Avaliação da resistência mecânica de concreto estrutural com adição de resíduos de pavimento asfáltico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzaron, Luiz Felipe Siepmann
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/3799
Resumo: Conforme passam-se os anos, a engenharia vem evoluindo junto com a sociedade, seja na construção de edificações maiores, obras de arte a até mesmo, planejamento das cidades. Porém, há uma preocupação em relação a isso, até quando teremos insumos para poder realizar todas essas modificações. O presente estudo buscou avaliar a substituição em partes do agregado graúdo pela utilização do Resíduo de Pavimento Asfáltico (RPA). A utilização deste material teria um controle ambiental e uma economia na produção do concreto. Constantemente, inúmeros quilômetros de rodovias passam por manutenção. A fresagem asfáltica, acontece quando uma via está em situação precária, e para corrigir os problemas, é feita a raspagem de uma camada do asfalto, gerando então, o resíduo que irá constituir o concreto do trabalho. O estudo produziu o concreto, verificando as alterações nas propriedades de cada uma das misturas, com uma porcentagem diferente de asfalto fresado e agregado graúdo, bem como, fez ensaios de resistência à compressão axial e a resistência à tração através da compressão diametral. Todos os ensaios seguiram as normas ABNT. Foi possível verificar que conforme aumenta-se a porcentagem de resíduo de pavimento asfáltico, as resistências, tanto axial como diametral sofreram quedas consideráveis. No entanto, o concreto produzido com 20% de RPA pode ser utilizado na produção de artefatos que não exigem grandes resistências.
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spelling Velho, Douglas Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/9371016998806904Fransozi, Carolina Becker PortoWeber, RodrigoLazzaron, Luiz Felipe Siepmann2023-07-18T16:59:49Z2023-07-18T16:59:49Z2023-072023-07-04Conforme passam-se os anos, a engenharia vem evoluindo junto com a sociedade, seja na construção de edificações maiores, obras de arte a até mesmo, planejamento das cidades. Porém, há uma preocupação em relação a isso, até quando teremos insumos para poder realizar todas essas modificações. O presente estudo buscou avaliar a substituição em partes do agregado graúdo pela utilização do Resíduo de Pavimento Asfáltico (RPA). A utilização deste material teria um controle ambiental e uma economia na produção do concreto. Constantemente, inúmeros quilômetros de rodovias passam por manutenção. A fresagem asfáltica, acontece quando uma via está em situação precária, e para corrigir os problemas, é feita a raspagem de uma camada do asfalto, gerando então, o resíduo que irá constituir o concreto do trabalho. O estudo produziu o concreto, verificando as alterações nas propriedades de cada uma das misturas, com uma porcentagem diferente de asfalto fresado e agregado graúdo, bem como, fez ensaios de resistência à compressão axial e a resistência à tração através da compressão diametral. Todos os ensaios seguiram as normas ABNT. Foi possível verificar que conforme aumenta-se a porcentagem de resíduo de pavimento asfáltico, as resistências, tanto axial como diametral sofreram quedas consideráveis. No entanto, o concreto produzido com 20% de RPA pode ser utilizado na produção de artefatos que não exigem grandes resistências.Over the years, the Engineering have been developing itself together with the Society, from the bigger constructions, work of arts, till the city plannings. However, there is big concern regarding the raw material availability to supply all the construction demands along the years. The following study searches for a replacement in parts from the coarse aggregate to the Reclaimed Asphalt Pavement (RAP). The RAP uses allows an environmental control and a concrete production saving. Oftentimes many road kilometers have been passed through the maintenance process. The pavement milling happens when the pavement is in a bad conditions and, as a solution for this matter, the process of removing the surface is made to create a new raw material to replace the concrete necessities. The following study has produced the concrete, changing each mixture propriety, considering a different pavement milling and reclaimed asphalt pavement percentage, as well as axial compressive tests and traction resistance through diametral compression test. All the tests have followed the ABNT requirements. The study observes that, as the percentage of RAP use grows up, the axial and diametral compression strength have been reduced. However, the 20% RPA concrete produced can be useful for lower resistance artifact production.-1LAZZARON, Luiz Felipe Siepmann. Avaliação da resistência mecânica de concreto estrutural com adição de resíduos de pavimento asfáltico. 2023. Artigo (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 04 jul. 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/3799. http://hdl.handle.net/10737/3799Attribution-NonCommercial 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessENGCimento PortlandSustentabilidadeRPAAgregadoCement PortlandSustainabilityAggregateAvaliação da resistência mecânica de concreto estrutural com adição de resíduos de pavimento asfálticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESORIGINALTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdfTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdfapplication/pdf980511https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6f263944-205f-426e-95e7-747de1e1b7cb/downloadafcc1e92b81f9741ee7c7d222c028231MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://www.univates.br/bdu/bitstreams/140c5337-b420-4f27-a714-54cb647b9e54/download728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1082https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6893c658-c32b-4f13-8734-f3e6c0c02090/download01978bf0e057630b32edd4f9d41e68e8MD53TEXTTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdf.txtTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdf.txtExtracted texttext/plain31530https://www.univates.br/bdu/bitstreams/6cf2a02b-34db-4288-a0ec-ff4068865d56/downloade080244af9f41278ad194c12eafa2a57MD55THUMBNAILTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdf.jpgTCC II - Engenharia Civil - Luiz Felipe Siepmann Lazzaron.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3352https://www.univates.br/bdu/bitstreams/06753df1-df56-49b4-9ad2-8ba7a645fb96/downloadd21d6822d11522be3c98858985b6ca53MD5610737/37992023-07-19 03:04:19.566http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/openAccessoai:univates.br:10737/3799https://www.univates.br/bduRepositório InstitucionalPRIhttp://www.univates.br/bdu_oai/requestopendoar:12023-07-19T03:04:19Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) - Centro Universitário Univates (UNIVATES)falseMS4gTyBBVVRPUiBkZWNsYXJhIHF1ZSDDqSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBPQlJBIGUgdGVtIHBsZW5hIGRpc3BvbmliaWxpZGFkZSBkb3MgbWVzbW9zLCBleGltaW5kbyBhIFVOSVZBVEVTIGRlIHRvZGEgZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlLjxiciAvPgoyLiBPIEFVVE9SIGRlY2xhcmEgcXVlLCByZWxhdGl2YW1lbnRlIMOgIE9CUkEsIHJlc3BlaXRvdSBvcyBkaXJlaXRvcyBpbnRlbGVjdHVhaXMgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGUgY3VtcHJpdSBjb20gYXMgb2JyaWdhw6fDtWVzIGxlZ2FpcyBvdSBjb250cmF0dWFpcyBjb3JyZWxhdGFzLCBleGltaW5kbyBhIFVOSVZBVEVTIGRlIHRvZGEgZSBxdWFscXVlciByZXNwb25zYWJpbGlkYWRlLjxiciAvPgozLiBPIEFVVE9SIGxpY2VuY2lhIGEgcmVwcm9kdcOnw6NvIGdyYXR1aXRhIGVtIGZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBlIGEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGdyYXR1aXRhIG91IG9uZXJvc2EgZGEgT0JSQSBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGEgVW5pdmF0ZXMsIHBhcmEgdG9kb3Mgb3MgdXN1w6FyaW9zLCBuYSBmb3JtYSBkZWZpbmlkYSBwZWxhIFVOSVZBVEVTLCBjaWVudGUgZGUgcXVlIGEgaW5jbHVzw6NvIGRhIE9CUkEgbmEgQmlibGlvdGVjYSBpbXBvcnRhcsOhIHRhbWLDqW0gbm8gbGljZW5jaWFtZW50byBwb3IgbWVpbyBkYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLjxiciAvPgo0LiBBIFVOSVZBVEVTIG5hZGEgZGV2ZXLDoSBhbyBBVVRPUiBwZWxhIHJlcHJvZHXDp8OjbyBlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyBkYSBPQlJBLCBjb25mb3JtZSBhY2ltYSBwcmV2aXN0bywgbWVzbW8gc2UgbyBhY2Vzc28gZG9zIHVzdcOhcmlvcyBkYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGEgVW5pdmF0ZXMgZm9yIGEgdMOtdHVsbyBvbmVyb3NvLjxiciAvPgo1LiBPIEFVVE9SIGZpY2EgY2llbnRlIGRlIHF1ZSwgZGlzcG9uaWJpbGl6YWRhIGEgT0JSQSBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGEgVW5pdmF0ZXMsIG9zIHVzdcOhcmlvcyBwb2RlcsOjbyB1dGlsaXrDoS1sYSBjb25mb3JtZSBhcyBub3JtYXMgZGEgQ3JlYXRpdmUgQ29tbW9ucy4=
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