O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Simone Andrade
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Melo, Elisa Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6439
Resumo: A relação entre os critérios estabelecidos para o recebimento do ICMS Ecológico pelos municípios e a saúde integral da população é aqui contemplada. Foram analisadas a presença de unidades de conservação e serviços de saneamento básico como indicadores de garantia da saúde e bem-estar das pessoas. O estudo pretende esclarecer e verificar quais as práticas adotadas para o enquadramento no ICMS Ecológico e identificar as influências que as práticas descritas exercem sobre a qualidade de vida da população brasileira. Foi efetuada uma revisão bibliográfica, por meio de artigos científicos, delimitando municípios brasileiros e práticas ambientais para o recebimento do ICMS Ecológico, estabelecendo uma relação entre os dados encontrados e os impactos na qualidade de vida das populações brasileiras, especificamente na saúde. Concluiu-se que a gestão pública, com o apoio da população, por meio de práticas ambientais assertivas, é a grande responsável pela qualidade dos serviços oferecidos e pela otimização do recebimento dos recursos do ICMS Ecológico, com impacto positivo na saúde pública por diferentes motivos. Enfatiza-se também a importância da capacitação das pessoas envolvidas no processo e a necessidade eminente da criação de um plano eficiente e passível de aplicação para a garantia da melhoria contínua da saúde em geral.
id UVRV-2_1dd43f9e4d4282bb54e98b6d1557cc76
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6439
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRASaúde; Política Ambiental; Conservação do Meio Ambiente; SaneamentoA relação entre os critérios estabelecidos para o recebimento do ICMS Ecológico pelos municípios e a saúde integral da população é aqui contemplada. Foram analisadas a presença de unidades de conservação e serviços de saneamento básico como indicadores de garantia da saúde e bem-estar das pessoas. O estudo pretende esclarecer e verificar quais as práticas adotadas para o enquadramento no ICMS Ecológico e identificar as influências que as práticas descritas exercem sobre a qualidade de vida da população brasileira. Foi efetuada uma revisão bibliográfica, por meio de artigos científicos, delimitando municípios brasileiros e práticas ambientais para o recebimento do ICMS Ecológico, estabelecendo uma relação entre os dados encontrados e os impactos na qualidade de vida das populações brasileiras, especificamente na saúde. Concluiu-se que a gestão pública, com o apoio da população, por meio de práticas ambientais assertivas, é a grande responsável pela qualidade dos serviços oferecidos e pela otimização do recebimento dos recursos do ICMS Ecológico, com impacto positivo na saúde pública por diferentes motivos. Enfatiza-se também a importância da capacitação das pessoas envolvidas no processo e a necessidade eminente da criação de um plano eficiente e passível de aplicação para a garantia da melhoria contínua da saúde em geral.ABECBastos, Simone Andradede Melo, Elisa Dias2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/643910.5892/ruvrd.v21i1.6439Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-102236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6439/pdf_113610.5892/ruvrd.v21i1.6439.g10952249Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-22T19:04:56Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6439Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-12-22T19:04:56Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
title O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
spellingShingle O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Bastos, Simone Andrade
Saúde; Política Ambiental; Conservação do Meio Ambiente; Saneamento
title_short O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
title_full O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
title_fullStr O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
title_full_unstemmed O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
title_sort O ICMS ECOLÓGICO E A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
author Bastos, Simone Andrade
author_facet Bastos, Simone Andrade
de Melo, Elisa Dias
author_role author
author2 de Melo, Elisa Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Simone Andrade
de Melo, Elisa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde; Política Ambiental; Conservação do Meio Ambiente; Saneamento
topic Saúde; Política Ambiental; Conservação do Meio Ambiente; Saneamento
description A relação entre os critérios estabelecidos para o recebimento do ICMS Ecológico pelos municípios e a saúde integral da população é aqui contemplada. Foram analisadas a presença de unidades de conservação e serviços de saneamento básico como indicadores de garantia da saúde e bem-estar das pessoas. O estudo pretende esclarecer e verificar quais as práticas adotadas para o enquadramento no ICMS Ecológico e identificar as influências que as práticas descritas exercem sobre a qualidade de vida da população brasileira. Foi efetuada uma revisão bibliográfica, por meio de artigos científicos, delimitando municípios brasileiros e práticas ambientais para o recebimento do ICMS Ecológico, estabelecendo uma relação entre os dados encontrados e os impactos na qualidade de vida das populações brasileiras, especificamente na saúde. Concluiu-se que a gestão pública, com o apoio da população, por meio de práticas ambientais assertivas, é a grande responsável pela qualidade dos serviços oferecidos e pela otimização do recebimento dos recursos do ICMS Ecológico, com impacto positivo na saúde pública por diferentes motivos. Enfatiza-se também a importância da capacitação das pessoas envolvidas no processo e a necessidade eminente da criação de um plano eficiente e passível de aplicação para a garantia da melhoria contínua da saúde em geral.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6439
10.5892/ruvrd.v21i1.6439
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6439
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v21i1.6439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6439/pdf_1136
10.5892/ruvrd.v21i1.6439.g10952249
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 21, n. 1 (2022): Fluxo Contínuo; 1-10
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197486530560