Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gentile, Maria Angela Chociai
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721
Resumo: ResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar  desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros.
id UTFPR-8_f4e3f977d4eff2e2bd1fd485eabfb6a2
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4721
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolarEducaçãoeducação; escola; formação; mentes; sócio emocionalResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar  desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESGentile, Maria Angela ChociaiNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-472110.3895/recit.v8.n19.4721Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:51Zoai:periodicos.utfpr:article/4721Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:51Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
title Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
spellingShingle Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
Gentile, Maria Angela Chociai
Educação
educação; escola; formação; mentes; sócio emocional
title_short Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
title_full Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
title_fullStr Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
title_full_unstemmed Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
title_sort Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
author Gentile, Maria Angela Chociai
author_facet Gentile, Maria Angela Chociai
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author_role author
author2 Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UAB / CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Gentile, Maria Angela Chociai
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
educação; escola; formação; mentes; sócio emocional
topic Educação
educação; escola; formação; mentes; sócio emocional
description ResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar  desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721
10.3895/recit.v8.n19.4721
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284251687845888