PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grande
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da NÓBREGA, Nathália Araújo; Universidade Federal de Campina Grande, Pereira de CARVALHO, Gabrielly de Carly; Universidade Federal de Campina grande, da Silva NASCIMENTO, Renata Laís; Universidade Federal de Campina Grande, Francisco FRANÇA, Géssica Raíssa; Universidade Federal de Campina Grande, FILHO, José JUSTINO; Universidade Federal de Campina Grande
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1099
Resumo: Objetivo: Relatar a vivência das praticas de educação em saúde dos estudantes de enfermagem frente aos portadores de diabetes mellitus. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência, das vivências dos discentes de Enfermagem no processo de articulação das praticas de educação em saúde aos diabéticos em uma unidade básica de saúde. Resultados e Discussão: Desta forma, a experiência foi vivenciada pelos colaboradores de um projeto de extensão em uma unidade básica do município de Cuité- PB, voltado ao portador de diabetes ao qual teve como mecanismo de articulação as pratica de educação em saúde, este singelo encontro foi dividido em três momentos, como: na primeira ocasião mesurou a glicemia dos participantes, consecutivamente explanou sobre a morbidade da patologia e por fim foi proporcionado um café da manha saudável, ou seja, a ideia foi de articular um dia saudável aos portadores de diabetes, sempre respeitado as suas singularidades e crenças. Conclusão: Desta forma, a pratica de educação em saúde torna-se um instrumento de transformação do meio ao qual está circunscrito o portador, respeitando sempre a sua singularidade, crenças e saberes populares. É notório que a pratica de educação em saúde é um dos vários pilares organizacionais da atenção primária a saúde.
id UVRV-2_4df0f7b2a198689dfbb1a8c5f2e8753b
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/1099
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134Educação em Saúde; Saúde coletiva; Atenção primária a saúde; Promoção e prevenção da saúdeEducação em saúde. Diabetes Mellitus. Atenção primária a saúde. Cuidado. Enfermagem em saúde comunitária.Educação em saúde e Qualidade de vidaObjetivo: Relatar a vivência das praticas de educação em saúde dos estudantes de enfermagem frente aos portadores de diabetes mellitus. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência, das vivências dos discentes de Enfermagem no processo de articulação das praticas de educação em saúde aos diabéticos em uma unidade básica de saúde. Resultados e Discussão: Desta forma, a experiência foi vivenciada pelos colaboradores de um projeto de extensão em uma unidade básica do município de Cuité- PB, voltado ao portador de diabetes ao qual teve como mecanismo de articulação as pratica de educação em saúde, este singelo encontro foi dividido em três momentos, como: na primeira ocasião mesurou a glicemia dos participantes, consecutivamente explanou sobre a morbidade da patologia e por fim foi proporcionado um café da manha saudável, ou seja, a ideia foi de articular um dia saudável aos portadores de diabetes, sempre respeitado as suas singularidades e crenças. Conclusão: Desta forma, a pratica de educação em saúde torna-se um instrumento de transformação do meio ao qual está circunscrito o portador, respeitando sempre a sua singularidade, crenças e saberes populares. É notório que a pratica de educação em saúde é um dos vários pilares organizacionais da atenção primária a saúde.ABECde SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grandeda NÓBREGA, Nathália Araújo; Universidade Federal de Campina GrandePereira de CARVALHO, Gabrielly de Carly; Universidade Federal de Campina grandeda Silva NASCIMENTO, Renata Laís; Universidade Federal de Campina GrandeFrancisco FRANÇA, Géssica Raíssa; Universidade Federal de Campina GrandeFILHO, José JUSTINO; Universidade Federal de Campina Grande2013-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionExploratório; Descritivo; Qualitativo- Relato de Experiênciaapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/109910.5892/ruvrd.v11i2.1099Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 128-1342236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1099/pdf_4410.5892/ruvrd.v11i2.1099.g937NacionalAtualidadeDescritivo; VivencialDireitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-02T03:05:28ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
title PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
spellingShingle PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
de SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grande
Educação em Saúde; Saúde coletiva; Atenção primária a saúde; Promoção e prevenção da saúde
Educação em saúde. Diabetes Mellitus. Atenção primária a saúde. Cuidado. Enfermagem em saúde comunitária.
Educação em saúde e Qualidade de vida
title_short PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
title_full PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
title_fullStr PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
title_full_unstemmed PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
title_sort PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE FRENTE AOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS EM UMA UBS: relato de experiência Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.128134
author de SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grande
author_facet de SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grande
da NÓBREGA, Nathália Araújo; Universidade Federal de Campina Grande
Pereira de CARVALHO, Gabrielly de Carly; Universidade Federal de Campina grande
da Silva NASCIMENTO, Renata Laís; Universidade Federal de Campina Grande
Francisco FRANÇA, Géssica Raíssa; Universidade Federal de Campina Grande
FILHO, José JUSTINO; Universidade Federal de Campina Grande
author_role author
author2 da NÓBREGA, Nathália Araújo; Universidade Federal de Campina Grande
Pereira de CARVALHO, Gabrielly de Carly; Universidade Federal de Campina grande
da Silva NASCIMENTO, Renata Laís; Universidade Federal de Campina Grande
Francisco FRANÇA, Géssica Raíssa; Universidade Federal de Campina Grande
FILHO, José JUSTINO; Universidade Federal de Campina Grande
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de SOUZA NETO, Vinicius Lino; Universidade Federal de Campina Grande
da NÓBREGA, Nathália Araújo; Universidade Federal de Campina Grande
Pereira de CARVALHO, Gabrielly de Carly; Universidade Federal de Campina grande
da Silva NASCIMENTO, Renata Laís; Universidade Federal de Campina Grande
Francisco FRANÇA, Géssica Raíssa; Universidade Federal de Campina Grande
FILHO, José JUSTINO; Universidade Federal de Campina Grande
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde; Saúde coletiva; Atenção primária a saúde; Promoção e prevenção da saúde
Educação em saúde. Diabetes Mellitus. Atenção primária a saúde. Cuidado. Enfermagem em saúde comunitária.
Educação em saúde e Qualidade de vida
topic Educação em Saúde; Saúde coletiva; Atenção primária a saúde; Promoção e prevenção da saúde
Educação em saúde. Diabetes Mellitus. Atenção primária a saúde. Cuidado. Enfermagem em saúde comunitária.
Educação em saúde e Qualidade de vida
description Objetivo: Relatar a vivência das praticas de educação em saúde dos estudantes de enfermagem frente aos portadores de diabetes mellitus. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva, do tipo relato de experiência, das vivências dos discentes de Enfermagem no processo de articulação das praticas de educação em saúde aos diabéticos em uma unidade básica de saúde. Resultados e Discussão: Desta forma, a experiência foi vivenciada pelos colaboradores de um projeto de extensão em uma unidade básica do município de Cuité- PB, voltado ao portador de diabetes ao qual teve como mecanismo de articulação as pratica de educação em saúde, este singelo encontro foi dividido em três momentos, como: na primeira ocasião mesurou a glicemia dos participantes, consecutivamente explanou sobre a morbidade da patologia e por fim foi proporcionado um café da manha saudável, ou seja, a ideia foi de articular um dia saudável aos portadores de diabetes, sempre respeitado as suas singularidades e crenças. Conclusão: Desta forma, a pratica de educação em saúde torna-se um instrumento de transformação do meio ao qual está circunscrito o portador, respeitando sempre a sua singularidade, crenças e saberes populares. É notório que a pratica de educação em saúde é um dos vários pilares organizacionais da atenção primária a saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Exploratório; Descritivo; Qualitativo- Relato de Experiência
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1099
10.5892/ruvrd.v11i2.1099
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1099
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v11i2.1099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/1099/pdf_44
10.5892/ruvrd.v11i2.1099.g937
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Nacional
Atualidade
Descritivo; Vivencial
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 2 (2013); 128-134
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v11i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454439049166848