Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721 |
Resumo: | ResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros. |
id |
UTFPR-8_f4e3f977d4eff2e2bd1fd485eabfb6a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4721 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolarEducaçãoeducação; escola; formação; mentes; sócio emocionalResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)UAB / CAPESGentile, Maria Angela ChociaiNicodem, Maria Fatima Menegazzo2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-472110.3895/recit.v8.n19.4721Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:51Zoai:periodicos.utfpr:article/4721Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:51Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
title |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
spellingShingle |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar Gentile, Maria Angela Chociai Educação educação; escola; formação; mentes; sócio emocional |
title_short |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
title_full |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
title_fullStr |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
title_sort |
Mentes brilhantes um novo horizonte na formação do aluno no ambiente escolar |
author |
Gentile, Maria Angela Chociai |
author_facet |
Gentile, Maria Angela Chociai Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author_role |
author |
author2 |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UAB / CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gentile, Maria Angela Chociai Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação educação; escola; formação; mentes; sócio emocional |
topic |
Educação educação; escola; formação; mentes; sócio emocional |
description |
ResumoEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso da Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. Pesquisando e observando vários educadores, pais e educandos, tornou-se possível elencar alguns meios, com os quais se percebem formas de proporcionar aos alunos, encaminhamentos ao desenvolvimento sócio emocional, para que possam amadurecer e conduzir suas próprias vidas, em qualquer ambiente escolar, familiar social. A pesquisa foi realizada com vários educadores questionando como é a sua formação acadêmica, para um melhor desempenho dos alunos. Aprender a administrar as emoções em todos os momentos, e em especial nos focos de tensão, potencializa o processo educacional e contribui para o desenvolvimento de pessoas emocionalmente saudáveis e com qualidade de vida. O papel da escola, por meio dos professores, é proporcionar desenvolvimento da maturidade intelectual e emocional, como fundamental para a vida, como para o exercício da tolerância, dos aspectos da introspecção, da disciplina, da flexibilidade, do autocontrole, da motivação, da determinação, da autoconfiança, entre outros. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721 10.3895/recit.v8.n19.4721 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n19.4721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4721/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n19 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809284251687845888 |