A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE, Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE, Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE, de Lima Castro, Sr José Flávio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
Texto Completo: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537
Resumo: Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto;  A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica.
id UVRV-2_77c8df268db6c63cd5e0a773487c129a
oai_identifier_str oai:ojs.teste.unincor.br:article/6537
network_acronym_str UVRV-2
network_name_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository_id_str
spelling A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJAGlobalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens.Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto;  A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica.ABECBarbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPEpinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOPereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPENóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPEPatriota de Souza, Sra Valesca; UFPEde Lima Castro, Sr José Flávio2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/653710.5892/ruvrd.v22i1.6537Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 50-622236-53621517-027610.5892/ruvrd.v21i2reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)instacron:UVRVporhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537/pdf_115510.5892/ruvrd.v22i1.6537.g10952276Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T12:53:11Zoai:ojs.teste.unincor.br:article/6537Revistahttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/indexPRIhttp://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/oairevistaunincor@unincor.edu.br2236-53621517-0276opendoar:2023-12-27T12:53:11Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
title A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
spellingShingle A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE
Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens.
title_short A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
title_full A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
title_fullStr A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
title_full_unstemmed A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
title_sort A ESCOLA E O MUNDO GLOBALIZADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DA EJA
author Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE
author_facet Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE
pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE
Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE
Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE
de Lima Castro, Sr José Flávio
author_role author
author2 pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE
Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE
Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE
de Lima Castro, Sr José Flávio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa de Araújo, Sra Mariane; UFPE
pinto, Sra Maria benegelania; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Pereira de Lima, Sra Élida Karine; UFPE
Nóbrega de Andrade Ramalho, Sra Marclineide; UFPE
Patriota de Souza, Sra Valesca; UFPE
de Lima Castro, Sr José Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens.
topic Globalização. Estudantes. Educação. Professores. Jovens.
description Objetivo: Analisar as concepções de professores da Educação de Jovens e Adultos sobre a influência de um mundo globalizado na escola e sociedade e identificar como esses performam enfrentamentos aos desafios demandados. Metodologia: Pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Social do Discurso de Norman Fairclough. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com cinco professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal no interior de Pernambuco. Os dados foram analisados através da Análise de Discurso Textualmente Orientada. Resultados: A análise dos resultados permitiu a identificação de 3 categorias temáticas: Ser professor da EJA num mundo globalizado: desafios e potencialidades; Ser professor da EJA em tempos de pandemia: o desafio do ensino remoto;  A EJA como ferramenta de transformação social: perspectivas de professores. Considerações finais: Diante das falas dos professores da EJA foi possível identificar as influências que o mundo globalizado requer dos atores da comunidade escolar. Demonstram que os desafios que enfrentam ao exercer a docência na EJA, incluem o menor tempo em sala de aula, além da constante evasão escolar presente na EJA causadas principalmente pelas condições socioeconômicas que assolam os estudantes, em meio a uma modalidade de ensino que é pouco valorizada pelas políticas públicas e esteve constantemente ameaçada em sua permanência. Reiteram a transformação social que a EJA constitui aos atores envolvidos, onde os professores reconhecem a relevância de introduzir estes estudantes ao meio social, mas de forma que expressem suas necessidades e que sejam atores da comunidade, agindo de forma crítica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537
10.5892/ruvrd.v22i1.6537
url http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537
identifier_str_mv 10.5892/ruvrd.v22i1.6537
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/6537/pdf_1155
10.5892/ruvrd.v22i1.6537.g10952276
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista da Universidade Vale do Rio Verde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde; v. 22, n. 1 (2023): Dossie "Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino.-2023"; 50-62
2236-5362
1517-0276
10.5892/ruvrd.v21i2
reponame:Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
instname:Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron:UVRV
instname_str Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
instacron_str UVRV
institution UVRV
reponame_str Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
collection Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Universidade Vale do Rio Verde (Online) - Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR)
repository.mail.fl_str_mv revistaunincor@unincor.edu.br
_version_ 1797051197482336256