A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537 |
Resumo: | Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto; A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica. |
id |
UVRV-2_77c8df268db6c63cd5e0a773487c129a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.teste.unincor.br:article/6537 |
network_acronym_str |
UVRV-2 |
network_name_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJAGlobalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens.Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto; A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica.ABECBarbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPEpinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPENóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPEPatriota de Souza, Sra Valesca; UFPEde Lima Castro, Sr José Flávio2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/653710.5892/ruvrd.v22i1.6537Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 50-622236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537/pdf_115510.5892/ruvrd.v22i1.6537.g10952276Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6537Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
title |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
spellingShingle |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens. |
title_short |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
title_full |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
title_fullStr |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
title_sort |
A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA |
author |
Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE |
author_facet |
Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE de Lima Castro, Sr José Flávio |
author_role |
author |
author2 |
pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE de Lima Castro, Sr José Flávio |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE de Lima Castro, Sr José Flávio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens. |
topic |
Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens. |
description |
Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto; A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537 10.5892/ruvrd.v22i1.6537 |
url |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537 |
identifier_str_mv |
10.5892/ruvrd.v22i1.6537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537/pdf_1155 10.5892/ruvrd.v22i1.6537.g10952276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 50-62 2236-5362 1517-0276 10.5892/ruvrd.v21i2 reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) instacron:UVRV |
instname_str |
Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
instacron_str |
UVRV |
institution |
UVRV |
reponame_str |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
collection |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaunincor@unincor.edu.br |
_version_ |
1797051197482336256 |