Caracterização mecânica de uma mistura asfáltica composta por material fresado e cal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dartora, Natália Catto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10737/952
Resumo: Tem-se o conhecimento de que as rodovias pavimentadas possuem em grande parte um péssimo estado de conservação. Dito isso, sabe-se que as técnicas convencionais de manutenção são dispendiosas, causam impactos ao meio ambiente e nem sempre apresentam o desempenho esperado. Nesse sentido, torna- se uma necessidade a busca por alternativas que melhorem o aproveitamento dos materiais, que são capazes de intervir na precocidade da degradação da rodovia e que contribuam com o meio ambiente. Considerando esse problema, o presente estudo busca analisar a viabilidade da reutilização do material fresado para a camada de revestimento do pavimento, tentando elaborar um projeto de mistura asfáltica com adição de ligante convencional e cal, para suprir a falta de pó. A pesquisa apresenta o comportamento físico e mecânico em laboratório de misturas asfálticas recicladas com teores de ligante asfáltico CAP 50/70 distintos. Para a determinação do teor de ligante asfáltico do agregado reciclado foi utilizado o método de ensaio de extração de ligante – rotaréx. O estudo contemplou a moldagem e a compactação de corpos de prova em temperatura de 160oC, aplicando energia de compactação de 75 golpes por face. Para a obtenção dos resultados, realizou-se a determinação das propriedades volumétricas e mecânicas das misturas asfálticas. As propriedades volumétricas deram-se através da obtenção da densidade aparente, da densidade máxima teórica e do volume de vazios. Já as propriedades mecânicas foram obtidas com a realização dos ensaios de estabilidade e fluência Marshall e resistência à tração por compressão diametral. A partir da análise dos resultados laboratoriais com diferentes teores de ligante, foi possível determinar o teor de projeto para ser utilizado numa mistura asfáltica composta predominantemente por material fresado. A mistura asfáltica concebida teve como teor de projeto a adição de 2,8% de ligante asfáltico convencional (CAP 50/70). Esta mistura reciclada de projeto apresentou propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT, portanto, sendo possível o seu emprego para pavimentos com baixo volume de tráfego.
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spelling Guerreiro, João Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/8109873849849637Guerreiro, João RodrigoFransozi, Carolina Becker PôrtoHansen, BetinaDartora, Natália Catto2016-02-04T12:47:35Z2016-02-04T12:47:35Z2015-112015-11Tem-se o conhecimento de que as rodovias pavimentadas possuem em grande parte um péssimo estado de conservação. Dito isso, sabe-se que as técnicas convencionais de manutenção são dispendiosas, causam impactos ao meio ambiente e nem sempre apresentam o desempenho esperado. Nesse sentido, torna- se uma necessidade a busca por alternativas que melhorem o aproveitamento dos materiais, que são capazes de intervir na precocidade da degradação da rodovia e que contribuam com o meio ambiente. Considerando esse problema, o presente estudo busca analisar a viabilidade da reutilização do material fresado para a camada de revestimento do pavimento, tentando elaborar um projeto de mistura asfáltica com adição de ligante convencional e cal, para suprir a falta de pó. A pesquisa apresenta o comportamento físico e mecânico em laboratório de misturas asfálticas recicladas com teores de ligante asfáltico CAP 50/70 distintos. Para a determinação do teor de ligante asfáltico do agregado reciclado foi utilizado o método de ensaio de extração de ligante – rotaréx. O estudo contemplou a moldagem e a compactação de corpos de prova em temperatura de 160oC, aplicando energia de compactação de 75 golpes por face. Para a obtenção dos resultados, realizou-se a determinação das propriedades volumétricas e mecânicas das misturas asfálticas. As propriedades volumétricas deram-se através da obtenção da densidade aparente, da densidade máxima teórica e do volume de vazios. Já as propriedades mecânicas foram obtidas com a realização dos ensaios de estabilidade e fluência Marshall e resistência à tração por compressão diametral. A partir da análise dos resultados laboratoriais com diferentes teores de ligante, foi possível determinar o teor de projeto para ser utilizado numa mistura asfáltica composta predominantemente por material fresado. A mistura asfáltica concebida teve como teor de projeto a adição de 2,8% de ligante asfáltico convencional (CAP 50/70). Esta mistura reciclada de projeto apresentou propriedades físicas e mecânicas compatíveis com as exigências do DNIT, portanto, sendo possível o seu emprego para pavimentos com baixo volume de tráfego.It is known the paved roads have mostly a bad condition. That said, it is known that conventional maintenance techniques are costly, causes environmental impact and do not always provide the expected performance. Therefore, it becomes necessary to search for alternatives that improve the utilization of materials, which are able to intervene in the precocity of highway degradation and contribute to the environment. Considering this issue, the present study investigates the viability of reusing milled material to the road surface layer, trying to prepare an asphalt mix project with the addition of conventional binder and lime, to supply the lack of dust. The research presents the physical and mechanical behavior in laboratory of recycled asphalt mixtures with distinct asphalt binder content CAP 50/70. For determining the asphalt binder content of the recycled aggregate, it was used the binder extraction test method - ROTAREX. The study looked at the molding and compression for test bodies at 160°C temperature, by applying compaction energy of 75 strokes for each face. To obtain the results, it was held the determination of volumetric and mechanical properties of asphalt mixtures. The volumetric properties were found by obtaining the apparent density, the theoretical maximum density and void volume. The mechanical properties were obtained with tests of stability, the Marshall flow method and traction endurance by diametrical compression. Based on the analysis of laboratory results with different binder contents, it was possible to determine the project content for use in an asphalt mix consisting primarily of milled material. The asphalt mixture conceived as project content was the addition of 2.8% of conventional asphalt binder (CAP 50/70). This recycled mix of the project, showed physical and mechanical properties compatible with the requirements of DNIT, so it is possible its use for pavements with low traffic volume.DARTORA, Natália Catto. Caracterização mecânica de uma mistura asfáltica composta por material fresado e cal. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/952. http://hdl.handle.net/10737/952http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessENGPavimentoRevestimento asfálticoReciclagem de pavimentosCaracterização mecânica de uma mistura asfáltica composta por material fresado e calinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIVATES (Biblioteca Digital da Univates - BD)instname:Centro Universitário Univates 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