MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3491 |
Resumo: | O graffiti é uma representação artística urbana, carregada de grande carga simbólica e que tem sido absorvida pela atividade comercial, suscitando debates na classe. Diante disso, este estudo pretende identificar as possibilidades mercadológicas do graffiti e discutir as articulações simbólicas existentes, a partir do ponto de vista dos profissionais. A análise dos dados coletados permitiu a indicação das possibilidades de inserção no mercado (produto de arte) e a discussão acerca da retirada do graffiti da rua, revelando a necessidade de racionalizar a relação do artista com a obra, sem, no entanto, descaracterizar totalmente o objeto artístico. |
id |
UVRV-2_05fcc569f9882fdbdba5945e1e1dd39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/3491 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491Administração, MarketingGraffiti; Mercado; Significado; ArtificaçãoO graffiti é uma representação artística urbana, carregada de grande carga simbólica e que tem sido absorvida pela atividade comercial, suscitando debates na classe. Diante disso, este estudo pretende identificar as possibilidades mercadológicas do graffiti e discutir as articulações simbólicas existentes, a partir do ponto de vista dos profissionais. A análise dos dados coletados permitiu a indicação das possibilidades de inserção no mercado (produto de arte) e a discussão acerca da retirada do graffiti da rua, revelando a necessidade de racionalizar a relação do artista com a obra, sem, no entanto, descaracterizar totalmente o objeto artístico.ABECRIBEIRO, Danielle Christine Leite; Universidade Federal de Minas GeraisGOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISSILVA, Margarete Diniz Braz; Faculdade Pitágoras2016-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/349110.5892/ruvrd.v14i2.3491Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1001-10202236-53621517-027610.5892/ruvrd.v14i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3491/pdf_59110.5892/ruvrd.v14i2.3491.g2717Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-05T22:04:37Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/3491Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:30.778278Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
title |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
spellingShingle |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 RIBEIRO, Danielle Christine Leite; Universidade Federal de Minas Gerais Administração, Marketing Graffiti; Mercado; Significado; Artificação |
title_short |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
title_full |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
title_fullStr |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
title_full_unstemmed |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
title_sort |
MURO À VENDA: a mercantilização do graffiti DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
author |
RIBEIRO, Danielle Christine Leite; Universidade Federal de Minas Gerais |
author_facet |
RIBEIRO, Danielle Christine Leite; Universidade Federal de Minas Gerais GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SILVA, Margarete Diniz Braz; Faculdade Pitágoras |
author_role |
author |
author2 |
GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SILVA, Margarete Diniz Braz; Faculdade Pitágoras |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Danielle Christine Leite; Universidade Federal de Minas Gerais GOSLING, Marlusa de Sevilha; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS SILVA, Margarete Diniz Braz; Faculdade Pitágoras |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração, Marketing Graffiti; Mercado; Significado; Artificação |
topic |
Administração, Marketing Graffiti; Mercado; Significado; Artificação |
description |
O graffiti é uma representação artística urbana, carregada de grande carga simbólica e que tem sido absorvida pela atividade comercial, suscitando debates na classe. Diante disso, este estudo pretende identificar as possibilidades mercadológicas do graffiti e discutir as articulações simbólicas existentes, a partir do ponto de vista dos profissionais. A análise dos dados coletados permitiu a indicação das possibilidades de inserção no mercado (produto de arte) e a discussão acerca da retirada do graffiti da rua, revelando a necessidade de racionalizar a relação do artista com a obra, sem, no entanto, descaracterizar totalmente o objeto artístico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3491 10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3491 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v14i2.3491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/3491/pdf_591 10.5892/ruvrd.v14i2.3491.g2717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 14, n. 2 (2016); 1001-1020 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v14i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051201439662080 |