UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Araújo, Tales Vinícius Marinho; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM)., LIMA, RENATO ABREU; Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5783
Resumo: As plantas são seres vivos autotróficos fotossintetizantes de suma importância para a manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Considerando a relevância de sua abordagem no ensino das Ciências, este estudo objetivou compreender a importância da clorofila no metabolismo de fotossíntese, abordando os aspectos físicos da luz através de um fenômeno de difração e métodos cromatográficos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de dois questionários e por duas praticas experimentais desenvolvidos com duas turmas, uma turma do Ensino Fundamental e Médio, do município de Benjamin Constant – AM. Durante a execução da intervenção, se teve como resultados as respostas dos alunos referentes ao assunto ministrado e as práticas experimentais executadas, que serviram como atividades inovadoras para o ensino desse tema e torná-las mais significativas para o aprendizado dos estudantes. Portanto, este trabalho contribui para que o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para que o conceito de fotossíntese se torne mais adequado e amplo de acordo com o conhecimento atual e visando um ensino contextualizado e dinâmico.
id UVRV-2_6506ec6116a37e4722be4c2929e22b23
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/5783
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESEEnsino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.As plantas são seres vivos autotróficos fotossintetizantes de suma importância para a manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Considerando a relevância de sua abordagem no ensino das Ciências, este estudo objetivou compreender a importância da clorofila no metabolismo de fotossíntese, abordando os aspectos físicos da luz através de um fenômeno de difração e métodos cromatográficos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de dois questionários e por duas praticas experimentais desenvolvidos com duas turmas, uma turma do Ensino Fundamental e Médio, do município de Benjamin Constant – AM. Durante a execução da intervenção, se teve como resultados as respostas dos alunos referentes ao assunto ministrado e as práticas experimentais executadas, que serviram como atividades inovadoras para o ensino desse tema e torná-las mais significativas para o aprendizado dos estudantes. Portanto, este trabalho contribui para que o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para que o conceito de fotossíntese se torne mais adequado e amplo de acordo com o conhecimento atual e visando um ensino contextualizado e dinâmico. ABECUFAM.Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).de Araújo, Tales Vinícius Marinho; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).LIMA, RENATO ABREU; Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/578310.5892/ruvrd.v1i18.5783Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 496-5062236-53621517-027610.5892/ruvrd.v1i18reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5783/pdf_1018http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5783/55710.5892/ruvrd.v18i1.5783.g1095202410.5892/ruvrd.v1i18.5783.s557Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-30T13:42:12Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/5783Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2022-05-31T14:30:49.191074Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
title UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
spellingShingle UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Ensino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.
title_short UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
title_full UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
title_fullStr UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
title_full_unstemmed UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
title_sort UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O ESTUDO DA FOTOSSÍNTESE
author Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
author_facet Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
de Araújo, Tales Vinícius Marinho; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
LIMA, RENATO ABREU; Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
author_role author
author2 de Araújo, Tales Vinícius Marinho; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
LIMA, RENATO ABREU; Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UFAM.
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Ana Cristina Viana; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
de Araújo, Tales Vinícius Marinho; Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
LIMA, RENATO ABREU; Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.
topic Ensino-aprendizagem. Práticas experimentais. Pigmentos fotossintéticos. Difração de luz.
description As plantas são seres vivos autotróficos fotossintetizantes de suma importância para a manutenção da vida e do equilíbrio do planeta. Considerando a relevância de sua abordagem no ensino das Ciências, este estudo objetivou compreender a importância da clorofila no metabolismo de fotossíntese, abordando os aspectos físicos da luz através de um fenômeno de difração e métodos cromatográficos. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de dois questionários e por duas praticas experimentais desenvolvidos com duas turmas, uma turma do Ensino Fundamental e Médio, do município de Benjamin Constant – AM. Durante a execução da intervenção, se teve como resultados as respostas dos alunos referentes ao assunto ministrado e as práticas experimentais executadas, que serviram como atividades inovadoras para o ensino desse tema e torná-las mais significativas para o aprendizado dos estudantes. Portanto, este trabalho contribui para que o processo de ensino e aprendizagem, principalmente para que o conceito de fotossíntese se torne mais adequado e amplo de acordo com o conhecimento atual e visando um ensino contextualizado e dinâmico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5783
10.5892/ruvrd.v1i18.5783
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5783
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v1i18.5783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/5783/pdf_1018
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/downloadSuppFile/5783/557
10.5892/ruvrd.v18i1.5783.g10952024
10.5892/ruvrd.v1i18.5783.s557
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 18, n. 1 (2020): Revista da Universidade Vale do Rio Verde; 496-506
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v1i18
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051203490676736