foi possível identificar alguns padrões nas repostas dos questionários que podem ser associados ao resultado do jogo, indicando aderência entre teoria e prática. É possível afirmar que o ambiente simulado pelo Jogo do TECON possui requisitos para aprimorar o processo de formação profissional para o setor portuário, entretanto, em função das limitações do experimento não foi possível generalizar este resultado.
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