A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Sara Cristina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brandão, Henry Charles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4964
Resumo: O ensino da Química procura formar cidadãos críticos e perspicazes, que mudam e compreendem a realidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é promover no educando o interesse pela disciplina, pautada em uma metodologia que busca relacionar o conteúdo e o cotidiano do aluno. A teoria é de fundamental importância para a interpretação dos conteúdos, porém é necessárias metodologias de aplicação concretas que permita uma maior absorção dos conteúdos. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado a professores na disciplina de química no ensino médio.  Foram abordados diversos temas, com ênfase na experimentação, as dificuldades no ensino/aprendizagem da química, o uso da biblioteca, de artigos científicos, de recursos audiovisuais e as propostas para melhorar a educação. Os resultados obtidos são apresentados graficamente e numericamente, demonstrando as dificuldades e/ou necessidades existentes na educação básica. Os resultados apontam que a maior dificuldade encontrada no ensino da química é a falta de interesse dos alunos, que alcança setenta por cento dos alunos. Outro fator que chama a atenção é que setenta por cento dos professores consideram importante trabalhar as atividades experimentais, mas apenas trinta por cento que não tem dificuldade na realização da mesma.Palavras chave: experimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição.
id UTFPR-8_de1e6465d9d3cb5ea0ab7968631531ea
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4964
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e baseensinoxperimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposiçãoO ensino da Química procura formar cidadãos críticos e perspicazes, que mudam e compreendem a realidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é promover no educando o interesse pela disciplina, pautada em uma metodologia que busca relacionar o conteúdo e o cotidiano do aluno. A teoria é de fundamental importância para a interpretação dos conteúdos, porém é necessárias metodologias de aplicação concretas que permita uma maior absorção dos conteúdos. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado a professores na disciplina de química no ensino médio.  Foram abordados diversos temas, com ênfase na experimentação, as dificuldades no ensino/aprendizagem da química, o uso da biblioteca, de artigos científicos, de recursos audiovisuais e as propostas para melhorar a educação. Os resultados obtidos são apresentados graficamente e numericamente, demonstrando as dificuldades e/ou necessidades existentes na educação básica. Os resultados apontam que a maior dificuldade encontrada no ensino da química é a falta de interesse dos alunos, que alcança setenta por cento dos alunos. Outro fator que chama a atenção é que setenta por cento dos professores consideram importante trabalhar as atividades experimentais, mas apenas trinta por cento que não tem dificuldade na realização da mesma.Palavras chave: experimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dias, Sara CristinaBrandão, Henry Charles2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-496410.3895/recit.v8.n22.4964Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4964/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4964Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
title A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
spellingShingle A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
Dias, Sara Cristina
ensino
xperimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição
title_short A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
title_full A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
title_fullStr A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
title_full_unstemmed A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
title_sort A experimentação no ensino da química inorgânica: ácido e base
author Dias, Sara Cristina
author_facet Dias, Sara Cristina
Brandão, Henry Charles
author_role author
author2 Brandão, Henry Charles
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Sara Cristina
Brandão, Henry Charles
dc.subject.por.fl_str_mv ensino
xperimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição
topic ensino
xperimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição
description O ensino da Química procura formar cidadãos críticos e perspicazes, que mudam e compreendem a realidade. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é promover no educando o interesse pela disciplina, pautada em uma metodologia que busca relacionar o conteúdo e o cotidiano do aluno. A teoria é de fundamental importância para a interpretação dos conteúdos, porém é necessárias metodologias de aplicação concretas que permita uma maior absorção dos conteúdos. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado a professores na disciplina de química no ensino médio.  Foram abordados diversos temas, com ênfase na experimentação, as dificuldades no ensino/aprendizagem da química, o uso da biblioteca, de artigos científicos, de recursos audiovisuais e as propostas para melhorar a educação. Os resultados obtidos são apresentados graficamente e numericamente, demonstrando as dificuldades e/ou necessidades existentes na educação básica. Os resultados apontam que a maior dificuldade encontrada no ensino da química é a falta de interesse dos alunos, que alcança setenta por cento dos alunos. Outro fator que chama a atenção é que setenta por cento dos professores consideram importante trabalhar as atividades experimentais, mas apenas trinta por cento que não tem dificuldade na realização da mesma.Palavras chave: experimento químico; aprendizagem; método de ensino; transposição.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4964
10.3895/recit.v8.n22.4964
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4964
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4964/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252323282944