ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PERMEABILIDADE E AS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DO REVESTIMENTO ASFÁLTICO PERMEÁVEL
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Data de Publicação: | 2018 |
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Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4964 |
Resumo: | O avanço industrial e social geram impactos ambientais sendo essencial a busca por meios sustentáveis. Este artigo teve por finalidade a utilização do asfalto permeável com o objetivo de avaliar por ensaios mecânicos e hidráulicos três modelos de revestimento asfáltico de pavimentos permeáveis, em comparação com um pavimento convencional. Para a realização dos ensaios foram moldados corpos de prova submetidos aos ensaios de desgaste por abrasão (DNER-ME 383/1999), resistência a tração por compressão diametral (DNER-ME 138/1994) e permeabilidade (NLT-327/00). Os resultados obtidos mostram que a quantidade de vazios é diretamente proporcional à permeabilidade e ao desgaste por abrasão, e inversamente proporcional a resistência à tração por compressão diametral. Assim, tem-se que quanto maior o índice de vazios maior a permeabilidade do material e devido à elevada porcentagem de vazios os valores de resistência à tração diminuíram e o desgaste por abrasão aumentou. Dentre os modelos a “Faixa III” atendeu as normativas aplicadas sendo recomendada para tráfego leve, a fim de garantir conforto e segurança aos usuários, resultando em uma redução de impacto ambiental. |
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ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PERMEABILIDADE E AS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DO REVESTIMENTO ASFÁLTICO PERMEÁVELSustentabilidade; Pavimento permeável; Ensaios hidráulicos; Revestimento Asfáltico; Faixas granulométricas.O avanço industrial e social geram impactos ambientais sendo essencial a busca por meios sustentáveis. Este artigo teve por finalidade a utilização do asfalto permeável com o objetivo de avaliar por ensaios mecânicos e hidráulicos três modelos de revestimento asfáltico de pavimentos permeáveis, em comparação com um pavimento convencional. Para a realização dos ensaios foram moldados corpos de prova submetidos aos ensaios de desgaste por abrasão (DNER-ME 383/1999), resistência a tração por compressão diametral (DNER-ME 138/1994) e permeabilidade (NLT-327/00). Os resultados obtidos mostram que a quantidade de vazios é diretamente proporcional à permeabilidade e ao desgaste por abrasão, e inversamente proporcional a resistência à tração por compressão diametral. Assim, tem-se que quanto maior o índice de vazios maior a permeabilidade do material e devido à elevada porcentagem de vazios os valores de resistência à tração diminuíram e o desgaste por abrasão aumentou. Dentre os modelos a “Faixa III” atendeu as normativas aplicadas sendo recomendada para tráfego leve, a fim de garantir conforto e segurança aos usuários, resultando em uma redução de impacto ambiental.ABECBerto, Lilian KeyllaGodoi, RenanAmaro, Lídia PereiraCorso, MarlaRibeiro, Judson RicardoSoto Herek Rezende, Luciana Cristina2018-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/496410.5892/ruvrd.v16i2.4964Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 16, n. 2 (2018)2236-53621517-027610.5892/ruvrd.v16i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/4964/pdf_85710.5892/ruvrd.v16i2.4964.g10951301Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-09T16:30:10ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI |
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