Atividades Experimentais no Ensino de Química: Pesquisa e Construção conceitual
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10737/299 |
Resumo: | A realização de aulas experimentais que contextualizam os conhecimentos dos estudantes é uma prática pedagógica que vem sendo defendida por diversos autores como uma situação de ensino facilitadora do aprendizado. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de como atividades experimentais organizadas em torno de pesquisa podem favorecer a construção do pensamento científico. A pesquisa intervenção foi realizada com uma turma do curso de Química Industrial do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, na disciplina de Estágio Supervisionado II, no segundo semestre de 2011. Os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração da proposta consideraram as perspectivas da teoria da aprendizagem significativa, os princípios da pesquisa como metodologia de ensino e as orientações sobre o desenvolvimento de atividades experimentais. As informações foram obtidas no decorrer das sete etapas de trabalho organizadas em torno da elaboração de projetos, pesquisa, apresentação e discussão de resultados parciais e finais com o grupo, produção de relatórios e apresentação final em forma de painéis e seminários. A investigação de conhecimentos prévios e a análise da evolução das concepções sobre química analítica clássica foram realizadas com a utilização de um questionário aplicado no momento inicial e outro no encerramento das atividades. Foram registradas e analisadas as observações e as produções dos alunos em cada etapa do trabalho à luz das orientações teóricas. Os resultados confirmaram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino de Química e a pesquisa como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a autonomia, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas. |
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Os pressupostos teóricos que orientaram a elaboração da proposta consideraram as perspectivas da teoria da aprendizagem significativa, os princípios da pesquisa como metodologia de ensino e as orientações sobre o desenvolvimento de atividades experimentais. As informações foram obtidas no decorrer das sete etapas de trabalho organizadas em torno da elaboração de projetos, pesquisa, apresentação e discussão de resultados parciais e finais com o grupo, produção de relatórios e apresentação final em forma de painéis e seminários. A investigação de conhecimentos prévios e a análise da evolução das concepções sobre química analítica clássica foram realizadas com a utilização de um questionário aplicado no momento inicial e outro no encerramento das atividades. Foram registradas e analisadas as observações e as produções dos alunos em cada etapa do trabalho à luz das orientações teóricas. Os resultados confirmaram a crença na relevância da experimentação como metodologia no ensino de Química e a pesquisa como ferramenta de construção de conhecimentos que encaminham para a crítica e para a autonomia, constituindo recursos facilitadores de aprendizagens significativas.BRUXEL, Jerusa. Atividades Experimentais no Ensino de Química: Pesquisa e Construção conceitual. 2012. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2012. 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