Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943
Resumo: A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados.
id UVRV-2_73ee8a5832d376a436bc04fce7219e1e
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/943
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados.ABECGARCINDO, Lucivane Aparecida MarchioriFERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG2013-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/94310.5892/943Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 1 (2013); 465-4902236-53621517-027610.5892/ruvrd.v11i1reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943/pdf10.5892/ruvrd.v11i1.943.g849Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T18:08:44ZRevistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRI
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
title Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
spellingShingle Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori
title_short Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
title_full Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
title_fullStr Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
title_full_unstemmed Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
title_sort Monitoramento e avaliação baseados em Sensometria para cursos de educação a distânciadoi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2013.111.465490
author GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori
author_facet GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori
FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG
author_role author
author2 FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCINDO, Lucivane Aparecida Marchiori
FERREIRA, Eric Batista; Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG
dc.subject.none.fl_str_mv


description A educação a distância no Brasil cresce a cada dia. A Coordenação Pedagógica desses cursos tem, entre outras atribuições, a função de garantir a qualidade dos trabalhos realizados. Este artigo propõe um modelo de monitoramento e avaliação da qualidade e melhoria contínua para cursos a distância, baseado em análise sensorial. O funcionamento desse modelo é ilustrado com o estudo de três cursos. O Mapa de Preferência, uma das ferramentas estatísticas aplicadas a Análise Sensorial, se mostrou eficiente na identificação de pontos positivos e negativos nos cursos de pós-graduação Lato Sensu analisados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943
10.5892/943
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943
identifier_str_mv 10.5892/943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/943/pdf
10.5892/ruvrd.v11i1.943.g849
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 11, n. 1 (2013); 465-490
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v11i1
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1734454436508467200