Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rogelma Maria da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares.
id UTFPR-7_fbccae3af57cf2ec1224347441a4d94c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14827
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicasFísicaEstereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres.Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Ferreira, Rogelma Maria da Silva2023-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1482710.3895/rbect.v16n1.14827Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14827Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
title Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
spellingShingle Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
Ferreira, Rogelma Maria da Silva
Física
Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres.
title_short Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
title_full Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
title_fullStr Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
title_full_unstemmed Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
title_sort Os estereótipos de gênero e o interesse de alunas em idade escolar por ciências exatas e tecnológicas
author Ferreira, Rogelma Maria da Silva
author_facet Ferreira, Rogelma Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rogelma Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres.
topic Física
Estereótipos; Gênero; Ciências Exatas; Mulheres.
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar o interesse de alunas (em idade escolar) pelas ciências exatas e tecnológicas e, consequentemente, o ingresso em carreiras científicas. Em parceria com duas escolas públicas da cidade de Cruz das Almas, situada no recôncavo baiano, investigou-se vários aspectos que nortearam o interesse de alunas pelas ciências exatas, por meio da utilização do questionário ROSE (The Relevance of Science Education). Sob a perspectiva dos estereótipos de gênero, a pesquisa diagnosticou o interesse das discentes pelas ciências exatas e tecnológicas, e a intencionalidade em seguir a carreira científica. Os resultados da pesquisa revelaram que o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, quanto às diferenças de gênero, torna-se mais acentuado, para o público investigado, nas séries escolares do Ensino Médio. Os resultados também revelaram que em relação ao interesse dos alunos, o interesse das alunas diminui ao longo das séries escolares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827
10.3895/rbect.v16n1.14827
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14827
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14827/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789920813056